W3C

Consórcio World Wide Web (W3C) anuncia escritório no Brasil

Primeiro escritório W3C na América do Sul a promover inovações na Web para um mercado econômico de rápido crescimento

Contato para Americas, Australia --
Janet Daly, <janet@w3.org>, +1.617.253.5884 or +1.617.253.2613

Contato para Europa, Africa e Oriente Médio
Marie-Claire Forgue, <mcf@w3.org>, +33.492.38.75.94 or +33.676.86.33.41

Contato para Asia
Yasuyuki Hirakawa <chibao@w3.org>, +81.466.49.1170


(texto também disponível em Inglês, Francês e Japonês; veja também traduções em outras línguas)

http://www.w3.org/ -- 30 de outubro de 2007 – O Consórcio World Wide Web (W3C) tem a satisfação de anunciar a inauguração do primeiro escritório W3C na América do Sul: o W3C Escritório Brasil, abrigado no NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), em São Paulo, Brasil. W3C deseja aumentar a interação com a comunidade de língua portuguesa com a instalação deste escritório, principalmente porque o status da arte do ambiente tecnológico no Brasil está em perfeita sintonia com as tendências no W3C, tais como mobilidade, aplicações e vídeo para o mundo Web.

Economia crescente e infra-estrutura de TIC sólida
O Brasil se encontra no mesmo patamar que Rússia, Índia e China – países identificado pela sigla BRIC em relatório da Goldman Sachs Banco de Investimento de 2003 – com uma economia emergente em rápido crescimento. De acordo com este relatório, estas economias juntas poderão ultrapassar em 2050 a maioria dos atuais países ricos. Iniciativas no setor privado e esforços de órgãos públicos têm atraído investimentos nacionais e internacionais em novos negócios e infra-estrutura. A diversidade característica do Brasil coloca o país em uma posição de destaque na América do Sul para atração de investimentos estrangeiros. Brasil é o quinto país do planeta em área e possui um mercado predominantemente urbano e promissor.

O Brasil acompanha a onda da mobilidade na Internet e aposta em inovações tecnológicas
Aproximadamente 40 milhões de brasileiros já possuem acesso a Internet. É o maior número de usuários em toda a América Latina. A publicação Telecomunications Industry News em outubro desse ano apontou que o número de aparelhos celulares habilitados já ultrapassam 112 milhões. As empresas brasileiras já estão competindo em um mercado global e apresentam soluções e serviços de “classe mundial” em áreas como Mobile banking, acessibilidade Web, tecnologias open-source, acesso a Internet sem fio, games, soluções de e-gov e TV digital. Particularmente, o desenvolvimento de um modelo brasileiro de TV digital tem propiciado ao Brasil ser um grande laboratório para desenvolvimento e implantação dessa nova tecnologia.
O esforço brasileiro empreendido na garantia de acesso a Internet e à telefonia móvel tem contribuído significativamente para diminuir a exclusão digital vivenciada por uma parcela significativa da população.

O NIC.br agrega experiência regional ao W3C
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet  no Brasil (CGI.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no Brasil. O CGI.br é um comitê multilateral composto de membros do governo, do setor privado, de ONGs e da comunidade acadêmica. Esta composição tem favorecido a atuação inovadora do NIC.br em áreas como governança da Internet, administração e uso da rede mundial.

Sobre os escritórios W3C
O W3C apóia os escritórios regionais com o objetivo de ampliar a sua missão de, junto com as organizações associadas, levar o uso da Web ao seu máximo potencial. Os Escritórios Regionais W3C desenvolvem atividades de promoção na língua local, ampliam a base geográfica de atuação do W3C e estimulam a participação local nas atividades internacionais. W3C tem escritórios na África do Sul, Alemanha e Áustria, Austrália, Brasil, China, Coréia, Grécia, Espanha, Finlândia, Hungria, Índia, Israel, Itália, Marrocos, Países Baixos, Reino Unido e Irlanda e Suécia.

Sobre o Consórcio World Wide Web (W3C)
O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, profissionais de tempo integral e especialistas afins trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões Web. O W3C realiza a sua missão ao criar padrões, normas e diretrizes que garantem o crescimento da Web no longo prazo. São mais de 400 Organizações Associadas ao Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT CSAIL), nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França e pela Keio University, no Japão, além de Escritórios Regionais.

Para mais informações, veja em http://www.w3.org/.

Veja também: NIC.br traz W3C para o Brasil


Válido XHTML 1.0! | Válido CSS!

Webmaster · Última atualização: 30/10/2007 11:00AM