W3C

W3C facilita a entrada de autores no mundo da mobilidade

O validador mobileOK de código aberto garante conteúdo adequado a dispositivos móveis

Contato para Americas, Australia --
Ian Jacobs, <ij@w3.org>, +1.718.260.9447 or +1.617.253.2613

Contato para Europa, África e Oriente Médio
Marie-Claire Forgue, <mcf@w3.org>, +33.492.38.75.94

Contato para Asia
Yasuyuki Hirakawa <chibao@w3.org>, +81.466.49.1170

(também disponível em inglêsfrancês; veja também traduções em outras línguas)

Press Release | Testemunhos | Arquivo de releases para imprensa do W3C


Logo Mobile Ok

http://www.w3.org/ -- 8 de dezembro de 2008 – Hoje, o W3C tornou mais fácil a tarefa de criação de conteúdo desenhados especificamente para tornar mais atraente a mobilidade das pessoas que usa uma grande variedade de dispositivos. O W3C convida a comunidade para testar o validador de mobileOK do W3C, que se baseia nos padrões publicados recentemente – a Recomendação de Testes de mobileOK Básico 1.0.

“O novo validador sobre o conjunto de ferramentas de controle de qualidade oferecido pelo W3C para ajudar autores e desenvolvedores de ferramentas de autoria a criar conteúdos limpos”, comentou Tim Berners-Lee, diretor do W3C. “Conteúdos limpos oferecem grandes benefícios tanto a autores como a usuários. O validador mobileOK faz um excelente trabalho ao ajudar você a melhorar o seu conteúdo passo a passo. Cada vez que você melhora a sua pontuação, sua audiência móvel vai lhe agradecer”.

Como já foi mostrado no Relatório de Implementação, existem vários sítios mobileOK, incluindo o motor de busca do Google e a versão móvel do sítio web da Wikipédia. Em adição a outros portais de conteúdo, jornais e listas telefônicas validados pelo mobileOK, já são conhecidas algumas ferramentas que geram conteúdos mobileOK, como o plugin de mobilidade do Wordpress. O W3C antecipa que o validador facilitará o trabalho dos desenvolvedores de ferramentas de autoria, particularmente por avançar a passos largos na criação de uma comunidade global móvel.

mobileOK facilita a validação

Os testes do mobileOK Básico são baseados nas Melhores Práticas em Web Móvel, que se podem verificar automaticamente por software. A ferramenta utiliza  o conhecido validador do W3C para melhorar a qualidade do conteúdo. Além da pontuação, que informa se o conteúdo atende às especificações para funcionar corretamente em dispositivos móveis, o validador oferece conselhos para atender as necessidades dos usuários em movimento.

O validador, de código aberto, continuará crescendo

O validador mobileOK foi desenvolvido com um projeto de código aberto, dirigido pelo Grupo de Trabalho de Melhores Práticas em Web Móvel (MWBP), o qual inclui líderes da indústria de mobilidade e patrocinadores da Iniciativa Mobile Web (MWI). O W3C gostaria de receber sugestões sobre novas características e melhorias para o validador, que podem ser feitas na respectiva lista de discussão, cujo número de colaboradores vem crescendo. O apoio financeiro do projeto MobiWeb2.0, que é parte do 7º Research Framework Programme (FP7) da União Européia, permitirá ao W3C continuar ativamente com o desenvolvimento do validador até o fim do ano de 2009, pelo menos.

Sobre o Consórcio World Wide Web (W3C)
O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, profissionais de tempo integral e especialistas afins trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões Web. O W3C realiza a sua missão ao criar padrões, normas e diretrizes que garantem o crescimento da Web no longo prazo. São mais de 400 Organizações Associadas ao Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT CSAIL), nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França e pela Keio University, no Japão, além de Escritórios Regionais.

Para mais informações, veja em http://www.w3.org/.

W3C Press Release Archive


Válido XHTML 1.0! | Válido CSS!

Webmaster · Última atualização: 08/12/2008