W3C

W3C debaterá em Seminário o papel das tecnologias móveis na promoção do desenvolvimento social

Os participantes do Seminário discutirão como expandir o poder dos telefones celulares para prestação de serviços eletrônicos

Contato para Americas, Australia --
Ian Jacobs, <ij@w3.org>, +1.718.260.9447 or +1.617.253.2613

Contato para Europa, África e Oriente Médio
Marie-Claire Forgue, <mcf@w3.org>, +33.492.38.75.94

Contato para Asia
Yasuyuki Hirakawa <chibao@w3.org>, +81.466.49.1170

(também disponível em inglês, francês, japonês; veja também traduções em outros idiomas)


Arquivo de releases para imprensa do W3C

http://www.w3.org/ -- 11 de março de 2008 – Como parte de sua missão de garantir que a Web esteja disponível para todos, o W3C está convidando o público para participar do Seminário Internacional W3C "Tecnologias Móveis: seu papel na Promoção do Desenvolvimento Social", em São Paulo, dias 2 e 3 de junho. O objetivo desse Seminário é identificar os desafios de oferecer serviços eletrônicos em telefonia móvel em países em desenvolvimento.

 “Temos testemunhado uma explosão extraordinária no uso do telefone celular nos países em desenvolvimento”, diz Stéphane Boyera, da Iniciativa Mobile Web do W3C. “A população nas comunidades rurais consegue um telefone celular mais facilmente que um computador de mesa. Esse Seminário internacional do W3C investigará o potencial das diversas tecnologias móveis em prover serviços eletrônicos que melhorem a vida da população. Em particular, vamos discutir como as tecnologias Web jogam um papel decisivo na promoção do desenvolvimento social.”

Com esse Seminário aberto ao público, o W3C pretende ser um fórum multidisciplinar onde se reúnem especialistas em mobilidade e em Web, representantes de governos, em especial atuantes em governo eletrônico, e especialistas de organizações não governamentais, para melhor entender as demandas específicas, expectativas e desafios na implementação de serviços para a camada desprivilegiada da população.

Informações sobre como participar desse Seminário estão disponíveis na página Web do evento. O W3C agradece ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br), ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e ao Instituto CONIP por hospedar esse Seminário.

A União Européia apóia financeiramente o Seminário através do Programa Digital World Fórum e seu 7º Research Framework Programme (FP7).

Tecnologias móveis para o desenvolvimento sustentável
As tecnologias da informação como Web e Internet que têm mudado tanto o mundo oferecem uma oportunidade incrível para o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e da população desprivilegiada. Histórias de sucesso nos últimos dois anos, como a dos pescadores na Índia usando Internet, mostram de maneira prática como aumentar a qualidade de vida da população por meio do uso de tecnologias móveis. No entanto, ainda existe uma distância entre o desenvolvimento de serviços como “provas de conceito” e a efetiva disponibilização de serviços críticos em larga escala.

Neste contexto, o recente e enorme crescimento do uso da telefonia móvel no mundo em desenvolvimento oferece uma grande oportunidade. De acordo com dados da GSMA e a UIT (GSMA Report of Oct. 06, 2007 ITU Report), no final de 2007, aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas já usavam telefones celulares e 80% da população mundial está coberta pelas redes GSM. Esses números oferecem as bases para que os telefones celulares possam ser usados como plataforma para saúde, educação, negócios e serviços públicos em ambientes rurais.

Oportunidade de patrocínio
O W3C convida a todos os interessados que desejam apoiar o evento a se tornarem um Patrocinador do Seminário. Oferecemos um Programa de Patrocínio com 3 opções de cotas desenhadas para viabilizar a participação de organizações e especialistas que, sem um suporte financeiro para suas viagens e despesas de hospedagem, não conseguirão participar do Seminário.
Esse público do Seminário faz parte da Iniciativa Mobile Web do W3C, que tem como objetivo identificar e superar os desafios e questões de acesso a Web com mobilidade.

Sobre o Consórcio World Wide Web (W3C)
O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, profissionais de tempo integral e especialistas afins trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões Web. O W3C realiza a sua missão ao criar padrões, normas e diretrizes que garantem o crescimento da Web no longo prazo. São mais de 400 Organizações Associadas ao Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT CSAIL), nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França e pela Keio University, no Japão, além de Escritórios Regionais.

Para mais informações, veja em http://www.w3.org/.

W3C Press Release Archive


Válido XHTML 1.0! | Válido CSS!

Webmaster · Última atualização: 14/03/2008 10:00AM