W3C Digital World Forum

W3C busca parceiros para pesquisar o papel das tecnologias móveis na inclusão digital

Forum multidisciplinar que vai focar os desafios para acesso, educação e sustentabilidade

Contato para Americas, Australia --
Ian Jacobs, <ij@w3.org>, +1.718.260.9447 or +1.617.253.2613

Contato para Europa, África e Oriente Médio
Marie-Claire Forgue, <mcf@w3.org>, +33.492.38.75.94 ou +33 6 76 86 33 41

Contato para Asia
Yasuyuki Hirakawa <chibao@w3.org>, +81.466.49.1170

(também disponível em inglês, francês, japonês; veja também traduções em outros idiomas)

Arquivo de releases para imprensa do W3C

http://www.w3.org/ -- 27 de maio de 2008 – A partir de hoje o W3C convida interessados a participar de um novo grupo que vai explorar o potencial das tecnologias móveis como ferramenta de inclusão digital. O Grupo de Interesse Web Móvel para Desenvolvimento (MW4D) irá estudar questões relacionadas às dificuldades de acesso às tecnologias de informação e comunicação pelas comunidades rurais e populações excluídas. O Grupo de Interesse MW4D é um fórum multidisciplinar para discutir essas questões, o que é aderente à missão do W3C de tornar a Web disponível para todos.

“Diversos estudos destacam o impacto positivo que as tecnologias móveis têm em países em desenvolvimento”, afirma Ken Banks, co-líder do Grupo de Interesse MW4D e fundador do kiwanja.net. “A mobilidade propicia serviços financeiros para a população carente, cria novas oportunidade de emprego e provê acesso a serviços de saúde e a relevantes serviços de informações. O que precisamos agora é resolver questões importantes como a falta de padrões para dispositivos para o usuário final, restrições na rede de acesso, custo do serviço, educação para o uso e a compreensão da real necessidade de informações das comunidades rurais. Para fazer isso, será necessária uma abordagem multidisciplinar, o que é o passo que estamos dando com a criação desse novo grupo.”

Esse passo faz parte de uma crescente série de iniciativas do W3C para o desenvolvimento social. O lançamento do grupo de interesse coincide com a realização do Seminário Internacional W3C Tecnologias Móveis: seu papel no desenvolvimento social, dias 2 e 3 de junho, em São Paulo. O objetivo desse Seminário divulgado em texto para a imprensa recente, é identificar os desafios de prover serviços eletrônicos em dispositivos móveis para a população de países em desenvolvimento.

Tecnologias Móveis prometem levar a Web a um número maior de pessoas
De acordo com o estudo da GSMA e da UIT (GSMA Report 2006, 2007 ITU Report), no fim de 2007, mais de 3 bilhões de pessoas já tinham acesso ao celular e 80% da população do planeta estava coberta por redes GSM. Esses números indicam fortemente que telefones celulares podem ser plataformas para serviços de saúde, educação e de governo eletrônico em comunidades rurais. Entretanto, existem ainda desafios a serem superados no provimento de acesso para essas comunidades e na alavancagem do desenvolvimento de conteúdo e aplicações para as necessidades locais.

O novo Grupo de Interesse MW4D irá estudar esses desafios, identificar as maneiras mais promissoras de superá-los e propor um mapa do caminho do avanço nessas questões. A fim de obter bons resultados, o Grupo de Interesse MW4D necessita de especialistas em diversos campos, e, assim, chama à participação pessoas e organizações que tenham expertises em tecnologias móveis, tecnologias Web, usabilidade, sustentabilidade e empreendedorismo. O W3C gostaria de contar com a participação especialmente de ONGs com especialistas e experiência de campo e acadêmicos de regiões em desenvolvimento a fim de reunir, numa abordagem de baixo para cima, as necessidades e demandas da população alvo.

O W3C lança esse novo grupo sob os auspícios do Programa FP7 da Comunidade Européia (European Union's 7th Research Framework Programme (FP7), que é parte do projeto  Digital World Forum. Esse trabalho é também parte da Iniciativa Web Móvel do W3C que visa identificar e superar os desafios e as questões relativas ao acesso a Web quando em movimento.

Sobre o Consórcio World Wide Web (W3C)
O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, profissionais de tempo integral e especialistas afins trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões Web. O W3C realiza a sua missão ao criar padrões, normas e diretrizes que garantem o crescimento da Web no longo prazo. São mais de 400 Organizações Associadas ao Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT CSAIL), nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França e pela Keio University, no Japão, além de Escritórios Regionais.

Para mais informações, veja em http://www.w3.org/.

W3C Press Release Archive


Válido XHTML 1.0! | Válido CSS!

Webmaster · Última atualização: 27/05/2008