W3C

Web móvel fica mais atraente com padrões W3C

Novo padrão iniciou com o guia de aplicações para web móvel

Contato para Americas, Australia --
Ian Jacobs, <ij@w3.org>, +1.718.260.9447 or +1.617.253.2613

Contato para Europa, África e Oriente Médio
Marie-Claire Forgue, <mcf@w3.org>, +33.492.38.75.94

Contato para Asia
Yasuyuki Hirakawa <chibao@w3.org>, +81.466.49.1170

(também disponível em inglês, francês, japonês; veja também traduções em outros idiomas)

Arquivo de releases para imprensa do W3C

http://www.w3.org/ -- 29 de julho de 2008 – O W3C anunciou hoje os novos padrões que tornarão mais fácil o ato de navegar nos dispositivos móveis, como o celular. As Boas Práticas de Web Móvel 1.0, publicadas como uma Recomendação W3C, condensam as experiências práticas de criação de conteúdo móvel amigável realizadas por importantes desenvolvedores desse segmento.

“Os desenvolvedores de conteúdo para web móvel agora têm diretrizes estáveis e ferramentas maduras que ajudam a tornar o desenvolvimento de web móvel muito mais interessante”, disse Dominigue Hazaël-Massieux, Líder da Atividade Mobile Web do W3C. “Como forma de apóiar a missão do W3C de construir uma web única, nós queremos ajudar a comunidade de desenvolvedores provendo ferramentas que possibilitem ao usuário uma fantástica experiência de usar a web móvel.”

As diretrizes para projeto de web móvel focam os desafios da web para quem está em movimento

10 regras básicas para
fazer a Web móvel

Cartela de Boas Práticas em Web Móvel resume as diretrizes
Quem deseja usar a web enquanto está em movimento encontra diversas barreiras, incluindo a diversidade de hardware e software, limitações dos aparelhos e da largura de banda. A publicação As Boas Práticas de Web Móvel 1.0 ajuda os autores de conteúdo a enfrentar estes desafios e a desenvolver conteúdo que funciona em uma gama muito grande de dispositivos. São conselhos práticos para prover soluções que facilitem a vida do usuário, tais como entrada de dados e rolamento de página em um dispositivo móvel.

Até hoje, os desenvolvedores tiveram que lidar com uma dificuldade extra: a diversidade de linguagens de marcação para dispositivo móvel. Agora, com a publicação feita hoje da Recomendação XHTML Basic 1.1, há uma convergência plena dessas linguagens, incluindo aquelas desenvolvidas pela Open Mobile Alliance (OMA).

Está disponível o validador W3C mobileOK checker (beta), que se usado com o já conhecido W3C validator, verifica o quanto o conteúdo para dispositivo móvel está adequado.

Próximos passos: Diretrizes para Aplicações Web Móvel

De acordo com Juniper Research, “o Mercado global para Mobile Web 2.0 está estimado crescer dos atuais 5,5 bilhões de dólares para 22,4 bilhões em 2013.” Alinhando-se a essa tendência, o Grupo de Trabalho do W3C Mobile Web Best Practices (MWBP) Working Group publicou hoje o primeiro esboço da próxima geração de diretrizes denominado As Boas Práticas de Aplicações Web Móvel. Enquanto que o documento anterior teve foco na navegação tradicional na web, as novas diretrizes priorizam o uso interativo na web de aplicações e widgets. Por exemplo, provedores de conteúdo web poderão usar informações geoprocessáveis para fornecer informações e interfaces mais ricas.

W3C também está trabalhando no desenvolvimento de recursos que ajudem aos desenvolvedores de conteúdo a saber como criar conteúdo que seja ao mesmo tempo amigável do ponto de vista da mobilidade e acessível a portadores de necessidades especiais. Está disponível um esboço das diretrizes para o Relacionamento entre as Boas Práticas de Web Móvel (MWBP) e as Diretrizes de Acessibilidade a Conteúdo Web (WCAG), que foram publicadas em conjunto pelos Grupos de Trabalho The Mobile Web Best Practices e  WAI's Education & Outreach  (EOWG).

Os participantes do Grupo de Trabalho MWBP, incluindo as principais empresas da indústria de mobilidade e os representantes dos patrocinadores da Iniciativa Mobile Web (MWI) declaram seu total apoio ao conjunto de tecnologias para web móvel que foi publicado hoje.

Sobre o Consórcio World Wide Web (W3C)
O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, profissionais de tempo integral e especialistas afins trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões Web. O W3C realiza a sua missão ao criar padrões, normas e diretrizes que garantem o crescimento da Web no longo prazo. São mais de 400 Organizações Associadas ao Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT CSAIL), nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França e pela Keio University, no Japão, além de Escritórios Regionais.

Para mais informações, veja em http://www.w3.org/.

W3C Press Release Archive


Válido XHTML 1.0! | Válido CSS!

Webmaster · Última atualização: 29/07/2008