W3C

Web Semântica

Evoluindo a já clássica e conhecida “Web de documentos”, o W3C ajuda no desenvolvimento de tecnologias que darão suporte à “Web dos dados”, viabilizando pesquisas como num banco de dados. O objetivo final da Web de dados é possibilitar com que computadores façam coisas mais úteis e com que o desenvolvimento de sistemas possa oferecer suporte a interações na rede.

Dados Abertos Header link

A Web de Dados - de datas, títulos, números, propriedades químicas e qualquer outro dado que se possa conceber. O RDF é a base para a publicação e linkagem de dados. Outras tecnologias permitem inserir dados em documentos (RDFa, GRDDL) ou expor o que você tem em um bancos de dados SQL, ou ainda torná-lo disponível no formato RDF.

Ontologias Header link

Vocabulários e Ontologias são importantes ferramentas e valiosos instrumentos para organizar os dados de um domínio. O curso de Introdução a Ontologias aborda os conceitos mais importantes relacionados à tecnologia, incluindo seus aspetos teóricos fundamentais, suas origens e aplicações, buscando desenvolver a compreensão e familiaridade em diversos aspectos avançados de modelagem conceitual, baseada em teorias oriundas de Ontologias de Fundamentação. O curso discute abordagens de mapeamento de modelos conceituais OntoUML para modelos de codificação representados em padrões W3C como OWL e RDF. Com esse uso é possível enriquecer os dados adicionando significados, permitindo que mais pessoas (e mais máquinas) possam reutilizá-los e fazerem mais com os dados.

Web Semântica Header link

O termo “Web Semântica” refere-se à visão do W3C da Web dos Dados Linkados. A Web Semântica dá às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL, SKOS.

WebSemantica < Cursos < W3C Brasil