W3C

FAQ sobre Filiação

Se você tiver outras dúvidas sobre filiação, consulte a página para contato com o W3C.

Quem pode fazer parte do W3C?

A filiação no W3C está aberta a todos os tipos de organização (incluindo entidades comerciais, educacionais e governamentais) e indivíduos. Qualquer entidade que assinar o Contrato de Filiação pode se tornar membro. Os filiados podem ser organizações comerciais ou sem fins lucrativos. A maioria dos filiados investe recursos substanciais em tecnologias de rede. Eles podem estar desenvolvendo produtos para a Internet, usando tecnologias de rede como meio facilitador, conduzindo pesquisas na rede ou definindo especificações com base no trabalho do W3C.

Existe uma lista disponível com os atuais filiados do W3C?

Sim. A lista dos atuais filiados do W3C está disponível no site do W3C.

Subsidiárias de filiados também estão qualificadas para os benefícios da filiação no W3C?

Sim. Os benefícios da participação como filiado estendem-se para as subsidiárias dos filiados. No caso de órgãos e departamentos governamentais ou instituições educacionais, estão incluídas subagências, departamentos, laboratórios etc. Quando uma subsidiária aproveita essa possibilidade, a participação das atividades do W3C precisa ser coordenada pelo representante do membro no Comitê Consultivo do W3C. Os participantes autorizados representarão oficialmente a organização filiada.

Uma subsidiária de um filiado do W3C pode participar do W3C também. Embora uma subsidiária que não seja membro do W3C não possa afirmar publicamente que é filiada ao Consórcio, ela pode indicar publicamente que é subsidiária de um membro do W3C.

Filiados podem designar um funcionário de uma de suas subsidiárias para ser seu representante no Comitê Consultivo do W3C. Esse pode ser o caso quando o filiado deseja que seu nome seja relacionado, mas a subsidiária é o ponto central de toda atividade do W3C.

Posso fazer parte do W3C como indivíduo?

Sim, seguindo o mesmo procedimento disponível para as organizações. O W3C não tem uma categoria de membros sob medida ou com preços específicos para indivíduos. Entretanto, a taxa de filiação é relativamente baixa em comparação ao investimento feito pela organização. Nossos processos foram criados para a participação de organizações e nós não temos a estrutura de apoio para um grande número de filiados individuais. A participação pública no W3C é possível de várias maneiras, além da filiação como indivíduo. Observe-se que indivíduos do setor acadêmico especializados numa determinada área podem solicitar que o presidente do grupo de trabalho os convide a participar do grupo como especialistas convidados..

Uma organização que tem filiados pode também participar do W3C?

Sim. A filiação está aberta a outras organizações que têm filiados (“organizações de filiação”). Nesse caso, os benefícios da filiação no W3C em geral se estendem apenas à equipe e aos executivos dessas organizações. Os benefícios não se estendem aos membros das organizações de filiação.

Qual é a função de um representante no Comitê Consultivo do W3C?

Cada organização-membro do W3C tem um representante no Comitê Consultivo (Rep CC). Essa pessoa precisa saber o suficiente sobre a estrutura da organização filiada para encaminhar análises técnicas detalhadas para a pessoa adequada. É mais importante estar envolvido na estratégia da sua organização do que ter conhecimento técnico detalhado.

O Rep CC recebe as notificações oficiais do W3C. Agindo como intermediário, o Rep CC responde ou encaminha respostas a pedidos de análise, pedidos de participação e pedidos de implementação do W3C, além de outros anúncios do W3C. Os Reps CC comparecem às reuniões semestrais do Comitê Consultivo e se encontram com outros Reps CC. O Rep CC indica participantes nos grupos de trabalho do W3C.

Onde posso encontrar versões anteriores dos Contratos de Filiação?

O histórico dos contratos de filiação do W3C está disponível do site do W3C.

Se a filiação não for para mim, posso fazer uma doação?

Sim. Graças ao Programa de Mantenedores do W3C, indivíduos e organizações podem ajudar a manter as operações do W3C com contribuições financeiras e doações de bens. Agradecemos por seu apoio.

Um projeto de pesquisa com vários parceiros pode participar do W3C?

Sim. A seguir, descreveremos como o W3C aplica seu processo de filiação a projetos e como eles podem fazer parte do Consórcio. O W3C também incentiva os parceiros de um projeto a fazer parte do W3C por sua conta.

A. Condições especiais de filiação

O projeto ideal para esse tipo de filiação é de participação múltipla, financiado pelo governo, por tempo limitado e não-constituído (como projetos financiados pela União Européia). O projeto é considerado uma “Organização Afiliada”, e, portanto, sua participação no W3C será regida pelo parágrafo três da seção 2.1.1 do Documento sobre o Processo. Tendo em vista o caráter especial desses projetos, a necessidade de preservar o valor da filiação no W3C e a necessidade de manter a integridade da Política de Patentes do W3C, esse tipo de filiação está sujeito às seguintes exigências adicionais (Observação: Não existe uma definição precisa de “Projeto”; portanto o W3C reserva-se o direito de examinar todos esses requerimentos):

1. Participação

  1. Segundo a seção 2.1.1 do Documento sobre o Processo, o representante junto ao Comitê Consultivo para o Projeto pode indicar até quatro indivíduos (ou mais, a critério da equipe) para representar o Projeto nos grupos do W3C.
  2. O representante do Projeto junto ao Comitê Consultivo é responsável por garantir que os privilégios de filiados (inclusive o acesso a informações confidenciais para membros) se apliquem somente a indivíduos que participam ativamente do Projeto e sejam revogados quando um indivíduo deixar de participar do Projeto. O representante do Projeto junto ao Comitê Consultivo também é responsável por garantir que os privilégios de filiados não se estendam a outros indivíduos empregados por entidades que participam do Projeto.
  3. Qualquer representante do Projeto que quiser participar do W3C deve revelar relacionamentos empregatícios significativos, de acordo com a Política para Conflitos de Interesse do W3C (seção 3.1.1 do Documento sobre o Processo do W3C). O representante do Projeto junto ao Comitê Consultivo é responsável por garantir essas declarações.
  4. A disposição sobre Membros Associados do Documento sobre o Processo do W3C (caso três, referente a um “contrato de emprego ou contrato de consultoria”) também se aplica (e, portanto, afeta o direito a voto, por exemplo).

2. Política para patentes

  1. Em geral, o representante de um filiado do W3C junto ao Comitê Consultivo faz compromissos referentes a políticas de patentes em nome dos representantes do filiado. No caso de um Projeto, provavelmente o representante do Projeto junto ao Comitê Consultivo não terá a autoridade para cumprir as obrigações de licenciamento para os participantes do Projeto do mesmo modo (embora nada impeça que participantes do Projeto criem contratos específicos, autorizando devidamente o seu representante junto ao Comitê Consultivo).
  2. Todos os indivíduos que representam um Projeto precisam cumprir as obrigações da Política para Patentes do W3C relativas a especialistas convidados. Além disso, os funcionários de indivíduos que participam de um Projeto devem firmar compromissos de licenciamento isentos de royalties quando os funcionários participarem de um grupo de trabalho do W3C. Se uma entidade que participa de um Projeto decidir não firmar o compromisso de licenciamento isento do pagamento de royalties, na prática, o diretor pode exercer sua autoridade de negar a participação do funcionário daquela entidade.

3. Taxa de filiação e vigência

  1. A taxa de filiação a ser paga pelo Projeto é a mais alta cobrada de qualquer entidade participante que não é filiada, se puder fazer parte do W3C por sua conta.
  2. O Parceiro Administrativo do Projeto compromete-se com uma filiação de no mínimo três anos, a menos que a vigência do Projeto (no momento em que ele passa a participar do W3C) seja inferior a três anos. No caso de um Projeto com vigência inferior a três anos, o Parceiro Administrativo compromete-se a continuar afiliado durante o restante do Projeto. Não é possível definir uma fração de um período anual e não existe valor pro rata de taxas anuais. Para todas as perguntas complementares, aplica-se o Contrato de Filiação normal.

B. Como participar

  1. Entre em contato com o W3C antes de preencher seu requerimento, para informar-nos sobre a situação do seu Projeto e suas expectativas para fazer parte do W3C.
  2. Para participar, o Projeto (financiado com recursos públicos ou privados) precisa ter um “Parceiro Administrativo” que seja uma entidade jurídica. O Parceiro Administrativo firmará o Contrato de Filiação no W3C para o Projeto.
  3. No Requerimento de Filiação:
    1. Na primeira seção da Etapa 2, indique o nome do Projeto como o nome que aparecerá na lista de filiados do W3C.
    2. Na caixa de comentários da Etapa 3, indique que esse é um Projeto e acrescente mais informações sobre o Projeto, incluindo o nome do Parceiro Administrativo.

Quando uma organização pertence a outra, qual taxa se aplica?

Se uma organização (chamada “A”) quiser participar do W3C e mais de 50% dessa organização pertence a outra organização (“B”), a taxa de filiação paga por “A” será a maior das duas taxas de filiação aplicáveis (para “A” e “B”). Se “B” pagar a taxa de filiação mais alta, recomenda-se que “B” também faça parte, de modo que todas as suas subsidiárias tenham acesso aos benefícios dos filiados do W3C.