W3C

Grupos de Trabalho W3C Brasil

O W3C desenvolve especificações técnicas e orientações através de um processo projetado para maximizar o consenso sobre as recomendações, garantindo qualidades técnicas e editoriais, além de transparentemente alcançar apoio da comunidade de desenvolvedores, do consórcio e do público em geral.

Parte das atividades do W3C Brasil está em conformar interlocuções técnicas em torno das especificações e padrões, considerando as necessidades e demandas apresentadas pela comunidade brasileira. Essas atividades acontecem em Grupos de Trabalho com participação de representantes dos filiados brasileiros, de organizações parceiras e de especialistas convidados.

  • GT Certificação Profissional Header link

    Os filiados brasileiros ao consórcio WWW, o escritório brasileiro e parceiros iniciaram o GT de Certificação com o objetivo de estudar e levantar hipóteses para implantar processo de certificação profissional em padrões web. A iniciativa, além de analisar limites e possibilidades para esse processo, visa atender demanda dos profissionais do mercado brasileiro que há tempos buscam maneiras de certificar-se nos diversos padrões do W3C.

  • GT Dados Abertos Governo e Sociedade Header link

    Com o objetivo de debater o conceito e o impacto social dos dados abertos governamentais e iniciar articulação em torno dos dados demandados pela sociedade civil, O GT de Dados Abertos busca prover também orientação para as iniciativas governamentais e da sociedade na publicação e uso dos dados abertos governamentais.

  • GT Vocabulários e Ontologias em Web Semântica Header link

    A Web Semântica dá às pessoas e organizações a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível a partir de consensos formulados em vocabulários e ontologias com o uso de tecnologias como RDF, SPARQL, OWL, SKOS. Investigar as novas possibilidades em modelagens semânticas e fomentar a consolidação de metadados e vocabulários, principalmente os de uso governamentais, são objetivos do GT de Ontologias.

  • GT Acessibilidade Web Header link

    Com o objetivo de disseminar os conhecimentos em torno das Diretrizes para Conteúdo Acessível na Web (Web Content Accessibility Guidelines - WCAG) e orientar a autoria de conteúdos acessíveis para pessoas com alguma deficiência, o GT de Acessibilidade realiza atividades em parceria com os filiados brasileiros ao consórcio e com organizações da sociedade civil e acadêmicas com interesse no tema.

WebHome < GT < W3C Brasil