W3C

GT Acessibilidade

O Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Web foi criado para discutir e planejar ações em favor da acessibilidade na web.

Segundo a pesquisa "Dimensões e características da Web brasileira: um estudo do .gov.br" realizada pelo W3C.br/NIC.br, somente 2% das páginas web governamentais são acessíveis. O objetivo deste Grupo de Trabalho é mudar esse cenário atual, fomentando a discussão e efetivas ações para que a web seja realmente para todos.

Ações do Grupo de Trabalho

Tradução autorizada das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0

No dia 26 de outubro de 2014 foi publicada a tradução autorizada pelo W3C das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0. O documento é um pilares da acessibilidade na Web e referência principal para a construção de páginas que não criem barreiras para as pessoas com deficiências.

O documento foi traduzido inicialmente pelo Prof. Everaldo Bechara e foi revisado pelo grupo de especialistas que faz parte do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil, em um esforço de tornar o documento uma referência técnica e de fácil compreensão para o público brasileiro.

Ações do dia 3 de dezembro

Durante a Virada Inclusiva de 2012, o W3C Brasil promoveu uma ação que deu vida a mão do Memorial da América Latina. Os princípios das diretrizes de acessibilidade fizeram a mão se movimentar em uma ação cenográfica grandiosa.

Ainda durante o dia 3 de dezembro, o grupo participou da divulgação e fomento da intervenção nas páginas web para lembrar da importância de tornar o conteúdo da Web acessível.

Cartilha de acessibilidade na Web

O Grupo está trabalhando na produção de uma cartilha sobre acessibilidade na web para orientar cidadãos, gestores e desenvolvedores sobre a importância da acessibilidade na Web. Será um total de 7 fascículos.

O Primeiro fascículo da cartilha foi lançada no dia 03 de dezembro de 2013 durante a cerimônia do 2º prêmio de acessibilidade na Web.

Obtenha a versão em PDF do primeiro fascículo e conheça a versão online em HTML e em ePub.

A versão online está disponível para receber contribuições através do Github, conheça o repositório.

Resultados das reuniões - 2012

GrupoAcessibilidade < GT < W3C Brasil