Novidades

Sobre o W3C

O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual organizações filiadas, uma equipe em tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões para a Web. A missão do W3C é:

Conduzir a World Wide Web para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo.

O W3C desenvolve padrões e diretrizes para a Web

Basicamente, o W3C cumpre sua missão com a criação de padrões e diretrizes para a Web. Desde 1994, o W3C publicou mais de 110 desses padrões, denominados Recomendações do W3C. O W3C também se envolve em educação e divulgação, desenvolve softwares e atua como fórum aberto para discussões sobre a Web. Para que a Web atinja todo o seu potencial, as tecnologias mais fundamentais da Web precisam ser compatíveis entre si e permitir que todos os equipamentos e softwares usados para acessar a Web funcionem juntos. O W3C chama essa meta de "Interoperabilidade da Web". Ao publicar padrões abertos (não-exclusivos) para línguas e protocolos da Web, o W3C procura evitar a fragmentação do mercado e, conseqüentemente, a fragmentação da Web.

Tim Berners-Lee e outros criaram o W3C como um consórcio do setor dedicado a construir consenso em torno das tecnologias da Web. O Sr. Berners-Lee, que criou a World Wide Web em 1989 enquanto trabalhava na Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN), tem servido como Diretor do W3C desde sua fundação, em 1994.

O W3C é um consórcio internacional

Organizações do mundo todo e envolvidas em muitos campos diferentes se reúnem no W3C para participar de um fórum vendor-neutral (ou seja, que não é vinculado a nenhum fabricante) para criar padrões para a Web. Os Filiados do W3C e uma equipe de especialistas técnicos que trabalham em tempo integral levaram o W3C a ser reconhecido em nível internacional por suas contribuições para a Internet. Os Filiados do W3C (amostra de depoimentos), a equipe e os especialistas convidados trabalham juntos para desenvolver tecnologias que garantam que a Web continuará crescendo no futuro, acomodando a diversidade cada vez maior de pessoas, equipamentos e softwares.

As iniciativas globais do W3C também incluem a formação de laços com organizações nacionais, regionais e internacionais do mundo todo. Esses contatos ajudam o W3C a manter uma cultura de participação global no desenvolvimento da World Wide Web. O W3C trabalha em estreito contato principalmente com outras organizações que desenvolvem padrões para a Internet, a fim de possibilitar um progresso claro. O documento Worldwide Participation in the World Wide Web Consortium (Participação mundial no Consórcio World Wide Web) resume as iniciativas do W3C para ampliar seu impacto. Veja nossa página sobre relações internacionais para mais informações.

As operações do W3C são financiadas por uma combinação de contribuições dos filiados, doações para pesquisa e outras fontes de recursos públicos e privados e pelo Programa de apoiadores. As operações do W3C são administradas em conjunto pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa para Informática e Matemática (ERCIM) com sede na França, e pela Universidade de Keio, no Japão. O W3C também possui escritórios em muitas regiões do mundo. Os escritórios do W3C trabalham com suas comunidades regionais, com o propósito de promover tecnologias do W3C em idiomas locais, ampliar a base geográfica do W3C e incentivar a participação internacional em suas atividades.

Conheça mais sobre o W3C Internacional
http://www.w3.org

W3C Escritório Brasil

O W3C Escritório Brasil iniciou suas operações no dia 1 de novembro de 2007, tendo como missão:
  • disseminar a cultura de adoção de padrões para o desenvolvimento pleno da Web a longo prazo
  • organizar atividades na região para promover e demonstrar as ferramentas e padrões desenvolvidos pelo W3C Mundial.
  • traduzir para o Português os textos produzidos pelo W3C que forem de interesse da região
  • criar um fórum amplo de participação dos membros do W3C na região bem como da comunidade interessada em padrões Web
  • propor políticas e procedimentos relativos á regulamentação do uso da Internet; em cumprimento das responsabilidades do NIC.br para o Comitê Gestor da Internet no Brasil
  • recomendar padrões técnicos e procedimentos operacionais para o desenvolvimento da Internet no Brasil, em cumprimento das responsabilidades do NIC.br para o Comitê Gestor da Internet no Brasil

Conheça mais sobre o W3C Brasil
http://www.w3.br

Outras notícias…

Palestraslink de cabeçalho

Eventos Link cabeçalho