Novidades

Conheça os primeiros palestrantes e keynote speaker da Webbr2015

21 de julho de 2015 | http://www.w3c.br/Noticias/ConhecaOsPrimeirosPalestrantesEKeynoteSpeakerDaWebbr2015

Divulgados os nomes dos primeiros palestrantes nacionais e o primeiro keynote speaker internacional da Conferência Web W3C Brasil, que acontece dias 22 e 23 de setembro em São Paulo.

O tema da conferência deste ano é a redescentralização da Web. Para abordar o assunto, Andrei Sambra, Research Associate do W3C, discutirá o tema como keynote speaker da conferência. O pesquisador comentará os atuais esforços de padronização feitos pelo World Wide Web Consortium (W3C), além dos processos de tradução tecnológica do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para construir aplicações e serviços descentralizados.

A conferência vai abordar ainda os principais tópicos e tendências da Web no Brasil e no mundo. Sergio Lopes, da Caellum falará sobre a nova versão do protocolo HTTP, Alexandre Gaigallas sobre o projeto de serviços REST do ponto de vista dos standards, Ciro Nunes, da Questrade, sobre Angular 2 e o futuro do desenvolvimento Front-end, Luis Corte Real, da Tec Sinapse, abordará Progressive Enhancement, Rafael Rinaldi, da Net Shoes, falará sobre Arquitetura CSS, Jaydson Gomes ,do Terra, sobre ECMAScript 6 e Fernando Ike, da Exceda/Akamai, sobre Docker.

A conferência também terá workshops e tutoriais. Já estão confirmados workshops de REST com Leonardo Ruosso ,da Tata Consultancy Services, e Frameworks da moda, com Hanneli Tavante, da Codeminer. Também estão confirmados os tutoriais de WCAG e WAI-ARIA com Talita Pagani, da UFSCar, e SVG com Helder da Rocha, da Argo Navis Informática.

As inscrições estão abertas e o lote promocional a R$ 80,00 vai até o dia 3 de agosto.

Participe! Ajude a redescentralizar a Web na Conferência Web W3C Brasil. Fique atento ao site da conferência. Em breve novos palestrantes serão divulgados.

Estatuto da Pessoa com Deficiência tem artigo elaborado com colaboração do W3C Brasil

07 de julho de 2015 | http://www.w3c.br/Noticias/EstatudoDaPessoaComDeficienciaTemArtigoElaboradoComColaboracaoDoW3cBrasil

Foi sancionado ontem o Estatuto da Pessoa com deficiência, com o objetivo de assegurar e promover os direitos das pessoas com deficiência e garantir acessibilidade no país.

O Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Web do W3C Brasil participou do processo encaminhando contribuições ao texto base, com o objetivo de garantir que a acessibilidade na Web fosse levada em consideração obedecendo as diretrizes internacionais de acessibilidade. A redação final do artigo 63 considera que:

" É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente."

O documento na íntegra pode ser acessado em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

W3C Math ML 3.0 aprovado como padrão internacional ISO/IEC

junho de 2015 | http://www.w3c.br/Noticias/W3cMathml30AprovadoComoPadrao

O Consórcio World Wide Web (W3C) anuncia hoje, junto com o comitê Joint Technical JTC1 da International Organization for Standardization (ISO) e com a Comissão Eletrotécnica Internacional a aprovação do MathML? versão 3.0, 2a edição, como ISO/IEC padrão internacional (ISO/IEC 40314:2015).

A Webbr 2015 já tem data marcada!

09 de abril de 2015 | http://www.w3c.br/Noticias/Webbr2015

A Conferência Web.br 2015, a maior conferência sobre a Web no Brasil, ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro de 2015, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo!

Inaugurado o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web

25 de março de 2015 | http://www.w3c.br/Noticias/InauguradoOCentroDeEstudosSobreTecnologiasWeb

A partir de janeiro de 2015, o W3C Brasil conta com o apoio de um novo centro de estudos, criado pelo CGI.br, para fomentar e disseminar a evolução contínua da Web. O Centro de Estudos sobre Tecnologias na Web - Ceweb.br tem como objetivo promover estudos e experimentação de novas tecnologias e padrões Web, apoiado em pesquisas de diversos centros de ciência e tecnologia em todo o mundo.

As atividades do Ceweb.br são voltadas ao apoio e estímulo à inovação na Web como vetor de desenvolvimento social, participação ativa nos fóruns internacionais de padronização e estudos da Web como interface da nova economia.

O Ceweb.br atuará de forma conjunta e participativa nas atividades do Escritório Brasileiro do W3C, apoiando e contribuindo para o aprimoramento e evolução das tecnologias Web e suas atividades nacionais e internacionais. A inauguração deste Centro de Estudos reforça a importância dada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil à Web e sua função-chave nas camadas tecnológicas da Internet.

O W3C Brasil também atuará em parceria e apoio nos projetos do Ceweb.br, de forma a criar um núcleo de ações e pesquisa em torno da contínua evolução da Web nos princípios do W3C: Web para todos, em todos os lugares, acessível, segura e confiável.

Curso online: Melhores Práticas em Aplicações Mobile Web

14 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/CursoMelhoresPraticasEmMobileWeb

Melhores práticas em Mobile Web Curso Online do W3C: melhores práticas em aplicações de Mobile Web. Aproveite o prazo para inscrições com valores promocionais: até 9 de janeiro de 2012.
Inteiramente baseado nos padrões web, o curso online (em inglês) buscará atender designers, desenvolvedores e produtores de conteúdo oferecendo familiaridade necessária com projetos de aplicações web que necessitam também estarem pronto para Web Mobile. O início do curso está programado para 30 de janeiro de 2012 e tem duração de 8 semanas. Informações detalhadas podem ser acessadas no url http://www.w3devcampus.com/mobile-web-and-application-best-practices-training/.

Brasil vence o "Desarrollando América Latina"

06 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/BrasilVenceOdesarrollandoAmericaLatina

Brasil vence o Desarrollando América Latina A equipe brasileira São Paulo Perl Mongers foi a grande vencedora do primeiro desafio "Desarrollando América Latina", que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro. A disputa simultânea envolveu dezenas de equipes em seis países para desenvolver aplicações utilizando dados abertos durante 30 horas consecutivas.

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

1 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/W3cBrasilPromoveAcaoNoDiaInternacionalDasPessoasComDeficiencia

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Dia 3 de dezembro foi proclamado pela ONU o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para promover não só sensibilização da sociedade, mas para trazer à tona ações, discussões e medidas em relação à acessibilidade. Com o objetivo de promover a acessibilidade na web, o W3C Brasil, em parceria com a Digital Acesso e o ILearn promovem no dia 3 de dezembro no Rio de Janeiro, um Dia de Acessibilidade na Web.
Dia 3 de dezembro
MAM - RJ
Av Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo
Rio de Janeiro - RJ
Inscreva-se em http://culturadigital.org.br/inscreva-se/

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

17 de novembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/W3cBrasilLancaOPremioNacionalDeAcessibilidadeNaWeb

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web O Escritório brasileiro do W3C, por iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou durante a 3ª Conferência Web W3C Brasil, no dia 17 de novembro de 2011, o prêmio Todos @ web Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

Plataforma aberta da Web

8 de novembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/PlataformaAbertaDaWeb

Plataforma aberta da Web Durante os dias 17 e 18 de novembro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, profissionais, pesquisadores e apaixonados pela Web estarão na 3a Conferência Web W3C Brasil para debaterem a plataforma aberta da Web.

O maior repositório de documentos que a humanidade já conseguiu publicar, reunir e dele fazer uso para pesquisa é hoje também um dos maiores e principais ambientes de comunicação da história. Estima-se que 1 bilhão de pessoas estão conectadas à rede de computadores mundial e se comunicando através da Web. Compartilham conhecimentos, comunicam-se entre familiares e amigos, estabelecem transações comerciais, acessam serviços públicos, cidadãos interagem com governos, relações pessoais acontecem entre continentes à distância da janela de um browser. Conectar o próximo 1 bilhão de pessoas é o caminho da evolução da Web, propósito que será atingido mantendo a sua plataforma aberta.

O debate atual da plataforma aberta da Web pauta a necessidade de mantê-la tal como nos primórdios: aberta, universal e em contínuo desenvolvimento. Um sistema descentralizado, onde qualquer pessoa ou organização pode se integrar e estabelecer vínculos, um ambiente não centralizado e não controlado por qualquer organismo em particular. Uma plataforma em que a transparência do código (HTML) e a identificação em rede (URL) sejam relacionadas e transferidas livremente.

Cumprindo extensa programação (http://conferenciaweb.w3c.br/programacao/), diversos palestrantes de todas as regiões brasileiras apresentarão os mais variados temas, desde as útimas novidades no HTML5 e CSS3 até debates sobre usabilidade, acessibilidade, arquitetura da informação e Web semântica. Dentre os detaques, a presença de Philippe Le Hégaret, líder das atividades de tecnologias de interação no W3C, como HTML5, CSS3, SVG, vídeo na Web, internacionalização, fontes na Web, entre outros. Le Hégaret foi o primeiro desenvolvedor do validador de CSS em 1997, coordenador do grupo de trabalho DOM (Document Objet Model) e líder da área de arquitetura no W3C, grupo responsável pelas principais tecnologias de XML e WebServices.

Não deixe de participar e divulgar.

Outras notícias…

Palestraslink de cabeçalho

Eventos Link cabeçalho