Novidades

W3C TPAC 2017 - Resumo dia 3

Veja como foi o terceiro dia do evento organizado pelo W3C que reúne a grande maioria dos grupos de trabalho ativos.
Leia o release completo.

W3C TPAC 2017 - Resumo dia 2

Veja como foi o segundo dia do evento organizado pelo W3C que reúne a grande maioria dos grupos de trabalho ativos.
Leia o release completo.

W3C TPAC 2017 - Resumo dia 1

Começou hoje, dia 06/10, em Burlingame, na Califórnia, o TPAC 2017, evento organizado pelo W3C que reúne a grande maioria dos grupos de trabalho ativos, desde o grupo que define a especificação da linguagem CSS até o grupo que está formalizando os padrões para Web Automotiva.
Leia o release completo.

Conferência Web.br 2017

Conferência W3C Web.br acontecerá em São Paulo, nos dias 24 e 25 de outubro. A Conferência deste ano promoverá discussões que buscam “Transcender a Web”. Não perca!
A realidade virtual na Web, tecnologia em crescente expansão, será discutida na Web.br 2017 sob perspectivas técnicas de processamento de experiências imersivas, além de questões de design de interação e usabilidade. Outros tópicos que farão parte da agenda são: algoritmos, Internet das Coisas na Web (IoTw), publicações digitais, privacidade e dados pessoais, entre outros.
Para mais informações acesse: http://conferenciaweb.w3c.br/

Chamada para Revisão: WebSub é uma Recomendação Proposta pelo W3C

O Grupo de Trabalho Web Social publicou uma Recomendação Proposta de WebSub. Este documento fornece um mecanismo comum para comunicação entre publicadores de qualquer tipo de conteúdo Web e seus assinantes, com base em ganchos[N1] web HTTP. Os pedidos de assinatura são transmitidos por meio de hubs que validam e verificam a solicitação. Os hubs distribuem conteúdo novo e atualizado para os assinantes quando este estiver disponível. WebSub foi anteriormente conhecido como PubSubHubbub. Os comentários são bem-vindos até 03 de novembro de 2017.

HTML 5.1 2ª Edição é uma Recomendação do W3C

O Grupo de Trabalho Plataforma Web publicou uma Recomendação W3C da 2ª Edição da HTML 5.1. Esta especificação define a 2ª edição da 5ª versão principal, a primeira revisão menor da linguagem central da World Wide Web: a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML). Nesta versão, retificou-se um erro significativo da HTML 5.1, como foi observado na seção corrigida por Errata. Enquanto isso, novas ferramentas continuam a ser introduzidas para auxiliar autores de aplicativos Web, novos elementos continuam a ser introduzidos baseados em pesquisa em práticas de autoria prevalecentes[N2] , e continua a ser concedida atenção especial para definir critérios claros de conformidade para agentes de usuários, em um esforço para aperfeiçoar a interoperabilidade no desenvolvimento da HTML 5.2.

O Grupo de Trabalho Comunicações em Tempo Real na Web convida implementações das seguintes Candidatas a Recomendações

- API Dispositivos de Saída de Áudio, que define um conjunto de APIs JavaScript que permitem que um aplicativo da Web gerencie a forma como o áudio é processado nos dispositivos de saída de áudio do usuário.

- Captura de Mídia e Streams (Candidata à Recomendação revisada), que define um conjunto de APIs JavaScript que permitem à mídia local, incluindo áudio e vídeo, ser solicitada a partir de uma plataforma.

W3C convida para a implementação da segunda versão do HTML 5.1

O Grupo de Trabalho "Web Platform" do W3C convida para a implementação do HTML 5.1 - 2ª edição, especificação candidata à recomendação

Leia o release completo.

POSSÍVEIS DIREÇÕES FUTURAS PARA DADOS NA WEB

27 de junho de 2017 Por Phil Archer | Publicado em: Dados , eGov, JSON , Web Semântica , Realidade Virtual , Vida W3C | http://www.w3c.br/Noticias/W3CPublishingSummit2017

Nos meus últimos dias como membro da equipe do W3C * , gostaria de registrar algumas considerações sobre o que vejo como possíveis direções futuras nas áreas em que me envolvi mais intimamente, particularmente desde que assumi o 'Data brief', há 4 anos.

Leia o release completo.

Como participar de um Grupo de Trabalho do W3C: nossa experiência como editores do Data on the Web Best Practice Working Group

Conheça a experiência de como é participar de um grupo de trabalho do W3C

Leia o release completo.

"Como as tecnologias Web estão redefinindo as publicações hoje" será tema do primeiro evento sobre publicações digitais organizado pelo W3C

19 de Junho de 2017 | http://www.w3c.br/Noticias/W3CPublishingSummit2017

Publishing W3c logo O evento inaugural sobre publicações digitais do W3C - W3C Publishing Summit 2017 - mostrará como as editoras de todos os portes estão usando atualmente as tecnologias Web, incluindo formato EPUB, para tornar suas publicações mais efetivas e seus fluxos de trabalho mais eficientes.

Leia o release completo.

Reflexões sobre o GAAD 2017

No dia 17 de maio ocorreu o Global Accessibility Awareness Day (GAAD), uma iniciativa internacional para a conscientização sobre a acessibilidade digital em todo o mundo. Shadi Abou-Zahra, representante do W3C e da Iniciativa de acessibilidade na Web (WAI) fez um post sobre as ações ocorridas nesse dia. No Brasil, o Ceweb.br também relembrou a importância da acessibilidade digital, publicando uma lista com os diversos projetos e iniciativas para ampliar a conscientização sobre o tema.

Leia o release completo.

Primeiro rascunho de trabalho público: propriedades e valores lógicos do CSS

O Grupo de Trabalho CSS publicou o primeiro rascunho de trabalho "CSS Logical Properties and Values Level 1." Este módulo apresenta propriedades lógicas e valores que fornecem ao autor a capacidade de controlar o layout através de mapeamentos de direção e dimensão lógicos, vez de físicos. O módulo define propriedades e valores lógicos para os recursos definidos no CSS21. Estas propriedades são equivalentes relativos ao modo de escrita de suas propriedades físicas correspondentes

O documento completo está disponível somente em inglês: https://www.w3.org/TR/2017/WD-css-logical-1-20170518/

Primeiro rascunho de trabalho: API manipuladora de pagamento

O grupo de trabalho Web Payments publicou um primeiro rascunho de trabalho público de "Payment Handler API". O Grupo de Trabalho já publicou a "API de solicitação de pagamento", que fornece uma maneira padronizada de iniciar pedidos de pagamento de páginas e aplicativos da Web. Os agentes de usuário que implementam essa API solicitam ao usuário que selecione uma maneira de lidar com o pedido de pagamento, após o qual o agente usuário retorna uma resposta de pagamento ao site de origem. A nova API do "Payment Handler" define recursos que permitem que os aplicativos Web atendam aos pedidos de pagamento, ajudando a simplificar os pagamentos na Web.

O documento completo está disponível somente em inglês: https://www.w3.org/TR/2017/WD-payment-handler-20170518/

W3C marca o segundo aniversário do W3Cx com novas ofertas de treinamento para desenvolvedores Web

05 de maio de 2017 | http://www.w3c.br/Noticias/cursow3c

Apenas dois anos depois de lançar seu primeiro curso HTML5 no W3Cx , o World Wide Web Consortium (W3C) anunciou que ultrapassou seus objetivos de inscrição com quase 400.000 estudantes de cada país participante de seus HTML5 e CSS MOOCs Massive Open Online Courses). O W3Cx é o resultado de uma parceria bem sucedida com a edX, a principal plataforma de aprendizagem online sem fins lucrativos do mundo, fundada pela Universidade de Harvard e MIT. Agora o W3Cx oferta novos treinamentos para desenvolvedores Web.

Leia o release completo.

Sir Tim Berners-Lee, criador da Web, recebe o Prêmio Turing Award, o Nobel da Computação

04 de Abril de 2017 | http://www.w3c.br/Noticias/TimBLTuringAward2017

ACM Turing Award logofoto do Tim Berners-Lee No dia 04 de Abril, Sir Tim Berners-Lee, criador da Web e diretor do W3C recebeu o Prêmio Turing Award, considerado o Nobel da Computação. O prêmio é reconhecido como a mais alta distinção na Ciência da Computação. Sir Tim recebeu o prêmio por inventar a World Wide Web, o primeiro navegador web e os protocolos fundamentais que permitiram a Web evoluir para a dimensão que possui hoje.

Leia o release completo.

Novo roteiro para o futuro das publicações está em andamento: W3C e IDPF estão agora oficialmente unificados

14 de fevereiro de 2017 | http://www.w3c.br/Noticias/NovoRoteiroParaFuturoDasPublicacoes

A visão para o alinhamento das tecnologias de Editoração e da Web e a criação de um novo mapa para o futuro da editoração foram oficializadas em fevereiro com o anúncio de que o World Wide Consortium (W3C) e o International Digital Publishing Forum (IDPF) realizaram a fusão de suas organizações. O W3C é uma organização internacional de padrões que desenvolve os pilares de tecnologias Web tais como HTML, CSS, SVG, XML e WCAG. O IDPF desenvolveu o padrão EPUB, utilizado globalmente em e-books acessíveis e em publicações digitais.

Leia o release completo.

Documento com as Boas Práticas para Dados na Web é agora uma recomendação W3C

31 de janeiro de 2017 | http://www.w3c.br/Noticias/DWBPRecomendacaoW3C

O documento com as Boas Práticas para Dados na Web, desenvolvido pelo grupo DWBP, foi publicado como uma recomendação oficial W3C.

Leia o release.

Web Cryptography API é uma recomendação do W3C

27 de janeiro de 2017 | https://www.w3.org/2016/12/open-web-platform.html.en

O Grupo de Trabalho de Web Cryptography publicou uma recomendação do W3C da Web Cryptography API. Esta especificação descreve uma API JavaScript para a execução de operações criptográficas básicas em aplicações Web, como hashing, geração de assinatura e verificação, criptografia e descriptografia. Além disso, descreve uma API para aplicativos para gerar e / ou gerenciar o material de chaveamento necessário para executar essas operações. Os usos para esta API variam de autenticação de usuário ou serviço, assinatura de documento ou código e a confidencialidade e integridade das comunicações.

Leia o documento completo (em inglês).

Os destaques de fim de ano da Open Web Platform

21 de dezembro de 2016 | https://www.w3.org/2016/12/open-web-platform.html.en

O W3C publicou um documento com os destaques de fim de ano da Open Web Platform e mostrando as direções que a Web seguirá nos próximos anos.
Há também a comemoração do aniversário de 20 anos do CSS.

Leia o release completo (em inglês).

O documento Data on the Web Best Practices se tornará uma recomendação do W3C

20 de dezembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DWBPProposedRecommendation

O documento Boas Práticas para Publicação de Dados na Web, em inglês Data on the Web Best Practices (DWBP), será publicado como recomendação e está agora em fase final para aprovação dos membros do W3C.

Leia o release completo.

WAI-ARIA 1.1 é candida a recomendação do W3C

18 de novembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/WAIARIAcandidata

O documento WAI-ARIA 1.1, foi publicado como candidato a recomendação e está agora em fase final de testes de implementação.

Leia o release completo.

Webmention é uma Recomendação Proposta do W3C

18 de novembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/WebmentionProposta

O Grupo de Trabalho sobre a Web Social do W3C está solicitando a revisão da "Webmention", que agora alcançou o status de Recomendação.

Leia o release completo.

W3C os convida para a implementação do Canonical EXI

18 de novembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/W3CCanonicalEXI

O Grupo de Trabalho para o Intercâmbio Eficiente do XML publicou uma Recomendação do W3C quanto ao “Canonical EXI".

Leia o release completo.

W3Cx abre Curso de Introdução ao #CSS

18 de novembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/W3CxCSS

O W3C anunciou o início de seu novo curso W3Cx na plataforma MOOC: "Introdução ao CSS".

Leia o release completo.

Publicada Recomendação do W3C referente ao HTML 5.1C

18 de novembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/HTML51

A especificação define a quinta revisão principal e a primeira revisão secundária do idioma básico da World Wide Web: A Hypertext Markup Language (#HTML).

Leia o release completo.

Implementaçães das notificaçães de Dados Conectados solicitadas pelo W3C

18 de novembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DadosConectadosSolicitado

O grupo de Web Social do W3C está solicitando Implementações para as “Notificações de Dados Conectados” (Linked Data Notifications - LDN), que atualmente possui status de Recomendação Candidata.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Parte 2

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017Parte2

Segunda parte dos destaques do W3C para 2017

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Parte 1

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017Parte1

Primeira parte dos destaques do W3C para 2017

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Web para Todos Internacionalização (i18n)

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017WebParaTodos

Menos de um terço dos atuais usuários da Web tem o inglês como idioma nativo, sendo que esta proporção continuará diminuindo conforme a Web alcance mais e mais comunidades com proficiência limitada em inglês. Se a Web for fazer jus à parte “World Wide” de seu nome, ela deverá apoiar as necessidades dos usuários globais no nível básico conforme eles venham a participar com o progressivo acréscimo de conteúdo em diversos idiomas. As atividades de Internacionalização do W3C buscam atingir esse objetivo de várias formas, inclusive com análises, discussões e consultorias para Grupos de Trabalhos no W3C, coordenação com outras organizações, elaboração de materiais educacionais, coleta de requerimentos de usuários e trabalhos técnicos sobre diversos tópicos.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Web de Dados

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017WebDeDados

Mais e mais aplicações Web proporcionam um meio de acessar dados. De simples visualizações a ferramentas interativas sofisticadas, há uma crescente confiança na acessibilidade de dados que podem ser “grandes” ou “pequenos”, de origem diversa, em diferentes formatos. Estes dados costumam ser publicados sem coordenação prévia com outros editores – muito menos com modelagem precisa ou vocabulários comuns. Essa diversidade é transposta com o fornecimento de formatos, modelos, ferramentas e orientação de troca de dados em forma padronizada, o que facilita a integração e o processamento de dados em escala Web.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Privacidade e Segurança

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017PrivacidadeSeguranca

A linha fundamental da confiança na Web se encontra entre o usuário final e a aplicação Web: as pessoas que visitam um website dependem do HTTPS para terem a confiança de que estão acessando a página ou a aplicação que de fato tenha sido disponibilizada pelo proprietário do site. As funcionalidades da Segurança de Aplicações Web são projetadas para sustentar tal confiança, proporcionando proteção contra ataques de cross-site scripting e de injeção de conteúdo de espionagem indesejada no tráfego da Web.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Desenvolvimento de aplicações

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017Desenvolvimento

Existem avanços para garantir que o HTML seja factualmente parte da Web extensível, para possibilitar o desenvolvimento de propriedades e interação por meio do uso de HTML, CSS e Javascript. Esse post apresenta como estas tecnologias estão sendo construídas para possibilitar mais interação entre a Web e seus usuários.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Web e Entretenimento

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017WebEntrenimento

O Grupo de Interesse de Web e TV atua como um comitê gestor para a atividade de TV e Entretenimento dentro do W3C. Ao longo dos anos, o grupo contribuiu para lançar diversos Grupos Comunitários e Grupos de Trabalho, inclusive O Grupo de Trabalho Extensões de Mídia HTML, o Grupo de Trabalho de Segunda Tela, o Grupo de Trabalho de Controle de TV, e alguns outros grupos comunitários e forças tarefa.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Pagamentos Web

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017PagamentosWeb

O comércio eletrônico vem crescendo na proporção do comércio geral. De acordo com a Forrester, a Web em 2018 representará 11% do total de vendas de varejo, em comparação aos 8% de 2013. No entanto, inúmeros desafios limitam o potencial do comércio eletrônico, tais como prejuízos com fraudes, expectativas dos usuários particularmente com relação ao uso de dispositivos móveis, tecnologia (biométrica, Internet das Coisas, avanços automotivos e adoção de tecnologia NFC), e regulação.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Telecomunicações na Web

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017TelecomunicacoesNaWeb

A agenda do W3C continua apoiando importantes desafios e oportunidades que surgem no setor de telecomunicações. Um primeiro marco importante para o trabalho referente à WebRTC foi alcançado em maio, com a publicação na qualidade de Candidata à Recomendação do getUserMedia, uma das duas principais APIs por trás da tecnologia WebRTC.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Web Automotiva

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017WebAutomotiva

O Grupo de Trabalho sobre Web Automotiva do W3C, fiz uma pausa e observou a arquitetura de sua API e as especificações de dados correspondentes. O Esboço de Trabalho anterior englobava a abordagem da WebIDL, em que era necessário escrever uma extensão do navegador, para tornar acessível a desenvolvedores um objeto nativo para Veículos, sendo que as especificações de dados correspondentes eram uma tentativa de tentar definir um conjunto essencial comum de dados de sinais que a maior parte dos fabricantes pudesse fornecer.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Publicação Digital

24 de outubro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/DestaquesW3C2017PublicacaoDigital

É importante que a comunidade Editorial se engaje no W3C. A comunidade editorial vem sendo cada vez mais impactada pela Web. Os editores precisam entender de que forma as tecnologias Web vem evoluindo. E por sua vez a Web pode se beneficiar de séculos de conhecimento especializado do setor editorial sobre tipografia e layout, aprimorando as principais tecnologias Web não somente em publicações eletrônicas como também em todo o conteúdo Web.

Leia o release completo.

Jeff Jaffe, CEO do W3C, comenta sobre os padrões para pagamentos na Web

08 de outubro de 2016 | https://www.dinheirovivo.pt/buzz/w3c-quer-criar-botao-que-funcione-em-todos-os-sites-nos-pagamentos-online/

Em entrevista para o portal Dinheiro Vivo, de Portugal, Jeff Jaffe comenta sobre os trabalhos do grupo de Web Payments e a padronização para os pagamentos na Web.

Leia a notícia completa (site externo).

Especialistas planejam o futuro técnico da Web no TPAC 2016 em Lisboa

23 de setembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/TPAC2016Lisboa

Logo do TPAC 2016

Mais de 550 especialistas em tecnologias Web se reuniram em Lisboa, Portugal, esta semana, para discutir os desafios e as novas oportunidades para o futuro do roteiro técnico da Web e trabalhos de padronização.

Leia o release completo.

Inscrições para participar do Prêmio de Acessibilidade encerram hoje

13 de setembro de 2016

Logo do Prêmio Todos@Web

A 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web será realizada de um jeito todo especial.

Esse ano o evento acontece com os jogos Paralímpicos Rio 2016, através de uma parceria entre o Ceweb.br, W3C Brasil e a Empresa Municipal Olímpica. 
Os interessados em acompanhar o evento e a premiação devem realizar a inscrição até amanhã às 10h00, através do formulário disponível online.
Para mais informações acesse: http://premio.ceweb.br.

W3C convida para testar recomendação que será padrão mundial da Web

05 de setembro de 2016 | http://w3c.br/Noticias/W3CConvidaParaTestesDWBP

O Working Group do W3C "Data on the Web Best Practices – DWBP", ou em português “Melhores práticas para Dados na Web”, está em fase final para tornar-se oficialmente uma recomendação do World Wide Web Consortium – W3C e convida a todos para testar a recomendação que poderá tonar-se um padrão do W3C.

Leia a nota completa

Inscrições abertas para a Webbr 2016

26 de julho de 2016 | http://conferenciaweb.w3c.br/

A Conferência Web W3C Brasil 2016 já tem data e palestrantes confirmados. O evento acontece nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.



O evento já tem dois keynote speakers confirmados: Bert Bos, o inventor do CSS e Dave Raggett, líder do grupo de Web das Coisas no W3C.

As inscrições para o evento estão abertas. Informações sobre como participar estão disponíveis em http://conferenciaweb.w3c.br/

Acesse o teaser do evento

No dia 27 de julho o W3C Brasil em parceria com a TeachLeap, irá realizar o evento "Tecnologia, Negócios e Cidadania no fomento a inclusão financeira", em São Paulo, SP.

O evento irá contar com especialista de inovação e do mercado financeiro para discutir como a tecnologia está impactando a vida financeira das pessoas através da descentralização, edução e sistemas de pagamentos por meio de novos modelos de negócios e novas tecnologias baseadas em confiança e descentralização.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas: http://www.meetup.com/pt-BR/Fullstack-Developers-Sao-Paulo/events/231334909/

Chamada de atividades Web.br 2016 - "Faça você mesmo!"

15 de junho de 2016 | http://www.w3c.br/Noticias/ChamadaAtividadesDIYWebbr2016

Chamada para submissão de propostas de atividades do tipo palestras relâmpago, performance teatral, música, lançamento de livros, desafios, demo, tutorial, jogos e quaisquer outras atividades inovadoras para a Conferência Web.br 2016, do W3C Brasil.

O W3C Brasil realizará a Conferência Web.br nos dias 13 e 14 de outubro de 2016, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo e irá selecionar atividades que farão parte da programação do evento.

Leia a nota completa

W3C Brasil lança o segundo fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web

06 de junho de 2016 | http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-II.pdf

O W3C Brasil lança hoje o segundo fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web, que aborda temas relacionados aos benefícios, legislação e diretrizes de acessibilidade na Web.

O fascículo aponta os diversos benefícios para as empresas que tem um site acessível, bem como os benefícios que os usuários tem ao navegar por um sistema sem barreiras de acesso. Também são apresentadas as principais leis que abordam a questão da acessibilidade na Web e as principais diretrizes técnicas para tornar a Web mais acessível.

Leia o segundo fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil

Prêmio de Acessibilidade acontecerá no palco dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

01 de junho de 2016 | http://nic.br/noticia/releases/iniciativas-que-tornam-a-web-acessivel-serao-reconhecidas-no-rio-de-janeiro/

Em 2016, a quarta edição do Prêmio de Acessibilidade na Web – o Todos@Web – reconhecerá, no palco dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, iniciativas que tornam a Web mais acessível.

Promovido pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a ação conta este ano com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), e apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil).

A cerimônia de premiação acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro de 2016, no Rio Media Center, o centro de mídia da Prefeitura do Rio, que receberá a imprensa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além da entrega dos prêmios e da apresentação dos melhores projetos, serão promovidos workshops com especialistas e haverá a participação de atletas paralímpicos.

As inscrições estão abertas até o dia 9 de junho. Participe!

Leia a nota completa

Entrevista do Tim Berners-Lee, o criador da Web, para a GloboNews

30 de maio de 2016 | http://www.w3c.br/Noticias/EntrevistaTimBLGloboNews

"O primeiro objetivo da Web é que ela fosse universal, que fosse usada para qualquer tipo de documento, qualquer língua, qualquer gênero de comunicação. Não deveria haver limitação na forma de usá-la; O principio da universalidade era vital."

Trecho retirado da entrevista apresentada no dia 23 de Maio, pelo programa Milênio da Globo News, com o criador da Web, Tim Bernes-Lee.

http://g1.globo.com/globo-news/milenio/videos/t/milenio/v/milenio-o-primeiro-objetivo-da-web-era-que-ela-fosse-universal-diztim-berners-lee/5044712/

O Consórcio World Wide Web (W3C) e International Digital Publishing Forum (IDPF) buscam uma possível fusão

10 de maio de 2016 | http://www.w3c.br/Noticias/Idpf

O Consórcio World Wide Web (W3C) e o International Digital Publishing Forum (IDPF) anunciaram hoje o interesse mútuo em unir esforços de suas respectivas organizações para acelerar o desenvolvimento de tecnologias Web para o mercado editorial no contexto da Plataforma Aberta da Web.

Tim Berners-Lee, inventor da Web e Diretor do W3C e Bill McCoy, diretor executivo do IDPF, revelaram os planos logo após o discurso de abertura de Berners-Lee no IDPF Digicon, na Book Expo America 2016, em Chicago, Illinois, EUA.

Leia a nota completa

Informações sobre o W3C e sobre Extensões de Mídia Criptografada (EME)

22 de março de 2016 | http://www.w3c.br/Noticias/InformacoesSobreOW3cESobreExtensoesDeMidiaCriptografadaeme

Esta nota fornece informações básicas sobre o Consórcio World Wide Web (W3C), esclarece as definições e atividades atuais sobre o trabalho em HTML e Extensões de Mídia Criptografada (EME) no W3C e corrige equívocos sobre "EME colocando DRM em HTML".

Essa nota no seu original em inglês está pública desde domingo, 20 de março, e pode ser atualizada a qualquer momento para adicionar esclarecimentos ou mais informações.

Leia a nota completa

W3C acelera esforços para a construção de uma Web mais segura

17 de fevereiro de 2016 | http://www.w3c.br/Noticias/W3cAceleraEsforcosParaAConstrucaoDeUmaWebMaisSegura

W3C lança projeto de Autenticação na Web com base nas especificações da FIDO Alliance, visando uma alternativa mais segura e flexível às senhas de logins na Web

Fevereiro de 2016 — Ao reconhecer o papel vital da autenticação forte para tornar a navegação na Web segura para todos, o World Wide Web Consortium (W3C) anunciou hoje que lançará um novo esforço de padronização referente à Autenticação na Web, que oferecerá uma alternativa mais segura e flexível aos logins baseados em senhas.

Leia o release completo

Consórcio World Wide Web (W3C) recebe o Prêmio Emmy pelo trabalho com legendas e transcrições para tornar vídeos acessíveis

11 de Janeiro de 2016 | http://www.w3c.br/Noticias/W3CRecebePremioEmmy

Representantes do W3C receberam o Prêmio Emmy, dia 8 de janeiro, durante a Consumer Electronics Show (CES) in Las Vegas.

W3C é reconhecido pelo trabalho com o padrão Timed Text Markup Language.

Leia o release completo

W3C inicia os trabalhos de construção de padrões para pagamentos via Web para agilizar as transações online

21 de outubro de 2015 | http://www.w3c.br/Noticias/GrupoDeTrabalhoSobrePagamentosPelaWebW3C

Consumidores e comerciantes terão à disposição mais opções, segurança e simplicidade nos pagamentos na Web

O Consórcio World Wide Web (W3C) lançou hoje seu primeiro Grupo de Trabalho sobre Pagamentos pela Web (Web Payments Working Group) para ajudar a simplificar as transações online e realizar pagamentos de modo mais fácil e mais seguro na Web.

Leia o release completo

Abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

24 de setembro de 2015 | http://www.w3c.br/Noticias/AbertasAsInscricoesParaOPremioNacionalDeAcessibilidadeNaWeb

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, organizado pelo Ceweb.br, NIC.br e CGI.br em parceria com o W3C Brasil. Se você tem um projeto web acessível, um website ou um sistema que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, ou desenvolveu um aplicativo ou tecnologia assistiva que possibilita que pessoas com deficiência consigam acessar a Web, inscreva seu projeto. O Todos@web é mais do que uma premiação: É o reconhecimento pelo esforço e trabalho de tornar a Web mais acessível para todos. Participe! As inscrições estão abertas!

Maiores informações estão disponíveis no site http://premio.ceweb.br/

Curso online: Melhores Práticas em Aplicações Mobile Web

14 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/CursoMelhoresPraticasEmMobileWeb

Melhores práticas em Mobile Web Curso Online do W3C: melhores práticas em aplicações de Mobile Web. Aproveite o prazo para inscrições com valores promocionais: até 9 de janeiro de 2012.
Inteiramente baseado nos padrões web, o curso online (em inglês) buscará atender designers, desenvolvedores e produtores de conteúdo oferecendo familiaridade necessária com projetos de aplicações web que necessitam também estarem pronto para Web Mobile. O início do curso está programado para 30 de janeiro de 2012 e tem duração de 8 semanas. Informações detalhadas podem ser acessadas no url http://www.w3devcampus.com/mobile-web-and-application-best-practices-training/.

Brasil vence o "Desarrollando América Latina"

06 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/BrasilVenceOdesarrollandoAmericaLatina

Brasil vence o Desarrollando América Latina A equipe brasileira São Paulo Perl Mongers foi a grande vencedora do primeiro desafio "Desarrollando América Latina", que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro. A disputa simultânea envolveu dezenas de equipes em seis países para desenvolver aplicações utilizando dados abertos durante 30 horas consecutivas.

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

1 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/W3cBrasilPromoveAcaoNoDiaInternacionalDasPessoasComDeficiencia

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Dia 3 de dezembro foi proclamado pela ONU o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para promover não só sensibilização da sociedade, mas para trazer à tona ações, discussões e medidas em relação à acessibilidade. Com o objetivo de promover a acessibilidade na web, o W3C Brasil, em parceria com a Digital Acesso e o ILearn promovem no dia 3 de dezembro no Rio de Janeiro, um Dia de Acessibilidade na Web.
Dia 3 de dezembro
MAM - RJ
Av Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo
Rio de Janeiro - RJ
Inscreva-se em http://culturadigital.org.br/inscreva-se/

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

17 de novembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/W3cBrasilLancaOPremioNacionalDeAcessibilidadeNaWeb

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web O Escritório brasileiro do W3C, por iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou durante a 3ª Conferência Web W3C Brasil, no dia 17 de novembro de 2011, o prêmio Todos @ web Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

Plataforma aberta da Web

8 de novembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/PlataformaAbertaDaWeb

Plataforma aberta da Web Durante os dias 17 e 18 de novembro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, profissionais, pesquisadores e apaixonados pela Web estarão na 3a Conferência Web W3C Brasil para debaterem a plataforma aberta da Web.

O maior repositório de documentos que a humanidade já conseguiu publicar, reunir e dele fazer uso para pesquisa é hoje também um dos maiores e principais ambientes de comunicação da história. Estima-se que 1 bilhão de pessoas estão conectadas à rede de computadores mundial e se comunicando através da Web. Compartilham conhecimentos, comunicam-se entre familiares e amigos, estabelecem transações comerciais, acessam serviços públicos, cidadãos interagem com governos, relações pessoais acontecem entre continentes à distância da janela de um browser. Conectar o próximo 1 bilhão de pessoas é o caminho da evolução da Web, propósito que será atingido mantendo a sua plataforma aberta.

O debate atual da plataforma aberta da Web pauta a necessidade de mantê-la tal como nos primórdios: aberta, universal e em contínuo desenvolvimento. Um sistema descentralizado, onde qualquer pessoa ou organização pode se integrar e estabelecer vínculos, um ambiente não centralizado e não controlado por qualquer organismo em particular. Uma plataforma em que a transparência do código (HTML) e a identificação em rede (URL) sejam relacionadas e transferidas livremente.

Cumprindo extensa programação (http://conferenciaweb.w3c.br/programacao/), diversos palestrantes de todas as regiões brasileiras apresentarão os mais variados temas, desde as útimas novidades no HTML5 e CSS3 até debates sobre usabilidade, acessibilidade, arquitetura da informação e Web semântica. Dentre os detaques, a presença de Philippe Le Hégaret, líder das atividades de tecnologias de interação no W3C, como HTML5, CSS3, SVG, vídeo na Web, internacionalização, fontes na Web, entre outros. Le Hégaret foi o primeiro desenvolvedor do validador de CSS em 1997, coordenador do grupo de trabalho DOM (Document Objet Model) e líder da área de arquitetura no W3C, grupo responsável pelas principais tecnologias de XML e WebServices.

Não deixe de participar e divulgar.

Outras notícias…

Palestraslink de cabeçalho

Eventos Link cabeçalho