Novidades

HTML5 é uma Recomendação W3C

28 de outubro de 2014 | http://www.w3c.br/Noticias/Html5EUmaRecomendacaoW3c

O Grupo de Trabalho de HTML publicou hoje o documento HTML5 como Recomendação W3C. Esta especificação define a quinta grande revisão do HTML, que é a peça chave da plataforma da Web aberta.

"Hoje não pensamos que estamos assistindo um vídeo e áudio de forma nativa no navegador, e muito menos acessando um navegador em um telefone", disse Tim Berners-Lee, diretor do W3C. "Nós esperamos ser capazes de compartilhar fotos, fazer compras, ler notícias e procurar informações em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Embora eles permanecem invisíveis para a maioria dos usuários, HTML5 e a Plataforma Aberta da Web está guiando estas crescentes expectativas dos usuários. "

WCAG 2.0 em português é uma tradução autorizada pelo W3C

24 de outubro de 2014 | http://www.w3c.br/Noticias/Wcag20EmPortuguesEUmaTraducaoAutorizadaPeloW3c

Foi publicada hoje, dia 24 de outubro, a primeira tradução autorizada do W3C em português (pt-br), as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web 2.0 http://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br/.

O documento foi traduzido inicialmente pelo Prof. Everaldo Bechara e foi revisado pelo grupo de especialistas que faz parte do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil, em um esforço de tornar o documento uma referência técnica e de fácil compreensão para o público brasileiro.


Prorrogadas as inscrições do Prêmio Todos@Web

30 de setembro de 2014 | http://www.w3c.br/Noticias/ProrrogadasAsInscricoesDoPremioTodosweb

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - todos@web foram prorrogadas. Agora você tem até o dia 6 de outubro para inscrever seu projeto, ação, website ou tecnologia.

O Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.

As inscrições podem ser feitas pelo link http://premio.w3c.br/inscricoes/ .

Maiores informações como prêmiação, categorias e critérios podem ser obtidas no endereço http://premio.w3c.br/regulamento/

Assista ao vivo a Webbr2014

25 de setembro de 2014 | http://www.w3c.br/Noticias/AssistaAoVivoAWebbr2014

Assista ao vivo a sexta edição da Conferência Web W3C Brasil em português (http://conferenciaweb.w3c.br/aovivo/) e inglês (http://conferenciaweb.w3c.br/live/)

W3C na Escola de Governança da Internet no Brasil

20 de agosto de 2014 | http://www.w3c.br/Noticias/W3c-egi2014

w3c-egi O W3C Brasil participou do curso de curta duração da Escola de Governança da Internet no Brasil, com uma atividade interativa com os alunos para mostrar a importância da Web na evolução da Internet.

Curso online: Melhores Práticas em Aplicações Mobile Web

14 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/CursoMelhoresPraticasEmMobileWeb

Melhores práticas em Mobile Web Curso Online do W3C: melhores práticas em aplicações de Mobile Web. Aproveite o prazo para inscrições com valores promocionais: até 9 de janeiro de 2012.
Inteiramente baseado nos padrões web, o curso online (em inglês) buscará atender designers, desenvolvedores e produtores de conteúdo oferecendo familiaridade necessária com projetos de aplicações web que necessitam também estarem pronto para Web Mobile. O início do curso está programado para 30 de janeiro de 2012 e tem duração de 8 semanas. Informações detalhadas podem ser acessadas no url http://www.w3devcampus.com/mobile-web-and-application-best-practices-training/.

Brasil vence o "Desarrollando América Latina"

06 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/BrasilVenceOdesarrollandoAmericaLatina

Brasil vence o Desarrollando América Latina A equipe brasileira São Paulo Perl Mongers foi a grande vencedora do primeiro desafio "Desarrollando América Latina", que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro. A disputa simultânea envolveu dezenas de equipes em seis países para desenvolver aplicações utilizando dados abertos durante 30 horas consecutivas.

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

1 de dezembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/W3cBrasilPromoveAcaoNoDiaInternacionalDasPessoasComDeficiencia

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Dia 3 de dezembro foi proclamado pela ONU o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para promover não só sensibilização da sociedade, mas para trazer à tona ações, discussões e medidas em relação à acessibilidade. Com o objetivo de promover a acessibilidade na web, o W3C Brasil, em parceria com a Digital Acesso e o ILearn promovem no dia 3 de dezembro no Rio de Janeiro, um Dia de Acessibilidade na Web.
Dia 3 de dezembro
MAM - RJ
Av Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo
Rio de Janeiro - RJ
Inscreva-se em http://culturadigital.org.br/inscreva-se/

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

17 de novembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/W3cBrasilLancaOPremioNacionalDeAcessibilidadeNaWeb

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web O Escritório brasileiro do W3C, por iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou durante a 3ª Conferência Web W3C Brasil, no dia 17 de novembro de 2011, o prêmio Todos @ web Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

Plataforma aberta da Web

8 de novembro de 2011 | http://www.w3c.br/Noticias/PlataformaAbertaDaWeb

Plataforma aberta da Web Durante os dias 17 e 18 de novembro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, profissionais, pesquisadores e apaixonados pela Web estarão na 3a Conferência Web W3C Brasil para debaterem a plataforma aberta da Web.

O maior repositório de documentos que a humanidade já conseguiu publicar, reunir e dele fazer uso para pesquisa é hoje também um dos maiores e principais ambientes de comunicação da história. Estima-se que 1 bilhão de pessoas estão conectadas à rede de computadores mundial e se comunicando através da Web. Compartilham conhecimentos, comunicam-se entre familiares e amigos, estabelecem transações comerciais, acessam serviços públicos, cidadãos interagem com governos, relações pessoais acontecem entre continentes à distância da janela de um browser. Conectar o próximo 1 bilhão de pessoas é o caminho da evolução da Web, propósito que será atingido mantendo a sua plataforma aberta.

O debate atual da plataforma aberta da Web pauta a necessidade de mantê-la tal como nos primórdios: aberta, universal e em contínuo desenvolvimento. Um sistema descentralizado, onde qualquer pessoa ou organização pode se integrar e estabelecer vínculos, um ambiente não centralizado e não controlado por qualquer organismo em particular. Uma plataforma em que a transparência do código (HTML) e a identificação em rede (URL) sejam relacionadas e transferidas livremente.

Cumprindo extensa programação (http://conferenciaweb.w3c.br/programacao/), diversos palestrantes de todas as regiões brasileiras apresentarão os mais variados temas, desde as útimas novidades no HTML5 e CSS3 até debates sobre usabilidade, acessibilidade, arquitetura da informação e Web semântica. Dentre os detaques, a presença de Philippe Le Hégaret, líder das atividades de tecnologias de interação no W3C, como HTML5, CSS3, SVG, vídeo na Web, internacionalização, fontes na Web, entre outros. Le Hégaret foi o primeiro desenvolvedor do validador de CSS em 1997, coordenador do grupo de trabalho DOM (Document Objet Model) e líder da área de arquitetura no W3C, grupo responsável pelas principais tecnologias de XML e WebServices.

Não deixe de participar e divulgar.

Outras notícias…

Palestraslink de cabeçalho

Eventos Link cabeçalho