W3C

Padrões

O W3C desenvolve especificações técnicas e orientações através de um processo projetado para maximizar a consenso sobre as recomendações, garantindo qualidades técnicas e editoriais, além de transparentemente alcançar apoio da comunidade de desenvolvedores, do consórcio e do público em geral.

O W3C dispõe de diversos modos de visualização de suas recomendações:

Se você está começando sobre as tecnologias da Web, siga os links abaixo para obter detalhes e aprender mais.

  • Web Design e Aplicações Header link

    Web Design e Aplicações referem-se aos padrões para o desenvolvimento de páginas Web, incluindo HTML5 CSS, SVG, Ajax, e outras tecnologias para Aplicações Web (“WebApps”). Esta seção inclui também insformações sobre como tornar páginas acessíveis para pessoas com deficiências (WCAG), sobre internacionalização, e ainda para dispositivos móveis.

  • Arquitetura Web Header link

    A Arquitetura da Web tem o foco nos princípios e tecnologias fundantes e que sustentam a Web, incluso URI e HTTP.

  • Web Semântica Header link

    Evoluindo a já clássica e conhecida “Web de documentos”, o W3C ajuda no desenvolvimento de tecnologias que darão suporte à “Web dos dados”, viabilizando pesquisas como num banco de dados. O objetivo final da Web de dados é possibilitar com que computadores façam coisas mais úteis e com que o desenvolvimento de sistemas possa oferecer suporte a interações na rede. O termo “Web Semântica” refere-se à visão do W3C da Web dos Dados Linkados. A Web Semântica dá às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL, SKOS.

  • Tecnologia XML Header link

    As Tecnologias XML incluem XML, XQuery, XML Schema, XSLT, XSL-FO, Efficient XML Interchange (EXI), e outros padrões relacionados.

  • Web Services Header link

    Web Services referem-se aos projetos de comunicações na Web entre aplicações e baseiam-se em tecnologias como HTTP, XML, SOAP, WSDL, SPARQL, e outras.

  • Web de Dispositivos Header link

    Um dos focos do W3C é desenhar tecnologias que possibilite o aceeso à Web por todos, de qualquer lugar, a qualquer tempo e usando qualquer dispositivo. Pressupõe portanto o acesso a partir de aparelhos celulares ou outros dispositivos móveis, bem como de outros aparelhos eletrônicos, impressoras, televisões interativas e até de automóveis.

  • Navegadores e Ferramentas de Autoria Header link

    Agentes da Web são pensados para atender aos usuários. Nesta seção você encontrará informações úteis para projetos de navegadores e ferramentas de autoria, bem como robôs para motores de busca, agregadores e motores de inferência.

WebHome < Padroes < W3C Brasil