W3C

Conhecendo o W3C

O Consórcio World Wide Web busca atingir sua missão aglutinando diversas partes interessadas para juntos, num processo eficaz e consensual, desenvolver padrões de alta qualidade e com base nas contribuições dos seus filiados, da equipe de especialistas do W3C, e da comunidade em geral.

O povo do W3C

W3C Team

O W3C é liderado por Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, e por Dr. Jeffrey Jaffe, diretor executivo do W3C. Eles são apoiados por uma equipe de técnicos que ajudam a coordenar o desenvolvimento de tecnologia e gerenciar as operações do Consórcio, auxiliados também pelos escritórios locais, como o W3C Brasil, hospedado pelo CGI.br e NIC.br

Os membros filiados ao W3C e especialistas convidados proveem energia para os grupos de trabalho que desenvolvem os padrões W3C para a Web.

A grande comunidade da Web também desempenha um papel importante ao revisar e opinar sobre as especificações, há muitas maneiras de participar do W3C, mesmo individualmente.

Estrutura Organizacional

O W3C não tem uma típica estrutura organizacional, nem é uma corporação. Há pelo menos duas maneiras de pensar sobre como o W3C é organizado:

  1. em termos administrativos
  2. em termos processuais

Em termos administrativos: W3C é administrado através de um contrato comum entre três "Instituições" que o hospedam (MIT, ERCIM, e Keio University). A equipe do W3C (grande parte trabalha fisicamente em uma dessas instituições) é liderada por um Diretor e CEO. Uma pequena equipe de gestão é responsável pela alocação de recursos e planejamento estratégico. Os Escritórios Regionais, como o W3C Brasil, cumprem importante papel de organização internacional do W3C.

Em termos processuais: o documento sobre o processo do W3C, o Contrato de Filiação, a política de patentes, e alguns outros documentos estabelecem papéis e responsabilidades das partes envolvidas no desenvolvimento dos padrões do W3C. Alguns elementos-chave da organização são:

  • O Comitê Consultivo, composto por um representante de cada membro filiado ao W3C. O Comitê Consultivo tem funções de revisão definidas no processo do W3C, e eleger o Conselho Diretivo e o TAG.
  • o Conselho Diretivo com integrantes eleitos pelo Comitê Consultivo
  • o Grupo Técnico de Arquitetura (TAG) com o objetivo primordial em torno do documento "Princípios de Arquitetura da Web"
  • o Diretor e CEO do W3C, que avaliam o consenso para aa decisões colegiadas do W3C
  • os grupos de trabalho, integrado por representantes dos membros filiados e por especialistas convidados, e que produzem a maior parte dos produtos acordados, de acordo com as etapas do Processo do W3C.

W3C Escritório Brasil

O W3C Escritório Brasil iniciou suas operação no dia 1 de novembro de 2007. Tem como missão:

  • disseminar a cultura de adoção de padrões para o desenvolvimento pleno da Web a longo prazo.
  • organizar atividades na região para promover e demonstrar as ferramentas e padrões desenvolvidos pelo W3C Mundial.
  • traduzir para o Português os textos produzidos pelo W3C que forem de interesse da região.
  • criar um fórum amplo de participação dos membros do W3C na região bem como da comunidade interessada em padrões Web.
  • propor políticas e procedimentos relativos à regulamentação do uso da Internet; em cumprimento das responsabilidades do NIC.br para o Comitê Gestor da Internet no Brasil
  • recomendar padrões técnicos e procedimentos operacionais para o desenvolvimento da Web no Brasil, em cumprimento das responsabilidades do NIC.br para o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Modelo de receita

As fontes de receita do W3C proveem de:

Participação internacional

Organizações localizadas em todo o mundo oriundas de diversos campos ingressam no W3C para participarem de um fórum independente de fornecedores no processo da criação de padrões web. Os membros do W3C, uma equipe de técnicos com dedicação integral alcançam reconhecimento internacional por suas contribuições para a Web. Os esforços globais do W3C incluem:

  • relações com, organizações regionais e internacionais ao redor do globo. Esses contatos ajudam o W3C manter uma cultura de participação global no desenvolvimento da World Wide Web. O W3C também se envolve com outras organizações que desenvolvem padrões para a Web ou Internet, a fim de permitir um progresso claro e coordenado.
  • O Programa de Escritórios, que promove a adoção das recomendações do W3C entre designers, desenvolvedores de aplicação, normas e setters, e incentiva a inclusão de organizações no W3C interessadas no desenvolvimento de futuros padrões.
  • Traduções dos padrões da Web e de outros documentos são promovidas por voluntários da comunidade W3C. O W3C também tem uma política para traduções autorizadas, possibilitando que documentos possam ser utilizados para fins oficias em outros idiomas além do inglês.
  • Palestras ao redor do mundo e no Brasil por pessoas diretamente envolvidas no W3C e no desenvolvimento dos padrões da Web
  • Atividade de Internacionalização do W3C ajuda a garantir que a Web esteja disponível para as todos.

Processo

A grande maioria dos trabalhos no W3C gira em torno da padronização de tecnologias web. Para realizar esse trabalho, o W3C segue processos que promovam o desenvolvimento de padrões de qualidade baseados no consenso da comunidade. Uma introdução ao processo do W3C dá uma noção de como acontece o trabalho em torno dos padrões no W3C. Todos os interessados podem ter voz no desenvolvimento do W3C, incluindo filiados grandes e pequenes, além do público em geral. O processo do W3C busca ser equânime, responsável e alcançar todas os nuances da missão do W3C.

Veja também a política de patentes, licenças e de ordem legal do W3C.

História

Em 1989, Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web (veja o documento com a proposta original).Ele cunhou o termo "World Wide Web", desenvolveu o primeiro servidor Web, "httpd", e o programa primeiro cliente (um navegador e um editor) "WorldWideWeb", em Outubro de 1990. Também escreveu a primeira versão do "HyperText Markup Language (HTML), a linguagem de formatação de documentos com a capacidade de links de hipertexto e que tornou-se o formato básico para publicação na web. Suas especificações iniciais para URIs, HTTP e HTML foram refinadas e discutidas em círculos mais amplos para propagar a tecnologia web.

Algumas das pessoas envolvidas na criação da Web e participantes do evento de décimo aniversário do W3C
Painel W3C10 conta a história recente da Web.

Em outubro de 1994, Tim Berners-Lee fundou o World Wide Web Consortium (W3C) no Laboratório de Ciência da Computação do Massachusetts Institute of Technology [MIT/LCS] em colaboração com o CERN, onde a Web surgiu (veja informações sobre o servidor original do CERN), com apoio da DARPA e da Comissão Europeia. Em Abril de 1995, o INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et Automatique) se tornou o primeiro host do W3C Europeu, seguido da Universidade de Keio no Japão (campus Shonan Fujisawa) na Ásia em 1996. Em 2003, ERCIM (Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática) assumiu o papel de host europeu

ConhecendoW3C < Sobre < W3C Brasil