{"id":1599,"date":"2014-08-20T12:00:00","date_gmt":"2014-08-20T15:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/w3csp-admin.devsys.nic.br\/?p=1599"},"modified":"2022-09-22T23:17:54","modified_gmt":"2022-09-23T02:17:54","slug":"w3c-na-escola-de-governanca-da-internet-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/w3csp-admin.devsys.nic.br\/noticias\/w3c-na-escola-de-governanca-da-internet-no-brasil\/","title":{"rendered":"W3C na Escola de Governan\u00e7a da Internet no Brasil"},"content":{"rendered":"\n

O W3C Brasil participou do curso de curta dura\u00e7\u00e3o da Escola de Governan\u00e7a da Internet no Brasil, com uma atividade interativa com os alunos para mostrar a import\u00e2ncia da Web na evolu\u00e7\u00e3o da Internet.<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

Na ter\u00e7a-feira, dia 12 de agosto, o W3C Brasil ministrou a atividade\u00a0World Wide Web e Internet das Coisas<\/strong>\u00a0no curso da\u00a0Escola de Governan\u00e7a<\/a>\u00a0do Comit\u00ea Gestor da Internet do Brasil. Falou-se sobre a import\u00e2ncia da Web no ecossistema constru\u00eddo pela Internet, come\u00e7ando pela frase que resumiu o encontro, como bem disse na abertura do Workshop o gerente do escrit\u00f3rio brasileiro do W3C, Vagner Diniz,<\/p>\n\n\n\n

“A Internet s\u00e3o os trilhos, a Web \u00e9 a locomotiva. Um n\u00e3o faz sentido sem o outro.”<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Assim, mostrou-se que a Web \u00e9 respons\u00e1vel por puxar o desenvolvimento da Internet justamente porque ela \u00e9 a parte da rede que interage com o ser humano. \u00c9 a parte que depende das pessoas para funcionar, porque permite, atrav\u00e9s do browser, que as pessoas compartilhem na rede os seus anseios, necessidades, vontades e at\u00e9 sentimentos por meio da entrada de dados.<\/p>\n\n\n\n

Come\u00e7amos com a atividade liderada por\u00a0Reinaldo Ferraz<\/a>. A ideia era “desligar a web” e deixar as pessoas procurarem em enciclop\u00e9dias e em mapas alguns endere\u00e7os e informa\u00e7\u00f5es de maneira “offline”. Os participantes tiveram que encontrar informa\u00e7\u00f5es como: a Araponga da Horta; o Gato-A\u00e7\u00fa e o Ud\u00fa de coroa azul sem usar buscadores como Google, Yahoo!,\u00a0DuckduckGo?<\/a>, entre outros. A segunda atividade consistia em localizar ruas, tra\u00e7ar trajetos entre dois pontos da cidade e encontrar endere\u00e7os de hot\u00e9is e restaurantes na cidade. Tudo isso utilizando material anal\u00f3gico, como enciclop\u00e9dias, mapas, guias de ruas, restaurantes e hot\u00e9is. Reinaldo mostrou de forma l\u00fadica a diferen\u00e7a entre Internet e Web e a import\u00e2ncia da Web para o dia a dia do usu\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s compreender, na pr\u00e1tica, a diferen\u00e7a entre Internet e Web, os participantes puderam visualizar o gr\u00e1fico da Linha do Tempo da Web.\u00a0Yasodara C\u00f3rdova<\/a>\u00a0pediu aos alunos para interagirem de maneira a formar um infogr\u00e1fico “offline”, colando bolinhas de cores diferentes no gr\u00e1fico de acordo com a resposta a perguntas espec\u00edficas. Ao perguntar: qual foi o primeiro browser que voc\u00ea usou pra navegar na Web; qual foi a primeira galeria de imagens vista na Web; qual foi a primeira compra feita pela Web; qual foi o primeiro buscador que voc\u00ea utilizou. Com isso, foi poss\u00edvel perceber a rela\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios com os padr\u00f5es desenvolvidos pelo W3C.<\/p>\n\n\n\n

Linha do Tempo antes da din\u00e2micaNa sequ\u00eancia, Yasodara revelou, na linha do tempo, os acontecimentos hist\u00f3ricos da Web: sua cria\u00e7\u00e3o, o primeiro navegador, a cria\u00e7\u00e3o do CSS, RDF, HTML5, outras tecnologias e padr\u00f5es, que incluem atividades importantes do escrit\u00f3rio brasileiro, como sua inaugura\u00e7\u00e3o em 2007, a primeira confer\u00eancia Web W3C Brasil em 2009 e a primeira edi\u00e7\u00e3o do Pr\u00eamio Nacional de Acessibilidade na Web em 2011.O resultado, al\u00e9m de mostrar de forma visual a rela\u00e7\u00e3o entre as a\u00e7\u00f5es que os usu\u00e1rios realizaram utilizando a Web e as datas de lan\u00e7amento das tecnologias pelo cons\u00f3rcio W3C, p\u00f4de tornar claras as rela\u00e7\u00f5es entre o surgimento das tecnologias e o acesso e autonomia que os seres humanos adquiriram, ao longo do tempo, para interagir com conte\u00fados da Internet sem depender de conhecimentos avan\u00e7ados. Fica claro, na linha do tempo, que a Web \u00e9 uma plataforma disruptiva, aberta e de f\u00e1cil aprendizado, da qual a humanidade se apropriou para melhorar as ferramentas de conviv\u00eancia na sociedade tecnol\u00f3gica da atualidade<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Linha do tempo da WebFinalmente, Yaso tamb\u00e9m explicou sobre a Internet e a Web das Coisas de maneira bastante visual. A conex\u00e3o entre os conceitos da Web e da Internet das Coisas \u00e9 bem simples: a Web foi um dos primeiros mecanismos de coleta e distribui\u00e7\u00e3o de dados da hist\u00f3ria da humanidade, seguida pelos dispositivos m\u00f3veis. Com a possibilidade comercial de conectar objetos \u00e0 Internet, a Web desponta como a plataforma para integra\u00e7\u00e3o entre esses objetos porque \u00e9 constru\u00edda sobre padr\u00f5es abertos. Assim Yaso mostrou v\u00eddeos que j\u00e1 tem mais de 20 anos de exist\u00eancia com conceitos de Internet das Coisas, contrapondo \u00e0 v\u00eddeos de aplicativos constru\u00eddos sobre o conceito de Internet\/Web das coisas que s\u00e3o atuais e est\u00e3o sendo comercializados.<\/p>\n\n\n\n

O primeiro v\u00eddeo foi um trecho do filme\u00a0“De Volta para o Futuro”<\/a>\u00a0onde a fam\u00edlia\u00a0McFly?<\/a>\u00a0aparece utilizando v\u00e1rias tecnologias semelhantes \u00e0s que conhecemos hoje em dia. Google Glass e outros produtos citados pelos alunos, embora o uso de desumidificadores ainda n\u00e3o esteja difundido…O segundo v\u00eddeo mostrou um trecho de\u00a0“Minority Report”<\/a>. O filme, que \u00e9 um cl\u00e1ssico obrigat\u00f3rio do cinema de fic\u00e7\u00e3o, mostra carros autom\u00e1ticos, que funcionam em estradas conectadas. Carros que dirigem sozinhos e estradas que conversam com carros. Tudo isso j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel e v\u00e1rios carros com o conceito “driverless” j\u00e1 est\u00e3o em fase de testes. Carros do Google ou o Audi A7 s\u00e3o exemplos dessa tecnologia j\u00e1 sendo aplicada.<\/p>\n\n\n\n

O terceiro v\u00eddeo, um\u00a0mini epis\u00f3dio<\/a>\u00a0de uma anima\u00e7\u00e3o do famoso personagem\u00a0“Dick Tracy<\/a>, mostra a ideia da computa\u00e7\u00e3o vest\u00edvel conectada. Dick Tracy, um detetive criado a em 1931, j\u00e1 portava dispositivos inteligentes, como rel\u00f3gios e outros apetrechos que est\u00e3o sendo comercializados hoje.<\/p>\n\n\n\n

O quarto v\u00eddeo, um trecho de\u00a0“In Time”<\/a>, mostra uma sociedade onde os humanos pagariam pelo tempo de vida, calculado pela quantidade de dinheiro que tivessem. Assim, pobres viveriam menos que ricos. O filme mostra uma realidade que j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel: calcular o seu tempo de vida. A ideia aqui foi mostrar que aplicativos, como o\u00a0Ignite<\/a>\u00a0j\u00e1 s\u00e3o capazes de calcular o tempo de vida que uma pessoa tem baseada em seus h\u00e1bitos de vida. A reflex\u00e3o sobre a guarda e distribui\u00e7\u00e3o dessas informa\u00e7\u00f5es \u00e9 algo que precisa ser levantado.<\/p>\n\n\n\n

O quinto v\u00eddeo, que foi mostrado tamb\u00e9m com o objetivo de levantar debates interessantes, foi um trecho de\u00a0Blade Runner<\/a>, outro cl\u00e1ssico obrigat\u00f3rio do cinema de fic\u00e7\u00e3o cient\u00edfica, onde um humano \u00e9 entrevistado por um replicante que analisa os seus dados vitais para tirar conclus\u00f5es baseadas em c\u00e1lculos de uma m\u00e1quina. Em seguida o W3C mostrou o aplicativo\u00a0PIP<\/a>\u00a0que, combinado com hardware espec\u00edfico, analisa os estados emocionais de humanos para ajudar as pessoas a viver melhor. Esta combina\u00e7\u00e3o de v\u00eddeos tamb\u00e9m visa levantar o debate sobre os dados pessoais, a privacidade e o perigo da desumaniza\u00e7\u00e3o das atividades sociais, assuntos cada vez mais estudados, com a emerg\u00eancia da Web e de novas tecnologias.<\/p>\n\n\n\n

Apresentamos tamb\u00e9m o v\u00eddeo do\u00a0TellSpec<\/a>, uma combina\u00e7\u00e3o entre Internet + aplica\u00e7\u00e3o + hardware, feita para analisar alimentos e oferecer respostas \u00e0 perguntas como: “o que estou prestes a comer \u00e9 saud\u00e1vel?”. Por fim, mostramos o v\u00eddeo de um objeto inteligente que pode ser considerado “Wearable technology”, o\u00a0Vibease<\/a>, procurando mostrar que a tecnologia de coisas conectadas \u00e9 parte das nossas vidas e at\u00e9 mesmo \u00edntima de algumas pessoas.<\/p>\n\n\n\n

A ideia da atividade foi mostrar que a Web \u00e9 uma plataforma para a intera\u00e7\u00e3o entre pessoas e coisas, ou entre pessoas e pessoas atrav\u00e9s de coisas. Como \u00e9 aberta, acess\u00edvel e livre de royalties, a integra\u00e7\u00e3o entre os sistemas conectados \u00e0 Internet pela Web representa, mais uma vez, o futuro.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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