GT Acessibilidade – Rio de Janeiro 04 de abril de 2012 A reunião teve início com as apresentações das propostas de ações de promoção da acessibilidade na web: Ações para o dia 3 de dezembro, publicações sobre acessibilidade e ações de impacto. 1. Ações de impacto * Exemplo no sítio do W3C: sítio “inaceitável” e como ficaria “aceitável”, de acordo com a acessibilidade. Transformar páginas inacessíveis em acessíveis e publica-las em uma página. i. Esse exemplo é ruim ii. Proposta: juntar esforços e melhorá-lo * Expor sítios com problemas de acessibilidade i. Problema: expor grande empresas/governo * Selecionar dois sítios importantes em cada área/tema (ex.: Comunicação) i. Estratégia de acusação? ii. Melhor: mostrar as vantagens em se tornar acessível (ex.: subir no ranking do Google porque aumentou o número de acessos no sítio) iii. Essa estratégia pode ser apresentada de outra forma, dentro de uma ação maior iv. Incomodar faz pensar v. Ideia: gravar o leitor de tela de alguns sítios * Com qual universo estamos trabalhando? i. Todas as pessoas (exemplos: acesso para equipamento móvel; IPAD na rua com sol – um maior contraste melhoraria) * Dificuldade de conhecimento para desenvolvedores web (acessibilidade na internet) i. Ideia: selecionar textos reconhecidos para divulgação * Ideia: cadastro de acesso (fix the web) i. Massa crítica ii. Utilizaria dados de usuários (evita indisposições do W3C com empresas) iii. Combinação de cadastro + instituição law enforcement iv. Discutir com algum órgão público para tornar acessível (ex.: imposto de renda; SME – matrículas pela internet) 2. Publicações sobre acessibilidade * Tutorial/curso (nível 0) para acessibilidade – público: estudantes e desenvolvedores web. Utilização de ilustrações bem humoradas * Elaborar um FAQ, bem feito, para leitores de tela * Financiamento ou prêmio para estímulo aos jornalistas e cineastas, para que elaborem textos jornalísticos ou documentários * Lista de 10 ou 20 erros mais comuns de acessibilidade i. Apresentar erros ii. Descrever o impacto destes erros iii. Como corrigi-los? iv. Impacto da correção dos erros v. Linguagem bem humorada vi. Relacionar a acessibilidade com outras vantagens * Material de apoio amplamente conscientizador i. Documento apelativo e sensibilizador ii. Autoridades públicas e privadas * Utilizar stand-up comedy para divulgar de forma bem humorada as barreiras de acesso e as soluções. i. Cuidado para não ridicularizar os deficientes 3. Ações para 3 de dezembro * Luz diferenciada no Cristo Redentor * Dia internacional da acessibilidade na web * Chamar atores que fizeram papéis de deficientes i. Alinne Moraes ii. Marcos Frota * Convidar pessoas da academia, principalmente os que estão se formando * Sites de campanhas de prefeitos são acessíveis? i. Dar nota ii. Divulgar as notas antes das eleições (outubro) * Criar um produto para ser divulgado nas redes sociais i. Imagem ou vídeo para ser compartilhado * Reportagens que sejam divulgadas no dia * Relatório sobre sites das prefeituras * Indicadores de acessibilidade na web i. Carta para prefeitos (candidatos) * Documentário “Janela da Alma”: o diretor, João Jardim, talvez possa ajudar na produção de algum vídeo * Equipe do documentário “Acessibilidade na web” também poderia ajudar * Utilizar deficientes como parte integrante do grupo i. Os beneficiários não tem conhecimento sobre acessibilidade ii. Capacitação para deficientes – como utilizar leitores de tela? 4. Curso de educação à distância * Público-alvo: i. Desenvolvedores (WCAG pesado) ii. Jornalistas/editores de conteúdo/design (o que precisa saber para adicionar conteúdo) iii. Geração de conscientização (pessoas que estão de fora da questão) iv. Deficientes * Curso em dois módulos: básico e intermediário, que consiga separar desenvolvedores * Trabalhar com os gerentes, mídia, divulgação em massa * À distância não é possível fazer nada aprofundado i. Ideia: fazer módulos * Focar nos estudantes * Já existem bons caminhos na internet sobre acessibilidade; o problema é que as empresas não seguem neste caminho (em geral, as iniciativas são apenas de assessoria/consultoria, não se envolvem na vida da empresa) i. Por isso, o investimento deve ser forte nesta área, para criar bons cursos à distância * Autodescrição da imagem: questão muito técnica para ser discutida neste momento i. Deveriam ser trabalhados cursos com jogos e exemplos * O gestor não realizará um curso; talvez seja melhor realizar eventos * Ideia: inserir uma cadeira de acessibilidade nas universidades (cursos de jornalismo, informática, etc) i. Conversar com os chefes de departamento de cursos de referência ii. Talvez começar com cursos de extensão – desnecessário, pois pode ser mais fácil do que criar uma nova cadeira ou do que adicionar conteúdos em uma cadeira já existente, pode ser apenas a forma como é apresentado o conteúdo já existente na graduação * O foco do curso à distância deve ser no de desenvolvedores da web; os deficientes deveriam ter um curso/treinamento presencial * O moodle é um software livre, que tem uma comunidade; seria legal ter uma articulação com eles para torna-lo acessível * O recurso que seria investido em realizar um curso presencial para desenvolvedores web pode ser investido para o curso à distância * Gerar uma plataforma de ensino à distância e depois disponibilizá-la com código aberto para que as pessoas possam utilizá-lo * Por que não tentar buscar parcerias com as empresas que se propõem a licitações do MEC? * O problema não será a ferramenta; é necessário tutoria * Existem muitas plataformas que não “dão em nada”; o investimento deve ser alto Participantes 1 Alcides Carneiro (Diretoria de Informações da Cidade) 2 Anabela Paiva (IPP) 3 Dr. Prof. Antonio Borges (SERPRO) 4 Claudio M Dallalana (SERPRO) 5 Édson Rufino (Senac Rio) 6 Everaldo Bechara (ILearn) 7 Fernanda Lobato (SLTI) 8 Fernando Cavallieri (IPP) 9 Horácio Soares (Digital Acesso) 10 Juliana Gonçalves (IPP) 11 Lêda Spelta (Digital Acesso) 12 Marco Antônio de Queiroz (MAQ) 13 Paula Serrano – (IPP) 14 Reinaldo Ferraz – (W3C Brasil) 15 Tabi Thuler (Diretoria de Informações da Cidade) 16 Thiago Silva (SLTI ) 17 Vagner Diniz (W3C Brasil)