W3C

Notícias

Reflexões sobre o GAAD 2017

26 de maio de 2017

O Global Accessibility Awareness Day (GAAD) é um evento internacional que foi co-fundado por Jennison Asuncion e Joe Devon em 2011. A iniciativa tem crescido rapidamente desde então, e este ano apresentou mais de 50 eventos anunciados em 18 países, incluindo: muitos na Europa, Índia, Estados Unidos, Brasil, África do Sul, Japão e Austrália. Estas iniciativas variam de blogs, webinars, meet-ups e hackathons a conferências para aumentar a consciência sobre a acessibilidade.

Participantes do painel no evento da SiteImrpove em Maio de 2017

Evento da SiteImprove - Maio de 2017 (via @Siteimprove no twitter)

Um desses eventos foi um festival verdadeiramente fascinante criado pela Siteimprove em Copenhague, Dinamarca. O evento foi aberto por uma fala de Morten Ebbesen o CEO da Siteimprove e ninguém menos do que a própria Jennison Asuncion. Também houve uma performance de Karl Groves e Billy Gregory, igualmente conhecidos como o Viking e o lenhador . Mas o ponto alto do evento foi a palestra de Sir Tim Berners-Lee , o inventor da World Wide Web.

Tim Berners-Lee, texto e intérprete de lingua de sinais na tela depois do evento da SiteImprove

Tim Berners-Lee falando no evento da SiteImprove em Copanhagen - Maio de 2017 (via Sonia Berry no Twitter)

Tim nos lembrou das conquistas na acessibilidade da web, como o aumento da harmonização na internacionalização em torno das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0 do W3C . Ele também destacou o trabalho em andamento, como o WAI-ARIA, WCAG 2.1 e a versão 3.0 das diretrizes de acessibilidade que estão atualmente em exploração. Mais importante ainda, Tim observou a evolução contínua da Web e como ela está convergindo com outras tecnologias, como a publicações digitais, o dispositivos móveis e jogos.

Tim também olhou para frente com foco em novas tecnologias atualmente convergindo para a Web, como a Internet das Coisas (IoT) e a realidade virtual e aumentada. O W3C já está empreendendo esforços na Web of Things (WoT) , e a Iniciativa de Acessibilidade na Web do W3C (WAI) está explorando a acessibilidade em WoT . Contudo, existe o desafio de como tornar acessíveis experiências visuais de realidade virtual e aumentada.

painelistas @sabouzah, @Jennison, e outros no evento da SiteImprove em 17 de Maio de 2017

Painel de discussão com @sabouzah, @Jennison, e outros no evento da @Siteimprove #GAAD(via Michiel Bijl no Twitter )

Nós pegamos este desafio em uma discussão do painel seguindo a fala de Tim. O painel de discussão apresentou:

  • - Jennison Asuncion como moderador
  • - Eu, Shadi Abou-Zahra do W3C
  • - Tim Creagan da US Access Board
  • - Roberto Scano da UNINFO
  • - Raph Rooij, do Ministério do Interior e das Relações do Reino dos Países Baixos
  • - Pergunte a Lovbjerg Abildgaard da Associação Dinamarquesa de Cegos

O sentimento no painel foi na maior parte confiante que, com o modo de pensar correto, os desafios técnicos de fazer tecnologias tais como a realidade virtual e aumentada podem ser superados. Afinal, também as Interfaces Gráficas de Usuário (GUIs) e as telas sensíveis ao toque foram inicialmente consideradas inerentemente inacessíveis. Mas é exatamente essa mentalidade e consciência do problema que é necessário para enfrentar os desafios.

Para mim foi um dia incrivelmente inspirador e motivador. Espero que para muitos outros também, especialmente aqueles novos para o tema da acessibilidade. Juntos, podemos fazer a diferença, já que todos têm um papel na acessibilidade . Como Tim notou certa vez: "O poder da Web está em sua universalidade. O acesso de todos, independentemente da deficiência, é um aspecto essencial. "

Quando os vídeos deste evento GAAD da Siteimprove forem lançados, atualizaremos este link. Saiba mais sobre acessibilidade da Web a partir da Iniciativa de Acessibilidade na Web do W3C (WAI).

O texto original em inglês está disponível em https://www.w3.org/blog/2017/05/reflections-on-gaad-2017/