O presente relatório destaca os trabalhos de consolidação, otimização e aprimoramento do atual cenário, assim como a inovação, incubação e pesquisa para o crescimento e fortalecimento da Web.
Trinta grupos de trabalhos e doze grupos de interesse permitem ao W3C seguir com sua missão de criação de padrões, diretrizes e materiais de suporte para a Web. Para monitorar o vasto trabalho realizado pelo Consórcio, gradualmente, começamos a usar o GitHub, que viabiliza espaços de trabalho homogêneos e um melhor monitoramento e gerenciamento, incluindo contribuições de não participantes em grupos de trabalho e a manutenção de especificações.
Para que o pipeline de inovações possibilite o crescimento da Web para a superação de novos desafios e oportunidades, adições estão sendo feitas recentemente:
Como a Web está em contínua evolução, alguns grupos buscam maneiras para que as especificações também evoluam. As chamadas “recomendações perenes” ou os “padrões de vida” têm o objetivo de rastrear o desenvolvimento (e a manutenção) contínuo de recursos, enquanto são avaliados e recebem garantias de patente. O progresso contínuo em muitas áreas demonstra a vitalidade do W3C e da comunidade Web. Prevemos o amadurecimento e o desenvolvimento de um número incrível de novas tecnologias chegando à Web.
O W3C dispõe de uma variedade de mecanismos para dar voz à comunidade sobre o que pensa a respeito de bons padrões Web para o futuro. Esses mecanismos incluem discussões com os membros e com outras entidades de padronização, as atividades de milhares de participantes em mais de 300 Grupos Comunitários e Oficinas W3C. Existem muitas ideias boas. O time estratégico do W3C tem identificado tópicos promissores e está aberto à participação pública.
A Estratégia Funil (Strategy Funnel) documenta a exploração da equipe W3C de novos trabalhos potenciais que se encontram em diversas fases: Exploração e Investigação, Incubação e Avaliação e, finalmente, a Fundação de um novo grupo de padrões. A visão Funil é um Projeto GitHub, em que novas questões são representadas por "cartas” que transitam pelas colunas, geralmente, da esquerda para a direita. A maioria das cartas começa na Exploração e caminha rumo à Fundação, ou então é excluída do Funil.
A participação pública é bem-vinda em qualquer etapa, mas especialmente após o início da Incubação. Isso ajuda o W3C a identificar trabalhos que estão suficientemente incubados para poderem ser padronizados, revisar o ecossistema em torno do trabalho e manifestar interesse em participar de sua padronização e, depois, redigir um estatuto que reflita um escopo apropriado. O feedback contínuo pode acelerar o processo geral de padronização. Desde o documento de destaques anterior, o W3C fundou vários grupos.
API de Solicitação de Pagamento no Navegador
Os padrões de pagamento do W3C possibilitam uma experiência de checkout simplificada, assim, fornecendo uma utilização consistente pelo usuário por toda a Web com custos iniciais mais baixos de desenvolvimento para comerciantes. Usuários podem armazenar e reutilizar informações e completar transações on-line de forma mais rápida e precisa.
O Grupo de Trabalho de Pagamentos na Web concluiu todas as questões finais sobre o API de Solicitação de Pagamento (versão 1), com vistas à publicação de uma recomendação em maio de 2019.
Em virtude da continuação dos trabalhos de desenvolvimento do API de Gerenciamento de Pagamento e sua implementação (atualmente no Chrome), em 2019, um objetivo é aumentar sua adoção por outros navegadores. A disponibilidade de um método de pagamento é um dos fatores-chave quando comerciantes consideram se devem adotar o API de Solicitação de Pagamento. A capacidade de se alcançar a adoção uniforme de uma nova forma de pagamento como o Comércio Remoto Seguro (Secure Remote Commerce - SRC), também, depende da disponibilidade do API de Gerenciamento de Pagamento nos navegadores ou, então, de alternativas próprias.
Desde outubro de 2018, várias organizações uniram-se ao W3C para trabalhar com pagamentos, incluindo a Wells Fargo.
Todas as especificações para a Publicação Digital, Marcos de Publicação
A Web é uma plataforma editorial universal. A publicação é cada vez mais influenciada pela Web; e esta, pela publicação.
Alguns dos assuntos de especial interesse para o Publishing@W3C incluem tipografia e layout, acessibilidade, usabilidade, portabilidade, distribuição, arquivamento, acesso off-line, impressão sob demanda e o cruzamento confiável de dados. Essa comunidade editorial rica em diversidade e representada pelos grupos consiste de editoras comerciais tradicionais e fabricantes de sistemas de leitura por e-book, bem como editoras de audiolivros, revistas acadêmicas ou materiais educativos e bibliotecários ou desenvolvedores de navegadores.
O Grupo de Trabalho de Publicação, que teve uma reunião presencial agitada no TPAC, em outubro de 2018, encontrou-se com o Grupo de Negócios de Publicação para determinar metas mais específicas para 2019, tais como:
A Oficina W3C sobre Layout e Apresentação de Publicações Digitais (de Mangás a Revistas), ocorrida em setembro de 2018, em Tóquio, fez crescer o interesse na área de “narrativas visuais”, ou seja, Bandes Dessinées, Mangá ou Histórias em Quadrinhos. Um novo Grupo Comunitário de BD HQ Mangá foi fundado, o que pode resultar em mais atividades para o grupo de trabalho no futuro.
O Grupo de Negócios de Publicações, que ajudou a organizar o edital para financiamento do EPUBCheck, gostaria de agradecer ao Consórcio DAISY e a todos os doadores dos lançamentos. O EPUBCheck 4.2.0. fornece total suporte à última especificação para EPUB: o EPUB 3.2.
O EPUB 3.2 é desenvolvido pelo Grupo Comunitário de EPUB 3 e coordenado pelo Grupo de Negócios de Publicações. O trabalho técnico está encerrado; agora, o foco está em realizar os testes, no EPUBCheck, e escrever o documento de negócios incentivando a comunidade a sair do EPUB 2 e a migrar para o EPUB 3.
Todas as especificações para mídia
OGrupo de Interesse de Mídia e Entretenimento serve como comitê gestor para recursos relacionados à mídia que criam experiências imersivas na Web e mantêm oRoteiro para Mídia e Entretenimento, que destaca as tecnologias Web que podem ser utilizadas para construir aplicações e serviços de mídia, assim como lacunas conhecidas que possibilitem mais casos de uso. Os objetivos atuais são:
OGrupo de Trabalho de Texto Temporizado desenvolve e mantém formatos usados para a representação de textos sincronizados com outras mídias temporizadas, como áudio ou vídeo, e trabalha especialmente com TTML, perfis de TTML e WebVTT. Progressos recentes notáveis incluem:
Agora, hardware que viabiliza aplicações de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) estão amplamente disponíveis aos consumidores, oferecendo uma plataforma de computação imersiva que apresenta novas oportunidades e desafios. A habilidade de interagir diretamente com o hardware imersivo é crítica para assegurar que a Web esteja bem-equipada para operar como uma cidadã de primeira classe nesse ambiente.
OGrupo de Trabalho de Web Imersiva, lançado em setembro de 2018, publicou, no início de fevereiro, oPrimeiro Projeto de Trabalho do API de Aparelho WebXR.
A computação imersiva exige comunicação de alta precisão e baixa latência para oferecer uma experiência aceitável. Também, apresenta questões singulares de segurança para uma plataforma como a Web. O API de Aparelho WebXR fornece as interfaces necessárias para que desenvolvedores possam construir aplicações na Web que sejam atraentes, simples e seguras em uma ampla gama de form factors de hardware.
A Web é a Plataforma Aberta para dispositivos móveis. Há muito tempo, provedores de serviços de telecomunicação e equipamentos em rede são atores críticos na implementação de tecnologias Web. Conforme a plataforma Web amadurece, ela traz capacidades cada vez mais ricas para ampliar serviços existentes para novos usuários e aparelhos e propõe serviços novos e inovadores.
Todas as especificações para Comunicações em Tempo Real
A WebRTC tem reconfigurado todo o panorama de comunicações ao fazer de qualquer aparelho conectado um potencial ponto final de comunicação, desse modo, trazendo comunicações de áudio e vídeo a qualquer lugar, em qualquer rede, expandindo em muito a habilidade de os operadores alcançarem seus clientes. AWebRTC serve como pedra angular de muitos serviços de comunicação e colaboração on-line.
OGrupo de Trabalho de WebRTC visa apresentar aWebRTC 1.0 como uma recomendação até o final de 2019 e deu início aos trabalhos para a próxima geração de tecnologias WebRTC.
Todas as especificações para automotivos
Para criar um ecossistema rico de aplicações para veículos e outros aparelhos que têm permissão para se conectarem a veículos, o Grupo de Trabalho de Automotivos W3C está oferecendo uma especificação para serviços a fim de que exibam todos os sinais comuns de veículos (temperatura do motor, nível/carga do combustível, amplitude, calibragem dos pneus, velocidade, etc.)
AEspecificação para Serviços de Informação de Veículos (VISS), que é uma Recomendação Candidata, vem sendo cada vez mais implementada pela indústria. Ela fornece um método de acesso a um modelo de dados comum para todos os sinais de veículos – o que hoje inclui aproximadamente mil elementos de dados diferentes – e irá crescer para acomodar avanços no setor automotivo como tecnologias autônomas e de assistência ao motorista, assim como a eletrificação.
OGrupo de Negócios de Automotivos e Plataforma Web opera como uma incubadora para trabalhos prospectivos sobre padrões e está focado no Big Data automotivo. O acesso à riqueza de informações expostas pelos padrões de sinais automotivos da W3C é de interesse para reguladores, planejadores urbanos, seguradoras, fabricantes de automóveis, gerentes e donos de frotas, fornecedores de serviços e outros. Além dos componentes necessários para a amostragem de dados e computação de borda, esse trabalho também inclui a obtenção de consentimento de usuários e donos, métodos de coleta de informação e manejo dos dados. O trabalho tem progredido na superação de desafios relativos a dados de offboarding, o que promove um sólido mercado de dados automotivos. Existe uma discussão em fase inicial no W3C sobre a formação de um grupo de trabalho de dados de transporte que abordaria a padronização de soluções de transporte de dados baseados na nuvem, incluindo os dados provenientes apenas de carros, entre outros.
Todas as especificações para a Web das Coisas
O trabalho do W3C com aWeb das Coisas é projetado para aproximar stacks de tecnologia díspares, assim, permitindo que aparelhos funcionem juntos e ganhem escala, viabilizando o potencial da Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) ao eliminar a fragmentação e promover a interoperabilidade.
Primeiro, fornece mecanismos, por meio do JSON-LD, para descrever formalmente interfaces de IoT que permitem aos aparelhos e serviços de IoT comunicarem-se uns com os outros. Segundo, esse trabalho oferece uma maneira padronizada de definir e programar o comportamento da IoT. O W3C tem concentrado esforços em criar padrões para a interface entre aplicações e plataformas de aplicações, assim como padrões necessários para viabilizar mercados abertos na escala da Web. Em contraste, o OCF, oneM2M, Bluetooth e OPC estão focados nos padrões para plataformas específicas de IoT.
OGrupo de Trabalho de Web das Coisas está terminando o primeiro padrão para Descrições de Coisas, com o apoio doGrupo de Interesse de Web das Coisas. AOficina do W3C para promover a Web das Coisas ocorrerá no início de junho.
Todas as especificações do Grupo de Trabalho de Plataforma Web
OGrupo de Trabalho de Plataforma Web continua a desenvolver a linguagem HTML e oferece especificações que permitem melhorar o desenvolvimento de aplicações na Web do lado do cliente. Progressos recentes incluem:
O W3C e o WHATWG têm explorado mecanismos efetivos de parceria entre HTML e DOM. Na primeiraextensão do
Grupo de Trabalho de Plataforma Web, percebemos que, enquanto o WHATWG e o W3C continuassem as negociações para oferecer uma especificação oficial única para o HTML e DOM,
nenhum trabalho conjunto com o WHATWG avançaria no percurso de Recomendações da W3C. Acreditamos que, de forma geral, a existência de duas especificações distintas para HTML e DOM,
com a intenção de serem normativas, seja prejudicial à comunidade.
O grupo está preparando uma proposta para se refundar, adicionando produtos novos incubados
noGrupo Comunitário de Incubadora Web (WICG).
Todas as especificações para CSS
O CSS é uma parte crítica da Plataforma Web Aberta. O Grupo de Trabalho de CSS agrupa exigências de dois grandes grupos de usuários de CSS: a indústria editorial e os desenvolvedores de aplicações. No W3C, esses grupos são exemplificados pelos grupos de Publicações e o Grupo de Trabalho de Plataforma Web. O primeiro grupo apresenta demandas como um melhor suporte a paginação e gerenciamento avançado de fontes; o segundo precisa de rolagens e animações inteligentes (e rápidas!).
O que conhecemos comoCSS é de fato uma coleção de quase 100 especificações chamadas de “módulos”. O estado atual do CSS é definido por um retrato, atualizado uma vez por ano. O grupo publicou19 documentos desde outubro de 2018 (Projetos de Trabalho, Recomendações Candidatas).
O W3Crelançou o Grupo de Trabalho de Fontes Web em dezembro de 2018. Sua missão continua sendo a de desenvolver especificações que permitam a implementação interoperável de fontes para download na Web, com foco no Enriquecimento Progressivo de Fontes, assim como na manutenção das Recomendações WOFF.
Trabalhos em andamento incluem:
O grupo irá produzir um relatório resumindo os pontos fortes e fracos de cada protótipo de solução ao longo dos meses seguintes.
Todas as especificações para SVG
O SVG é uma parte importante e amplamente usada da Plataforma Web Aberta. OGrupo de Trabalho de SVG, recentemente, refundado até 2021, preocupa-se em alinhar a especificação para SVG 2.0 com implementações em navegadores e dividiu a especificação no 2.0 atualmente implementado e o futuro 2.1.
OGrupo de Trabalho de Áudio Web está encerrando o trabalho sobreo API de Áudio Web, com expectativa de publicação como Recomendação até meados de 2019. A especificação permite sintetizar áudios no navegador. Operações de áudio realizam-se com nós de áudio, que são conectados para formar um gráfico de roteamento de áudio modular. Múltiplas fontes – com diferentes tipos de layout de canal – são suportadas. O desenho modular fornece flexibilidade para criar funções de áudio complexas com efeitos dinâmicos.
A primeira versão do API de Áudio Web está implementada em todos os navegadores modernos. Já se iniciaram os trabalhos para a próxima versão, e os novos recursos estão sendo incubados noGrupo Comunitário de Áudio.
Todas as especificações para Desempenho da Web
A missão doGrupo de Trabalho de Desempenho da Web é oferecer métodos para observar e melhorar aspectos do desempenho de aplicações de recursos de agentes do usuários e de APIs. O grupo publicou várias atualizações de suas especificações desde outubro 2018. Notavelmente, o User Timing Nível 2 tornou-se uma Recomendação W3C no final de fevereiro. A especificação, que substitui a última versão do User Timing, define uma interface para ajudar desenvolvedores da Web a medirem o desempenho de suas aplicações, dando-lhes acesso a selos temporais de alta precisão.
WebAssembly
Todas as especificações para o WebAssembly
O WebAssembly melhora o desempenho e o poder da Web ao servir de máquina virtual e ambiente de execução que faz com que páginas carregadas possam executar códigos nativos (compilados). Está implantado no Firefox, Edge, Safari e Chrome.
O WebAssembly permite desempenho quase nativo, tempo de carregamento otimizado e, talvez, mais importante ainda, uma meta de compilação para bases de código existentes. Apesar de ter um número pequeno de tipos nativos, muito do aumento do desempenho relativo ao Javascript é resultado de seu uso consistente de tipagem. O WebAssembly potencializa décadas de otimização para linguagens compiladas e otimiza o código bit em termos de compacidade e streaming (a página Web começa a executar ao mesmo tempo que o restante do código é baixado). O acesso de rede e API ocorre por meio de bibliotecas de Javascript correspondentes - o modelo de segurança é idêntico ao do Javascript.
A coleta de requisitos e desenvolvimento da linguagem ocorrem noGrupo Comunitário, enquanto oGrupo de Trabalho gerencia o desenvolvimento de testes, avaliações da comunidade e a progressão de especificações no Percurso de Recomendações.
Testes
O teste de navegadores é essencial para o crescimento da Web, pois:
Testes de Navegador e Ferramentas
OGrupo de Trabalho de Testes e Ferramentas de Navegador foi prorrogado, em dezembro de 2018, para manter e reforçar o desenvolvimento de uma versão atualizada da especificaçãoWebDriver - uma Recomendação W3C desde junho de 2018. O WebDriver age como interface de controle remoto que permite a introspecção e o controle de agentes de usuários, fornece uma plataforma - e protocolo de comunicação para qualquer plataforma e linguagem, para que programas out-of-process instruam remotamente o comportamento da Web, imitando as ações de uma pessoa real usando o navegador.
O WebDriver está sendo amplamente usado, todos os dias, por desenvolvedores, em todo o mundo, para assegurar que suas aplicações Web funcionem em múltiplos navegadores. Também é usado para testes de cross-browser por fornecedores de navegadores, como parte dos esforços para testar plataformas Web com o intuito de identificar e eliminar incompatibilidades de navegadores antes do lançamento. Leia mais nopost do Blog W3C.
Testes do WebPlatform
Desde 2014, o W3C começou a trabalhar em um esforço coordenado de código aberto para construir uma suíte de testes de cross-browser para a Plataforma Web:Testes WebPlatform, que o W3C, o WHATWG, e todos os principais navegadores adotaram.
Em outubro de 2018, introduzimos umaestrutura de governança para o WPT, consistindo de umaequipe central responsável por definir a direção geral do projeto e pelas decisões finais. Atualmente, Mike Smith, do W3C Japão, é o representante do W3C na equipe central do WPT.
Web de Dados
Todas as especificações para Dados
Dados são cada vez mais importantes para todas as organizações, especialmente, com o crescimento da IoT e Big Data. O W3C possui uma ampla suíte de padrões relativos a dados que foram desenvolvidos ao longo de duas décadas de experiência. Esses incluem padrões centrais para RDF, a Web Semântica e Dados Conectados.
Recentemente, oGrupo de Trabalho JSON-LD começou a trabalhar na atualização do JSON-LD, que cobre uma seriação do RDF baseada em JSON. Isso está ajudando o trabalho do W3C relativo à Web das Coisas, cujo objetivo é descrever objetos com propriedades, ações e eventos, independentemente dos protocolos subjacentes.
Em março, foi realizada aOficina W3C de Dados de Gráficos sobre oportunidades de padronização que estão emergindo para a digitalização da indústria. Isso inclui, por exemplo, linguagens de busca para base de dados de gráficos e melhorias para manejar anotações de link (gráficos de propriedades), diferentes formas de raciocínio que são adequados para conhecimentos incompletos, incertos e inconsistentes, suporte de gráficos de conhecimento de empresas, IA e Aprendizado de Máquina, abordagens para transformar os dados entre diferentes vocabulários com semânticas sobrepostas, gráficos de dados conectados sinalizados e trabalhos para melhorar o papel do W3C relativo à hospedagem de vocabulários e ontologias de trabalho.
Uma oficina de seguimento está nas fases iniciais de consideração sobre dados de séries históricas, dados espaciais e dados de streaming.
O W3C hospeda muitos Grupos Comunitários que trabalham com padrões de dados, incluindo ordf-dev CG e on3-dev CG. O primeiro grupo está fornecendo suporte para ainiciativa Easier RDF, que busca facilitar o RDF, ou algum sucessor ao RDF ao ponto de desenvolvedores médios (33% intermediários), que são novos ao RDF, serem bem-sucedidos de forma consistente. As soluções sob consideração incluem qualquer elemento no ecossistema RDF: padrões, ferramentas, orientações, etc. Todas as opções são válidas.
A Web para Todos
Segurança, Privacidade, Identidade
Todas as especificações para Segurança,todas as especificações para Privacidade
Um padrão para uma autenticação mais simples e mais forte na Web
A publicação doWebAuthn como uma Recomendação W3C é um marco rumo à eliminação de senhas fraudáveis.
O padrão aberto Web API oferece tecnologia de autenticação nativa embutida em plataformas nativas, navegadores, sistemas operacionais (incluindo móveis) e hardware, protegendo contra o hacking, roubo de credenciais e ataques de phishing, com o objetivo de encerrar a era de senhas como um construto de segurança. Leia mais nocomunicado de imprensa de março.
Privacidade
Existem aspectos de segurança e privacidade para cada especificação. é essencial que uma avaliação inicial seja conduzida. Em conjunto com o TAG, oGrupo de Interesse de Privacidade atualizou oQuestionário de Autoavaliação: Segurança e Privacidade.
Outros trabalhos recentes do grupo incluem a documentação de impressão digital do navegador e o modo de navegação privada.
Segurança de Aplicações Web
OGrupo de Trabalho de Aplicações Web está tornando-se uma Recomendação Proposta para Conteúdos Mistos, Contextos Seguros, e Upgrade de Solicitações Inseguras. Recentemente, o GT adotouo API de Política de Recursos com o objetivo de permitir aos desenvolvedores que habilitem, desabilitem ou modifiquem seletivamente o comportamento de alguns recursos do navegador e APIs dentro de sua aplicação.
Internacionalização (i18n)
Todas as especificações sobre internacionalização,artigos educativos sobre a internacionalização,checklist de especificações para desenvolvedores
Somente um quarto dos usuários da Web, atualmente, usa o inglês on-line, e essa proporção está reduzindo-se à medida que a Web alcança cada vez mais comunidades. Para fazer jus ao “World Wide” de seu nome e para que a Web realmente funcione para as partes interessadas em todo o mundo, que interagem com conteúdos em vários idiomas, é preciso que haja uma colaboração de especialistas em linguagem, designers de websites, desenvolvedores e fornecedores que estejam engajados para evoluir a Web. Para assegurar uma resposta rápida ao crescimento da Web, o W3C quer reunir os recursos de organizações e especialistas que se importam com essas questões e empregar sua ajuda para fortalecer o suporte à internacionalização da Web.
AIniciativa de Internacionalização do W3C foi criada, em 2018, para suplementar o financiamento central recebido pelas anuidades pagas por membros do W3C a fim de aumentar recursos internos dedicados a acelerar o processo de transformar o World Wide Web em uma rede “mundial”, reunindo as exigências de usuários, suporte a desenvolvedores e atividades de educação e assistência.
Para uma visão geral dos atuais projetos, acesse oradar i18n. Recentemente, os esforços de internacionalização do W3C têm progredido em várias frentes:
Acessibilidade na Web
Todas as especificações para Acessibilidade,Recursos WAI
OIniciativa de Acessibilidade Web apoia a missão do W3C Web para Todos. Algumas realizações recentes incluem:
Assistência ao Mundo
Relações entre desenvolvedores W3C
Para promover o ciclo excelente de feedback entre o desenvolvimento de padrões e os desenvolvedores da Web, bem como para aumentar a participação dessa comunidade diversa, atividades recentes de relações de desenvolvedores W3C incluíram:
Treinamento W3C
Em parceria com o EdX, o W3C começou um programa de treinamento MOOC em junho de 2015: oW3Cx. Temos mais de 800 mil alunos de todo o mundo.
O W3Cx oferece umCurso de especialização profissional para “Desenvolvedor Web Front-End” completo e que consiste de uma suíte de cinco cursos de W3Cx sobre as três linguagens fundamentais que impulsionam a Web: HTML5, CSS e JavaScript.
Parcerias W3C
Parcerias e coordenação com inúmeras organizações e organizações de desenvolvimento de normalização são cruciais para que o W3C: