Notícia

A Web do Brasil tem talentos?

A Web do Brasil tem talentos?

O W3C Brasil, junto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br mostraram, em 2013, que a Web brasileira tem talentos.

O objetivo do prêmio é trazer à tona projetos de empresas que, com websites ou aplicativos desenvolvidos com o uso das tecnologias recomendadas pelo W3C, possam realizar prestação de serviços e ainda estimular a troca de informações, serviços e experiências entre cidadãos e empresas.

O prêmio teve sua primeira edição liderada pelo empresário, professor e consultor Edney?, também conhecido como Interney. Esta edição do prêmio também contou com jurados extremamente experientes no mercado digital para avaliar e dar conselhos úteis aos finalistas. Foram eles:

  • Martha Gabriel, escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação;
  • Bob Wollheim , Sócio-Diretor da Brand Conversations;
  • Ana Bambilla, jornalista, mestre em Comunicação e editora de mídias sociais da Editora Globo, professora e escritora;
  • Manoel Lemos, fundador do Fazedores.com e Chief Digital Officer na Abril Mídia;
  • Mauro Segura, Diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil e autor do blog A Quinta Onda
  • Amyris Fernandez, Marketing Intelligence e UX & Inovation do Buscapé;

Com estes jurados, a primeira edição foi um sucesso. Com apenas três semanas para que as empresas se inscrevessem no prêmio, foram realizadas mais de 60 inscrições. Dentre eles, muitos projetos fantásticos com grande potencial de crescimento, tais como o Catraca Livre ou o Cardápio Mobile, entre outros listados aqui.Os cinco finalistas escolhidos para apresentarem suas idéias no dia da Conferência Web.br 2013 foram:

  1. Arte fora do Museu, uma plataforma para compartilhamento de arte pública;
  2. ProDeaf, uma aplicação que traduz língua portuguesa para a língua de sinais;
  3. Loggi, uma plataforma pra gerenciamento de entregas que abriga também facilidades para quem trabalha como mensageiro;
  4. Usit, que é uma aplicativo para gerenciar filas em restaurantes;
  5. Code Freelas, uma plataforma para ajudar e impulsionar o universo freelancer;

Os finalistas receberam boas críticas e também conselhos sobre seu negócio dos jurados durante a cerimônia de entrega dos prêmios. O feedback foi muito importante para eles, que puderam esclarecer dúvidas com experts de calibre pesado na indústria do digital no Brasil. Após uma sabatina, os jurados escolheram como ganhadores o Arte Fora do Museu, em primeiro lugar. Em segundo, o ProDeaf? e em terceiro a Loggi, com seus produtos cheios de potencial.

Em 2014 o W3C pretende lançar a segunda edição do Web’s Got Talent, mantendo o foco em serviços e inovação através da exploração criativa das ferramentas da Web Aberta e do uso da Web como plataforma para a geração de novas formas de impulsionar o universo dos negócios no Brasil.

A segunda edição do prêmio deve ser especial devido às comemorações dos 25 anos de Web e 20 anos de W3C.Aguardem, e não deixem de preparar os seus projetos! Nos vemos em setembro, na Conferência Web.br 2014!