Padrões

Os padrões W3C definem uma Plataforma Web Aberta para o desenvolvimento de aplicativos que têm o potencial inédito de permitir que desenvolvedores construam experiências interativas ricas, alimentadas por amplas reservas de dados, disponíveis em qualquer dispositivo. Embora os limites da plataforma continuem a evoluir, líderes da indústria já falam quase em uníssono sobre como o HTML5 será a pedra angular para essa plataforma. Contudo, a força total da plataforma depende de muitas outras tecnologias que estão sendo criadas pelo W3C e seus parceiros, incluindo CSS, SVG, WOFF, Semantic Web stack, XML e uma variedade de APIs.

O W3C desenvolve essas especificações técnicas e diretrizes por meio de um processo projetado para maximizar o consenso sobre o conteúdo de um relatório técnico, para garantir alta qualidade técnica e editorial, e para ganhar o aval do W3C e da comunidade como um todo.

O W3C dispõe de diversos modos de visualização de suas recomendações:

• por tecnologia (como “todas as especificações relacionadas a HTML”)
• por status (ordenada inicialmente pelas mais recentes e, em seguida, agrupadas por status, das que já são Recomendação até as que ainda estão no status de Rascunho)
• por data (a partir das mais recentes)
• por título
• por grupo (os grupos que trabalham nas especificações)

Se você está aprendendo sobre tecnologia Web, a introdução abaixo é um bom lugar para começar, e depois seguir links para maiores informações.

Web Design e Aplicações Header

Ler mais

Web Design e Aplicações incluem os padrões para o desenvolvimento e renderização de páginas Web, incluindo HTML, CSS, SVG, Ajax, e outras tecnologias para Aplicações Web (“WebApps”). Essa seção também inclui informações sobre como tornar as páginas acessíveis a pessoas com deficiências (WCAG), internacionalizá-las e fazer com que funcionem em dispositivos móveis.

Web de Dispositivos

Ler mais

O W3C está focando em tecnologias que permitam o acesso à Web em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo. Isso inclui o acesso à Web a partir de telefones celulares e outros dispositivos móveis, bem como o uso da tecnologia Web em eletrodomésticos, impressoras, televisões interativas e até mesmo automóveis.

Arquitetura Web

Ler mais

A Arquitetura Web tem como foco as tecnologias e os princípios de base que sustentam a Web, incluindo URIs e HTTP.

Web Semântica

Ler mais

Além da clássica “Web de documentos” o W3C está ajudando a construir um stack de tecnologia que sustente uma “Web de dados”, os tipos de dados que você encontra em bancos de dados. O objetivo final da Web de dados é permitir que os computadores realizem um trabalho mais útil e desenvolvam sistemas que possam apoiar interações seguras por meio da rede. O termo “Web Semântica” refere-se à visão do W3C da Web de dados conectados. As tecnologias da Web Semântica permitem às pessoas criar repositórios de dados na Web, construir vocabulários e escrever regras para o tratamento de dados. Dados conectados são capacitados por tecnologias como RDF, SPARQL, OWL, e SKOS.

Tecnologia XML

Ler mais

As tecnologias XML incluem XML, Namespaces XML, XML Schema, XSLT, Efficient XML Interchange (EXI) e outros padrões relacionados.

Web de Serviços

Ler mais

A Web de Serviços refere-se ao design baseado em mensagens frequentemente encontrado na Web e em softwares empresariais. A Web dos Serviços é baseada em tecnologias como HTTP, XML, SOAP, WSDL, SPARQL, entre outras.

Navegadores e Ferramentas de Autoria

Ler mais

A utilidade e o crescimento da Web dependem de sua universalidade. Precisamos ser capazes de publicar independentemente do software que usamos, do computador que temos, do idioma que falamos, se temos conexão sem fio ou via cabo, independentemente de nossos modos sensoriais ou de interação. Devemos ser capazes de acessar a Web a partir de qualquer tipo de hardware capaz de se conectar à Internet – fixo ou móvel, pequeno ou grande. O W3C facilita essa escuta e mistura por meio de padrões Web internacionais. Esses padrões garantem a melhoria contínua de uma Web que esteja aberta a todos nós.

Perguntas sobre os Padrões?

Aprenda sobre os Padrões W3C e consulte o FAQ de Padrões W3C para respostas a perguntas como: