Notícias

Todos@Web – Lançamentos do Ceweb.br no dia 3 de dezembro

No dia 3 de dezembro, dia internacional da pessoa com deficiência, o Ceweb.br lança uma plataforma de conformidade de sites governamentais e uma nova publicação de acessibilidade na Web durante um evento online que contou com a participação de especialistas em diversas áreas.

Ceweb.br realiza pesquisa sobre a Conferência Web.br

A partir de 20 de maio ex-participantes serão contatados para contribuírem com a construção da próxima fase do evento

Para identificar as formas que os usuários de tecnologias web buscam conteúdos para atualização profissional, e também repensar a Conferência Web.br com base nesses indicadores, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) com o apoio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br,) ambos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, realizará, a partir do dia 22 de abril, uma pesquisa quantitativa com ex-participantes do evento, que estão cadastrados na base do sistema de Cursos e Eventos do NIC.br.

As comunicações em tempo real na Web (WebRTC) transformam o cenário das comunicações ao se tornarem um padrão do World Wide Web Consortium (W3C) e da Internet Engineering Task Force (IETF)

O padrão WebRTC permite comunicação de voz e vídeo sofisticada e interativa em qualquer lugar da Web, impulsionando a conexão global

As organizações World Wide Web Consortium (W3C) e Internet Engineering Task Force (IETF) anunciaram hoje que as comunicações em tempo real na Web (WebRTC), que sustentam uma infinidade de serviços, são agora padrão oficial, levando comunicações de áudio e vídeo para qualquer lugar da Web.

Chamada para Revisão: Especificações JSON-LD 1.1. são recomendações propostas pelo W3C

O Grupo de Trabalho do W3C de Troca de Conjunto de Dados, em inglês Dataset Exchange (DXWG) publicou a segunda versão do vocabulário do Catálogo de Dados, em inglês Data Catalog vocabulary(DCAT)como uma “Recomendação” do W3C. O DCAT fornece às pessoas e às máquinas uma abordagem específica e independente de domínio para criar catálogos que expressam os principais elementos de uma descrição de conjunto de dados de maneira padronizada, adequada para publicação na Web, e permite a interoperabilidade entre domínios, sendo usada por conta própria ou ao lado, como complemento de outros padrões de catálogo de dados.

Destaques W3C para 2017 – Parte 2

Plataforma Web Integrada

Além de desenvolver o HTML e de intensificar a análise sobre uma possível fusão do setor Editorial com a Web, existe ainda uma expectativa sobre de que forma os interesses da Plataforma Web e do W3C vêm se expandindo: Pagamentos Web, Internet das Coisas, WebRTC, segurança da Web; todos estes elementos vêm sendo aprimorados no W3C, convergindo para a implementação de uma Plataforma Web Integrada. Recentemente, começamos a observar as possibilidades relacionadas ao Blockchain (Blockchains e a Web, Workshop do W3C sobre Ledgers Distribuídos na Web, dias 29 e 30 de junho de 2016). É possível encontrar no relatório do Workshop sobre Blockchains diversos tópicos que apontam para uma possível padronização ou incubação, inclusive vários aspectos de identidade e prova de existência, bem como blockchains iniciais menores que poderiam aumentar a interoperabilidade nos diferentes ledgers distribuídos.

Destaques W3C para 2017 – Parte 1

Há alguns meses, enfatizamos a prioridade específica do W3 centrada na Segurança Web e no alinhamento do futuro da Web  aos avanços do Setor. No presente momento, as nossas principais mensagens são:

  • Publicação Digital: Criação da Web = Publicar de maneira cada vez mais realista.
  • HTML: lançamentos com tecnologia de ponta, atualizados e regulares.
  • Plataforma Web Integrada: inúmeras áreas vêm sendo aprimoradas no W3C – pagamentos, WoT, webRTC, ou seja, questões centrais..

W3C Destaques 2017: Publicação Digital

Publicação Digital

Todos os Padrões e Minutas: Publicação Digital

É importante que a comunidade Editorial se engaje no W3C. A comunidade editorial vem sendo cada vez mais impactada pela Web. Os editores precisam entender de que forma a tecnologia da Web vem evoluindo. E por sua vez a Web pode se beneficiar de séculos de conhecimento especializado do setor editorial sobre tipografia e layout, aprimorando as principais tecnologias Web não somente em publicações eletrônicas como também em todo o conteúdo Web.

Destaques W3C para 2017 – Web Automotiva

Todos os Padrões e Minutas: Automotivo

Grupo de Trabalho Automotivo do W3C, com base em conversas com outros grupos no TPAC, fizeram uma pausa e observaram a arquitetura de seu API e as especificações de dados correspondentes.

W3C Destaques 2017: Telecomunicações na Web

A agenda do W3C continua apoiando importantes desafios e oportunidades que surgem no setor de telecomunicações. Um primeiro marco importante para o trabalho referente à WebRTC foi alcançado em maio, com a publicação na qualidade de Candidata à Recomendação do getUserMedia, uma das duas principais APIs por trás da tecnologia WebRTC.

Destaques W3C para 2017 – Pagamentos na Web

Todos os Padrões e Minutas: Pagamentos Web

O comércio eletrônico vem crescendo na proporção do comércio geral. De acordo com a Forrester, a Web em 2018 representará 11%  do total de vendas de varejo, em comparação aos 8% de 2013. No entanto, inúmeros desafios limitam o potencial do comércio eletrônico, tais como prejuízos com fraudes, expectativas dos usuários particularmente com relação ao uso de dispositivos móveis, tecnologia (biométrica, Internet das Coisas, avanços automotivos e adoção de tecnologia NFC), regulação.

W3C Destaques 2017: Web e Entretenimento

O Grupo de Interesse de Web e TV atua como um comitê gestor para a atividade de TV e Entretenimento dentro do W3C. Ao longo dos anos, o grupo contribuiu para lançar diversos Grupos Comunitários e Grupos de Trabalho, inclusive O Grupo de Trabalho Extensões de Mídia HTML, o Grupo de Trabalho de Segunda Tela, o Grupo de Trabalho de Controle de TV, e alguns outros grupos comunitários e forças tarefa.

Leia o release completo.

W3C Destaques 2017: Desenvolvimento de aplicações

Existem avanços para garantir que o HTML seja factualmente parte da Web extensível, para possibilitar o desenvolvimento de propriedades e interação por meio do uso de HTML, CSS e Javascript. Esse post apresenta como estas tecnologias estão sendo construídas para possibilitar mais interação entre a Web e seus usuários.

Destaques W3C para 2017 – Privacidade e Segurança

Todos os Padrões e Minutas: Segurança para Aplicações Web

A linha fundamental da confiança na Web se encontra entre o usuário final e a aplicação Web: as pessoas que visitam um website dependem do HTTPS para terem a confiança de que estão acessando a página ou a aplicação que de fato tenha sido disponibilizada pelo proprietário do site. As funcionalidades da Segurança de Aplicações Web são projetadas para sustentar tal confiança, proporcionando proteção contra ataques de cross-site scripting e de injeção de conteúdo de espionagem indesejada no tráfego da Web. No entanto, caso a aplicação Web inclua recursos de terceiros ela poderá delegar de forma efetiva sua confiabilidade a todos os recursos incluídos, sendo que qualquer um destes poderia de forma maliciosa ou descuidada comprometer a segurança geral das aplicações e dados Web com ele compartilhados.

Destaques W3C para 2017 – Web para Todos Internacionalização (i18n)

Todos os Padrões e Minutas: Internacionalização

Menos de um terço dos atuais usuários da Web tem o inglês como idioma nativo, sendo que esta proporção continuará diminuindo conforme a Web alcance mais e mais comunidades com proficiência limitada em inglês. Se a Web for fazer jus à parte “World Wide” de seu nome, ela deverá apoiar as necessidades dos usuários globais no nível básico conforme eles venham a participar com o progressivo acréscimo de conteúdo em diversos idiomas.

Jeff Jaffe, CEO do W3C, comenta sobre os padrões para pagamentos na Web

Em entrevista para o portal Dinheiro Vivo, de Portugal, Jeff Jaffe comenta sobre os trabalhos do grupo de Web Payments e a padronização para os pagamentos na Web.

Leia a notícia completa (site externo).

Especialistas planejam o futuro técnico da Web no TPAC 2016 em Lisboa

Mais de 550 especialistas em tecnologias Web se reuniram em Lisboa, Portugal, esta semana, para discutir os desafios e as novas oportunidades para o futuro do roteiro técnico da Web e trabalhos de padronização. Promovido pelo Consórcio World Wide Web (W3C) , cuja missão é “levar a Web a seu potencial completo” por meio da padronização das tecnologias Web, a Reunião Anual do Plenário Técnico e Comitê de Consultoria (TPAC) do W3C contou com quase 40 sessões de grupos formalmente constituídos envolvidos em trabalhos relacionados à padronização. Outras [9]40 sessões paralelas informais discutiram as tecnologias emergentes que podem se beneficiar dos trabalhos de padronização do W3C.

Inscrições para participar do Prêmio de Acessibilidade encerram hoje

A 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web será realizada de um jeito todo especial.

Esse ano o evento acontece com os jogos Paralímpicos Rio 2016, através de uma parceria entre o Ceweb.br, W3C Brasil e a Empresa Municipal Olímpica. 
Os interessados em acompanhar o evento e a premiação devem realizar a inscrição até amanhã às 10h00, através do formulário disponível online.
Para mais informações acesse: https://premio.ceweb.br.

W3C convida para testar recomendação que será padrão para dados na Web

O Working Group do W3C “Data on the Web Best Practices – DWBP”, ou em português “Boas Práticas para Dados na Web”, está na sua fase final desenvolvimento para se tornar oficialmente uma recomendação do World Wide Web Consortium – W3C.

Inscrições abertas para a Webbr 2016

A Conferência Web W3C Brasil 2016 já tem data e palestrantes confirmados. O evento acontece nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

W3C Brasil organiza evento gratuito sobre “Inclusão Financeira”

No dia 27 de julho o W3C Brasil em parceria com a TeachLeap, irá realizar o evento “Tecnologia, Negócios e Cidadania no fomento a inclusão financeira”, em São Paulo, SP.

Chamada de atividades Web.br 2016 – “Faça você mesmo!”

CHAMADA DE ATIVIDADES PARA A CONFERÊNCIA WEB.BR – Faça você mesmo!

Chamada para submissão de propostas de atividades do tipo palestras relâmpago, performance teatral, música, lançamento de livros, desafios, demo, tutorial, jogos e quaisquer outras atividades inovadoras para a Conferência Web.br 2016, do W3C Brasil.

W3C Brasil lança o segundo fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web

O W3C Brasil lança hoje o segundo fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web, que aborda temas relacionados aos benefícios, legislação e diretrizes de acessibilidade na Web.

O fascículo aponta os diversos benefícios para as empresas que tem um site acessível, bem como os benefícios que os usuários tem ao navegar por um sistema sem barreiras de acesso. Também são apresentadas as principais leis que abordam a questão da acessibilidade na Web e as principais diretrizes técnicas para tornar a Web mais acessível.

Leia o segundo fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil

Prêmio de Acessibilidade acontecerá no palco dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Inscrições para concorrer ao Prêmio Todos@Web estão prorrogadas até 9 de junho


Em 2016, a quarta edição do Prêmio de Acessibilidade na Web – o Todos@Web – reconhecerá, no palco dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, iniciativas que tornam a Web mais acessível. Promovido pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a ação conta este ano com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), e apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil). A cerimônia de premiação acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro de 2016, no Rio Media Center, o centro de mídia da Prefeitura do Rio, que receberá a imprensa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além da entrega dos prêmios e da apresentação dos melhores projetos, serão promovidos workshops com especialistas e haverá a participação de atletas paralímpicos.

Entrevista do Tim Berners-Lee, o criador da Web, para a GloboNews

“O primeiro objetivo da Web é que ela fosse universal, que fosse usada para qualquer tipo de documento, qualquer língua, qualquer gênero de comunicação. Não deveria haver limitação na forma de usá-la; O principio da universalidade era vital.”

Trecho retirado da entrevista apresentada no dia 23 de Maio, pelo programa Milênio da Globo News, com o criador da Web, Tim Bernes-Lee.

http://g1.globo.com/globo-news/milenio/videos/t/milenio/v/milenio-o-primeiro-objetivo-da-web-era-que-ela-fosse-universal-diztim-berners-lee/5044712/

O Consórcio World Wide Web (W3C) e International Digital Publishing Forum (IDPF) buscam uma possível fusão

O inventor da Web e diretor do W3C, Tim Berners-Lee, faz o discurso de abertura do IDPF DigiCon no BEA 2016

W3C acelera esforços para a construção de uma Web mais segura

W3C lança projeto de Autenticação na Web com base nas especificações da FIDO Alliance, visando uma alternativa mais segura e flexível às senhas de logins na Web

Fevereiro de 2016 — Ao reconhecer o papel vital da autenticação forte para tornar a navegação na Web segura para todos, o World Wide Web Consortium (W3C) anunciou hoje que lançará um novo esforço de padronização referente à Autenticação na Web, que oferecerá uma alternativa mais segura e flexível aos logins baseados em senhas.

Consórcio World Wide Web (W3C) recebe o Prêmio Emmy pelo trabalho com legendas e transcrições para tornar vídeos acessíveis

Representantes do W3C receberam o Prêmio Emmy, dia 8 de janeiro, durante a Consumer Electronics Show (CES) in Las Vegas.

W3C é reconhecido pelo trabalho com o padrão Timed Text Markup Language.

W3C inicia os trabalhos de construção de padrões para pagamentos via Web para agilizar as transações online

Consumidores e comerciantes terão à disposição mais opções, segurança e simplicidade nos pagamentos na Web

O Consórcio World Wide Web (W3C) lançou hoje seu primeiro Grupo de Trabalho sobre Pagamentos pela Web (Web Payments Working Group) para ajudar a simplificar as transações online e realizar pagamentos de modo mais fácil e mais seguro na Web.

Abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, organizado pelo Ceweb.br, NIC.br e CGI.br em parceria com o W3C Brasil. Se você tem um projeto web acessível, um website ou um sistema que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, ou desenvolveu um aplicativo ou tecnologia assistiva que possibilita que pessoas com deficiência consigam acessar a Web, inscreva seu projeto. O Todos@web é mais do que uma premiação: É o reconhecimento pelo esforço e trabalho de tornar a Web mais acessível para todos. Participe! As inscrições estão abertas!

Nota de falecimento – Luiz Fernando Gomes Soares

É com grande pesar que anunciamos falecimento do professor da PUC Rio, Luiz Fernando Gomes Soares. nesta terça-feira, dia 8 de setembro.

W3C Math ML 3.0 aprovado como padrão internacional ISO/IEC

O Consórcio World Wide Web (W3C) anuncia hoje, junto com o comitê Joint Technical JTC1 da International Organization for Standardization (ISO) e com a Comissão Eletrotécnica Internacional a aprovação do MathML? versão 3.0, 2a edição, como ISO/IEC padrão internacional (ISO/IEC 40314:2015).

Estatuto da Pessoa com Deficiência tem artigo elaborado com colaboração do W3C Brasil

Foi sancionado ontem o Estatuto da Pessoa com deficiência, com o objetivo de assegurar e promover os direitos das pessoas com deficiência e garantir acessibilidade no país.

Conheça os primeiros palestrantes e keynote speaker da Webbr2015

Divulgados os nomes dos primeiros palestrantes nacionais e o primeiro keynote speaker internacional da Conferência Web W3C Brasil, que acontece dias 22 e 23 de setembro em São Paulo.

Inaugurado o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web

A partir de janeiro de 2015, o W3C Brasil conta com o apoio de um novo centro de estudos, criado pelo CGI.br, para fomentar e disseminar a evolução contínua da Web. O Centro de Estudos sobre Tecnologias na Web – Ceweb.br tem como objetivo promover estudos e experimentação de novas tecnologias e padrões Web, apoiado em pesquisas de diversos centros de ciência e tecnologia em todo o mundo.

Descrição Longa de Imagens do HTML5 (longdesc) é uma Recomendação do W3C

Descrição Longa de Imagens do HTML5 (longdesc) foi publicada hoje como uma recomendação do Grupo de Trabalho HTML, com a aprovação do Grupo de Trabalho de Protocolos e Formatos. Esta extensão para HTML5 adiciona um atributo longdesc que é usado para fornecer links para descrições detalhadas de imagens, e faz parte do trabalho do W3C para garantir que a plataforma da Web aberta seja acessível a pessoas com deficiência. Saiba mais sobre a Atividade HTML e a Atividade Técnica WAI.

W3C ANUNCIA O PRIMEIRO CURSO DE HTML5 EM PARCERIA COM A EDX

Cursos online do W3Cx vão alcançar a comunidade global de desenvolvedoresO Consórcio World Wide Web (W3C), organização mundial de padrões técnicos para a Web, anunciou hoje que é o novo membro da edX, umas das principais plataformas no mundo de cursos online, e passa a oferecer o seu primeiro curso sobre HTML5 a partir de 1 de junho de 2015. As inscrições já estão abertas.

Conheça os vencedores do Todos@Web 2014

Conheça os vencedores da terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, que foram conhecidos na cerimônia de premiação ontem, dia 4 de dezembro, em São Paulo.

Participe da cerimônia de premiação do Todos@Web 2014

No dia 4 de dezembro de 2014 acontece o momento máximo da acessibilidade na Web no Brasil. Nessa noite serão conhecidos os vencedores da terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, organizado pelo W3C Brasil e CGI.br. Dezenas de especialistas em acessibilidade estarão presente entre os finalistas e avaliadores dos trabalhos para celebrar a Web inclusiva, que não cria barreiras de acesso para as pessoas.

Divulgados os finalistas do Todos@Web

A 3ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web completa nesta quinta-feira (13) mais uma importante etapa: a divulgação dos projetos finalistas, entre eles, websites, instituições, cidadãos, aplicativos e tecnologias assistivas que promovem o acesso de pessoas com deficiências na Web. Para conhecer os selecionados pela comissão avaliadora, acesse: http://premio.w3c.br/finalistas/.

HTML5 é uma Recomendação W3C

O Grupo de Trabalho de HTML publicou hoje o documento HTML5 como Recomendação W3C. Esta especificação define a quinta grande revisão do HTML, que é a peça chave da plataforma da Web aberta.

WCAG 2.0 em português é uma tradução autorizada pelo W3C

Foi publicada hoje, dia 24 de outubro, a primeira tradução autorizada do W3C em português (pt-br), as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web 2.0 http://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br/.

O documento foi traduzido inicialmente pelo Prof. Everaldo Bechara e foi revisado pelo grupo de especialistas que faz parte do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil, em um esforço de tornar o documento uma referência técnica e de fácil compreensão para o público brasileiro.

Prorrogadas as inscrições do Prêmio Todos@Web

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – todos@web foram prorrogadas. Agora você tem até o dia 6 de outubro para inscrever seu projeto, ação, website ou tecnologia.

Assista ao vivo a Webbr2014

Assista ao vivo a sexta edição da Conferência Web W3C Brasil em português (http://conferenciaweb.w3c.br/aovivo/) e inglês (http://conferenciaweb.w3c.br/live/)

W3C na Escola de Governança da Internet no Brasil

O W3C Brasil participou do curso de curta duração da Escola de Governança da Internet no Brasil, com uma atividade interativa com os alunos para mostrar a importância da Web na evolução da Internet.

Abertas as inscrições para a 3a edição do prêmio Todos@Web

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, que tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro. O regulamentocategoriaspremiação e formulário de inscrição estão disponíveis no site do prêmio http://premio.w3c.br/

Abertas as inscrições para a 3a edição do prêmio Todos@Web

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, que tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.

Participe da Conferência Web W3C Brasil 2014

A Conferência Anual do W3C Brasil já tem data e local para acontecer: dias 25 e 26 de setembro de 2014 em São Paulo. As inscrições estão abertas e os primeiros palestrantes já estão confirmados.

W3C lança o Grupo de Trabalho Data on the Web Best Practices (DW WG)

O W3C lança um novo domínio para lidar com dados: o Data Activity. Este promoverá a Web como uma plataforma inteligente para dados, indo além de um simples sistema de distribuição de recursos.

O mundo comemora os 25 anos da Web

Os usuários da Web em todo o mundo compartilham mensagens de aniversário com a hashtag #web25 para marcar o dia em que Tim Berners- Lee inventou a World Wide Web12 de março de 2014 – Hoje, em todo o mundo, as pessoas estão se unindo ao inventor da Web, Tim Berners- Lee para desejar feliz aniversário pelos 25 anos da World Wide Web. Para marcar a ocasião, todos estão convidados a compartilhar mensagens de felicitações em redes sociais usando a hashtag #web25. As mensagens selecionadas serão publicadas em um cartão de aniversário virtual no site webat25.org.Leia o press release completo

W3C Brasil comandou o palco Arquimedes na Campus Party Brasil 7 no dia 30 de janeiro.

No 4º dia da Campus Party, 30 de janeiro, foi a vez do W3C Brasil tomar o palco da 7ª edição do principal evento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Na programação foram abordados temas como WebGL? e impressão 3D, empreendedorismo na web, acessibilidade, internet das coisas, carreira do desenvolvedor front-end e o futuro da profissão.

A Web do Brasil tem talentos?

O W3C Brasil, junto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br mostraram, em 2013, que a Web brasileira tem talentos.

O objetivo do prêmio é trazer à tona projetos de empresas que, com websites ou aplicativos desenvolvidos com o uso das tecnologias recomendadas pelo W3C, possam realizar prestação de serviços e ainda estimular a troca de informações, serviços e experiências entre cidadãos e empresas.

[Press Release] W3C realiza Oficina sobre Pagamentos na Web e Interoperabilidade

O setor financeiro adota a Open Web Platform para melhorar a satisfação do cliente, aliviar a carga sobre os desenvolvedores e fortalecer provedores

Está confirmada a participação do W3C Brasil na Campus Party 2014 no dia 30 de janeiro!

O W3C Brasil confirma sua presença na Campus Party Brasil 7 no dia 30 de janeiro (quinta-feira) no palco Arquimedes, onde leverá temas sobre Impressão 3D, Empreendedorismo e Acessibilidade na Web.

Cartilha de Acessibilidade na Web – Fascículo I

O W3C Brasil lançou no dia 3 de dezembro o primeiro fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web. Esta cartilha tem como objetivo contextualizar o tema acessibilidade na web, de modo simples e de fácil compreensão a todos. A versão online está disponível em HTML e em PDF.

Participe da Cerimônia de Premiação do todos@web

O W3C Brasil e o Comitê Gestor da Internet no Brasil convidam para a cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – todos@web, que acontecerá no dia 3 de dezembro de 2013 em São Paulo.

2º Encontro Nacional de Dados Abertos – ENDA

Para aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos para o debate, o W3C Brasil organizou, em parceria com o Ministério do Planejamento (MP), o II Encontro Nacional de Dados Abertos, nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília.

Conheça os finalistas da 2ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

O W3C Brasil divulga hoje a lista completa dos finalistas do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – todos @ web. A lista representa os selecionados de todas as categorias do prêmio: Pessoas / Instituições, Projetos Web e Tecnologias Assistivas / Aplicativos.A lista completa com os finalistas está em http://premio.w3c.br/finalistas/.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro em São Paulo. Os finalistas receberão orientações sobre as apresentações que acontecerão no dia da cerimônia, onde serão escolhidos os vencedores de cada categoria.

2º Encontro Nacional de Dados Abertos

Para aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos, o Ministério do Planejamento (MP), em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), realiza o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. O evento será realizado entre os dias 21 e 22 de novembro, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília.

Curso de HTML5 e CSS3 em Brasilia

O W3C Brasil e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – SLTI/MP promovem, nos dias 25 e 26 de novembro, o Curso de Introdução ao HTML5 e CSS3. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Curso de Publicação de Dados em Formato Aberto

O W3C Brasil (Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web) realizará em Recife, nos dias 6 e 7 de novembro, um curso sobre publicação de dados em formato aberto. O público-alvo são gestores públicos que trabalham preferencialmente na área de Tecnologia da Informação.

W3C Brasil liderou Missão Tecnológica sobre Dados Abertos em Londres

A equipe do W3C Brasil organizou a Missão Tecnológica sobre Dados Abertos, em Londres, em outubro de 2013. O intuito das visitas foi promover a troca de experiências sobre o tema de dados abertos.Por ocasião do London Summit 2013, encontro anual da Parceria Para Governo Aberto – OGP, brasileiros[1] integrantes de órgãos governamentais, da academia e do setor privado, participaram da Missão Tecnológica.Visita ao Cabinet Office

Tool Kit para publicação de dados em formato aberto

A equipe do escritório brasileiro do W3C produziu um Tool Kit para publicação de dados em formato aberto. O objetivo é facilitar o estudo e capacitação dos interessados em publicar dados em formato aberto.O Tool Kit foi produzido para facilitar o acesso as informações sobre dados abertos. É composto pelo vídeo Dados Abertos para um dia a dia melhor; pelo Curso Online Publicação de Dados em Formato Aberto; por um Texto Base para Publicação de Dados em Formato Aberto; e por Conteúdo programático com apresentações, que estão disponíveis no portal Dados Abertos para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Homenagem a Everaldo Bechara – ILearn

Hoje perdemos mais mais um grande incentivador e divulgador da acessibilidade da Web no Brasil. O Prof. Everaldo Bechara faleceu nessa manhã, comovendo seus alunos e toda a comunidade brasileira da acessibilidade na Web.

Touch events é uma recomendação!

O Grupo de Trabalho de Web Events publicou uma Recomendação do W3C!

Venha participar da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil

Estamos chegando na 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil e temos orgulho de dizer que os principais especialistas que estão fazendo a história da Web no Brasil e no mundo já palestraram por aqui. Em 2013, a Web.br ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças. Na programação serão abordados os principais padrões da Open Web Platform. Teremos palestras sobre jogos com HTML5, Web Components, API Web Speech, Web Sockets, Curso de Git, além de mesas sobre publicações digitais, Web TV, privacidade e rastreamento na Web e muito mais. As inscrições já estão acontecendo e participantes de eventos parceiros possuem R$ 60 de desconto no ingresso.

Participe da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil

Estão abertas as inscrições para a conferência Web W3C Brasil e podem ser feitas pelo site da conferência, no endereço: http://conferenciaweb.w3c.br/inscricoes/. Mas corra, pois as vagas são limitadas.Participantes dos eventos parceiros tem desconto para participar da conferência, basta informar no formulário que participou de um dos eventos parceiros e informar qual deles. Os que informarem sobre a participação em evento parceiro devem aguardar a confirmação por e-mail para efetuar o pagamento com desconto.

Seja estagiário do W3C Brasil

Buscamos um candidato comunicativo, criativo e nerd para se juntar à nossa equipe.

Desafio da baleia na open web

No dia 26 de junho lançamos na nossa página do Facebook e no Twitter o Desafio da Baleia!

Abertas as inscrições para o 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

O W3C Brasil e o Comitê Gestor da Internet no Brasil abrem as inscrições para a segunda edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos @ web. O Prêmio tem como objetivo conscientizar os desenvolvedores sobre a importância de criar páginas acessíveis a todos, homenagear e reconhecer publicamente as ações e autores que tornam a experiência de navegar na web mais inclusiva.As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro. Para maiores informações, acesse http://premio.w3c.br/

Call for Papers – WWW2014

O programa para submissão de papers para WWW2014 está aberto até o dia 08 de outubro. Não perca esta oportunidade! Veja os detalhes no site da conferência. http://www2014.wwwconference.org/

W3C Brasil promove curso de HTML5 e CSS3 em Belém do Pará

O W3C Brasil promoverá durante o 3º Fórum da Internet no Brasil, em Belém – PA, um curso presencial de HTML5 e CSS3 com o objetivo de ensinar como usufruir dos novos recursos dos padrões do W3C.Leia a descrição completa do curso e saiba como se inscrever

Última Chamada: Extensão do HTML5 para descrição de imagens (longdesc)

grupo de trabalho do HTML publicou hoje a última chamada para a documentação de rascunho que define o uso da extensão para descrição de imagens do HTML5. O documento específica o uso do atributo “longdesc” que habilita o autor do conteúdo a prover uma descrição maior e textual para imagens mais complexas, trabalho no qual faz parte de umas das premissas Plataforma Aberta da Web, iniciado pelo W3C, que é garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência. O documento foi desenvolvido pela Força Tarefa de Acessibilidade do HTML coordenada pelo Grupo de Trabalho do HTML e pelo grupo de Protocolos e Formatos do WAI (WAI Protocols and Formats Working Group – PFWG). Confira mais informações no e-mail da documentação sobre a Extensão do HTML5 para descrição de imagens. Comentários são bem vindos até o dia 16 de setembro de 2013. Conheça mais sobre as atividades do HTML e da Iniciativa de Acessibilidade para Web.

Homenagem a Marco Antônio de Queiroz – MAQ

Hoje a acessibilidade na web perdeu o pioneiro na luta por uma web brasileira efetivamente para todos. Marco Antônio de Queiroz, mais conhecido como MAQ, faleceu deixando um enorme legado e exemplo a ser seguido de luta, superação e determinação por um mundo melhor.

Entrevista com Bert Bos na Www2013 Conference

A Conferencia Www2013 foi um sucesso. As atividades paralelas deixaram sua marca, com sotaque brasileiro, destacando o desenvolvimento tupiniquim na Open Web. Bernard de Luna e Bert Bos foram um dos destaques destas atividades com o Css challenge. Confira a seguir a entrevista de Carine Roos com criador do Css, Bert Bos.

Atividades paralelas na conferência Www2013: você não pode perder

Os organizadores da Conferência Www2013, insatisfeitos com mais de 500 atividades, decidiram trazer mais acontecimentos para o evento. Assim, aqui vai uma descrição sobre estes encontros, de modo que você não tem desculpa para dar uma passada na maior conferência sobre web da América Latina.

Vaga para analista de projetos no escritório do W3C Brasil

O escritório do W3C no Brasil abriu vaga para um novo colaborador para o time. Envio de currículos até o dia 24 de abril de 2013.A vaga é de Analista de Projetos e o salário é compatível com a experiência. Abaixo os requisitos desejáveis. Envie-nos seu curriculum indicando o seu nível de experiência em cada um dos requisitos (alto, médio ou nenhum).

Chegamos aos 10.000 seguidores!

O W3C Brasil chega aos 10.000 seguidores no twitter. A criação da Web foi o primeiro passo em direção da evolução dos meios de comunicação por meio da internet. O escritório do W3C no Brasil, com quase cinco anos de funcionamento, se orgulha de conectar o Brasil à rede de esforços por uma Web mais universal e acessível. Isso só é possível graças à nossa rede de seguidores e colaboradores, que continuam conosco nessa missão. Muito obrigado!

Atributo Role publicado como Recomendação do W3C

Grupo de Trabalho Protocols and Formats (PFWG) publicou o Atributo Role, como uma recomendação do W3C. Atributo Role é um atributo XML que permite aos autores adicionar informação semântica aos documentos. O atributo role suporta WAI-ARIA (Accessible Rich Internet Applications), especificação técnica para tornar o conteúdo web dinâmico e interativo acessível a pessoas com deficiência. Saiba mais sobre a Iniciativa de Acessibilidade na Web do W3C (WAI).

Atributo Role publicado como Recomendação do W3C

Grupo de Trabalho Protocols and Formats (PFWG) publicou o Atributo Role, como uma recomendação do W3C. Atributo Role é um atributo XML que permite aos autores adicionar informação semântica aos documentos. O atributo role suporta WAI-ARIA (Accessible Rich Internet Applications), especificação técnica para tornar o conteúdo web dinâmico e interativo acessível a pessoas com deficiência. Saiba mais sobre a Iniciativa de Acessibilidade na Web do W3C (WAI).

W3C Brasil promove workshop de acessibilidade na Web com a Agência Gênia

O W3C Brasil promoveu no dia 26 de março um workshop sobre acessibilidade na web para o time da Agência Gênia. A equipe passou uma tarde no escritório brasileiro do W3C para uma conversa sobre as ações do W3C Brasil, padrões web e discutir a importância de desenvolver websites acessíveis para todos.

Precisa-se de padawan

Buscamos candidatos comunicativos, criativos, nerds e pró-ativos para se juntar à nossa equipe como estagiário do escritório do W3C Brasil.

Novo curso online de HTML5 do W3C

W3C anuncia um novo curso de formação online em HTML5.

Workshops da www2013: a maior conferência Web do mundo

O Brasil vai sediar pela primeira vez a Conferência www2013, vigésima segunda edição de uma série de conferências que começou em 1989 com uma iniciativa do próprio criador da Web, sir Tim Berners Lee. Este ano esta importante reunião de cientistas e pesquisadores acontece de 13 a 17 de Maio, no Rio de Janeiro. O CGI.brNic.br e W3C Brasil estão organizando o evento com o apoio do W3C internacional e do IW3C2.Dentro da conferência irão ocorrer alguns Workshops que devem discutir vários aspectos do futuro da Web, bem como tendências para os próximos anos com relação ao mercado e aos aspectos acadêmicos. Segue abaixo uma lista dos workshops com as datas finais para as chamadas para papers, com um pequeno resumo do que deve acontecer em cada uma.Dia 13 de maio, segunda-feira:DISH2013: Data In Web Search (DISH) Workshop (Dan Brickley, Peter Mika and Thanh Tran)

Universidade Beihang é a mais recente instituição a hospedar um escritório W3C e convida a China a assumir papel maior na Inovação Global da Web

O W3C anuncia Universidade Beihang como um novo centro de equipe técnica e atividades de liderança do W3C na China. O W3C antecipa que uma presença dedicada na China vai aumentar as oportunidades de colaboração entre empresas chinesas, desenvolvedores Web, institutos de pesquisa e da comunidade internacional completa do W3C, incluindo membros de mais de 40 países. “Este é um passo importante na estratégia de internacionalização da Universidade Beihang, criando uma plataforma para ajudar a indústria chinesa a participar do ecossistema de padrões Web”, disse o professor Jinpeng Huai, presidente da Universidade Beihang. A China tem a segunda maior economia do mundo, a maior população de usuários de internet do que qualquer país (560 milhões e crescendo rapidamente), uma grande comunidade de desenvolvedores Web e crescente participação nos organismos internacionais de normalização. “Nos últimos dois anos, o W3C foi beneficiado com uma maior participação chinesa”, disse Jeff Jaffe, CEO do W3C. “Estamos ansiosos para que a tendência seja acelerar através dos esforços da indústria local e da Universidade Beihang. Participação global no W3C permite a nossa comunidade identificar as necessidades globais para a Web e promover soluções.” Leia o comunicado de imprensa e depoimentos de membros do W3C e outras organizações, e o post no blog de Jeff Jaffe.

Vídeo: dados abertos para um dia a dia melhor

O W3C Brasil lança, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), vídeo sobre a importância dos dados abertos no cotidiano das pessoas. A animação faz parte do projeto Transparência Ativa e Dados Abertos: fomento à participação ativa da sociedade civil, realizado pelo W3C Brasil em parceria com a UNESCO.

Assista ao vídeo da ação que de vida a mão do Memorial da América Latina

Assista a gravação da ação promovida pelo W3C Brasil na cerimônia de encerramento da Virada Inclusiva 2012, que aconteceu no dia 3 de dezembro de 2012, dia internacional da pessoa com deficiência, em São Paulo, no Memorial da América Latina.

Assista ao vídeo

O W3C anuncia Peter Swire como novo co-chair do grupo Do Not Track

Em 28 de novembro de 2012, o World Wide Web Consortium (W3C), anunciou a nomeação de Peter Swire como co-chair do Tracking Protection Working Group (Grupo de Trabalho de Proteção contra o Rastreamento).
O grupo está trabalhando para definir o protocolo Do Not Track (Não Rastreamento) e estabelecer um acordo sobre o que o cumprimento do mesmo vai significar na prática. Peter Swire, professor de Direito da Universidade Estadual de Ohio e veterano da administração de Clinton e Obama (nos EUA) traz experiência significativa na construção de consensos e ampla experiência em questões de privacidade para a mesa.

Divulgados dados preliminares da pesquisa sobre uso de tecnologias assistivas

O W3C Brasil, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI e o Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Web divulgam os dados preliminares da Pesquisa sobre uso de Tecnologias Assistivas: Ampliadores e leitores de tela. São dados parciais da pesquisa, que ficará no ar para preenchimento até o dia 21 de janeiro de 2013.Os dados da pesquisa podem ser acessados em http://acessibilidade.w3c.br/pesquisa/resultados-preliminares/

Assinatura de acordo de Cooperação entre o Ministério da Justiça do Brasil e o W3C Brasil

A parceria entre o MJ e o W3C Brasil (CGI.br/Nic.br) tem o objetivo de auxiliar o Ministério da Justiça a mapear bases de dados de interesse para divulgar em formato aberto pela sociedade e é fruto da promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI), que desencadeou no Ministério um trabalho de articulação para promover a cultura de dados abertos e de transparência, além de aperfeiçoar os mecanismos de divulgação ativa das informações sobre as políticas públicas conduzidas pelo órgão.

Prepare-se: sábado e domingo vai rolar o desafio Desarrollando América Latina 2012!

O DAL é a maior competição de código da América Latina. Realizada desde 2011 com a participação de oito países: Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai, é organizada por entidades que se encarregam de coordenar os dois dias de hacking, que acontecem em sedes escolhidas em cada país, integradas por streaming ao vivo.No Brasil, o evento é organizado pelo escritório do W3C no Brasil e ocorre no Hotel Blue Tree Morumbi. O evento começa no dia 01 de dezembro, às 09 horas da manhã, com as boas vindas e muito Red Bull.Para o aquecimento, foram realizadas oficinas virtuais com o pesssoal do MapasLivres, Anca Matioc, (Coordinadora Regional do DAL) da Fundação Ciudadano Inteligente e com o @alexbarth, do mapbox.O resultado desta atividade pode ser conferido em vídeo-tutoriais:

  1. sobre Open Street Maps aqui,
  2. sobre o Open Street Maps e Tilemil
  3. MapBox.js

W3C Brasil promove ações no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O W3C Brasil participará do encerramento na Virada Inclusiva de 2012. Com efeitos incríveis de iluminação e som a Web será lembrada durante a virada dando vida à escultura da Mão do Memorial da América Latina. A ação ocorrerá às 20h do dia 03, na escultura de Oscar Niemeyer, que vai projetar mensagens e simulações de movimento. A ação tem o objetivo principal reforçar a importância da acessibilidade na Web.Intervenção na escultura Mão, no Memorial da América Latina Data e hora: Segunda-feira, 03 de dezembro de 2012, a partir das 20h durante a Virada Inclusiva (com audiodescrição) Entrada GratuitaLocal: Memorial da América Latina – Praça Cívica Em frente à escultura da Mão Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Entrada para pedestres pelo Portão 5 Estacionamento (pago pelo visitante) no Portão 4

Um resumo sobre a conferência Web.br 2012

Saiba como foi a 4ª Conferência do W3C no Brasil e fique por dentro das principais discussões que vão nortear os rumos da Web em 2013

GT Acessibilidade lança pesquisa sobre uso de tecnologias assistivas

O Grupo de Trabalho de acessibilidade na Web do W3C Brasil lança hoje dia 19 de outubro a primeira Pesquisa sobre o uso de tecnologias assistivas. Nessa primeira pesquisa será investigado o uso de Ampliadores e leitores de tela por pessoas com deficiência. O objetivo dessa pesquisa é investigar o uso das tecnologias assistivas por pessoas com deficiência e obter um panorama da sua utilização no acesso a web. O formulário ficará disponível para preenchimento até o dia 21 de janeiro de 2013.

Inscrições Abertas para a Conferência Web W3C Brasil

As inscrições para a Conferência Web W3C Brasil 2012 estão abertas. Serão três dias de debates e apresentações sobre os mais diversos temas relacionados a Open Web Plataform: HTML5 e Marketing Digital, Semântica, SEO e HTML5, Web TV, Acessibilidade nos sites governamentais, Mobile Web e a Web além dos dispositivos.

Organizações lideres em padrões globais apoiam princípios do OpenStand, que promove inovação e comércio livre

PISCATAWAY, N.J. e WASHINGTON, D.C., Estados Unidos; GENEVA, Suíça e http://www.w3.org/ – Cinco organizações líderes globais – IEEE, Internet Architecture Board (IAB), Internet Engineering Task Force (IETF), Internet Society and World Wide Web Consortium (W3C) – anunciaram hoje que assinaram uma declaração na qual confirmam a importância de um conjunto de princípios compartilhados e que estabelecem um paradigma moderno para Padrões Abertos Globais. Os princípios de “OpenStand” – baseados no eficiente e eficaz processo de padronização que tornaram a Internet e a Web em pioneiros para plataformas de inovação e comércio sem fronteiras – foram provados em sua habilidade em promover competição e cooperação, apoiando a inovação e interoperabilidade e sucesso no mercado.

Programação do Stand do W3C no CONIP

O CONIP2012 está chegando e a programação no stand do W3C Brasil está muito boa. Confira!18o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, no Centro de Exposições Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo. Horário: às 16:30 dos dia 21 e 22 de agosto, no Stand do W3C.Dia 21: W3C Startup Coffee16:30h Abertura do Startup Coffee com Diego Reimus (@DiegoRemus) •Startupi

Programação do W3C no CONIP

O W3C Brasil coordena a TRILHA: Lei de Acesso à Informação: Tecnologias para a Implementação

W3C Startup Coffee no CONIP

Local: 18º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, Centro de Exposições Frei Caneca, São Paulo, às 16:30 dos dia 21 e 22 de agosto, no Stand do W3C.

W3C Brasil lança game online para identificar e capturar criminosos virtuais

Desafio compõe as atividades de preparação para a WWW2013, que acontecerá em maio do ano que vem no Rio de Janeiro Apresentado em abril durante a WWW2012 (Conferência Internacional da World Wide Web) promovida em Lyon, na França, o game tem como cenário a “Agência Virtual 3WA” e o propósito é salvar a Web de criminosos virtuais.

Premiação Decoders W3C RS: aplicativos para Dados Abertos

O Escritório do W3C no Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), realizou no Fórum Internacional de Software Livre deste ano (2012) o primeiro “Decoders W3C”, que foi chamado Decoders W3C RS. A competição que ocorreu no FISL tinha o objetivo de incentivar o desenvolvimento de aplicativos para a abertura de dados que utilizassem padrões recomendados pelo W3C.

HTML5 e HTML.next

Tradução do post de original em inglês de Jeff Jaffe, CEO do W3C

O HTML5 é a pedra angular da plataforma aberta da Web que a comunidade está construindo. Esta semana vi dois eventos significativos no W3C que amparam os nossos esforços. Eu gostaria de partilhar com a ampla comunidade da web, e no processo dar uma atualização sobre HTML.

W3C identifica como a Web vai transformar a Indústria de Sinalização Digital

O W3C anunciou hoje um novo impulso para tornar a Web a futura plataforma interoperável para Sinalização Digital. O W3C publicou um resumo dos principais temas e casos de uso para trazer a Sinalização Digital para a Web, com como uma primeira análise de aprimoramentos da Web para permitir a transformação do ecossistema de Sinalização Digital.

Curso de Melhores práticas em aplicações de Mobile Web, agora em Espanhol

Completamente baseado nos padrões web, o curso online é direcionado para produtores, designers e desenvolvedores de conteúdo, e oferece a familiaridade necessária com aplicações web que necessitam estar protas para Web Mobile. A primeira turma do curso oferecido totalmente em Espanhol, está terá início em 03 de setembro de 2012. Mais informações em: http://www.w3devcampus.com/buenas-practicas-en-web-movil/ (Em Espanhol)

Conheça os vencedores do primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Na noite do dia 14 de junho de 2012 foram revelados os vencedores do Primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web. Depois de meses de avaliações, o juri selecionou os vencedores entre os 22 finalistas inscritos nessa etapa da premiação.A cerimônia contou com a presença de autoridades e grandes nomes da luta em favor da acessibilidade na web. Foi um evento marcado pela emoção e pelo desejo de tornar a web um ambiente cada dia mais acessível.

Media Queries e ‘view mode’ são Recomendações W3C

O Grupo de Trabalho de Cascading Style Sheets (CSS) publicou a Recomendação do W3C de “Media Queries”, que permite que designers criem experiências efetivas na web ajustando os estilos da página de acordo com os recursos do dispositivo (como dimensões de tela ou suporte a cores) ou estado (como orientação do dispositivo).

O W3C também publicou hoje uma Recomendação do “view-mode” Media Feature, do Grupo de Trabalho de Web Applications. O W3C atrasou a publicação até a conclusão da Recomendação de “Media Queries” devido a dependência entre elas. A especificação de “view-mode” estende as capacidades de design utilizando “Media Queries” para estados de aplicações Web (por exemplo, ocupar toda a tela ou ser minimizado).
Saiba mais sobre as atividades do Grupo de Trabalho de CSS.

Participe do Primeiro Decoders W3C Brasil no FISL 13

O primeiro Decoders W3C será realizado em parceria com o governo do Rio Grande do Sul (Acesso à Informação) – e consiste em uma competição entre times pelo melhor aplicativo sobre um catálogo de dados abertos. A premiação vai acontecer no dia 27, sexta feira, no FISL, juntamente com a “inauguração” do GT de Dados Abertos do RS, que também vai se dar no evento.
Acesse a página do desafio DeCoders W3C Brasil e participe!

W3C Brasil divulga resultado com selecionados da Chamada Pública de Fomento à Pesquisa

O Escritório Brasileiro do W3C divulgou resultado com os 5 (cinco) projetos de pesquisa selecionados pela Comissão de Avaliação da Chamada Pública CP-W3CBR/2011 de Fomento à Pesquisa e Participação de Pesquisadores Brasileiros no Consórcio W3C.

A Chamada Pública, a partir de decisão do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil e em parceria com a SBC – Sociedade Brasileira de Computação, objetivou também articular as instituições e organizações brasileiras com interesse no desenvolvimento dos padrões web. Ao todo 19 (dezenove) projetos foram apresentados de diversos centros de pesquisa brasileiros. Os projetos selecionados são oriundos da PUC-RioUFAL/USP – Universidade Federal de Alagoas e Universidade de São Paulo, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco e InWeb – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web.

Divulgados os finalistas do Prêmio Todos@web

Estão definidos os finalistas de cada categoria do primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web. Depois de uma extensa avaliação do Juri, os trabalhos selecionados foram classificados para a fase final da premiação.Os finalistas apresentarão seu trabalho no dia 14 de junho para o grupo de jurados, e a noite os vencedores de cada categoria serão divulgados na cerimônia de premiação.

W3C promove nova edição do curso Mobile Web 2: Programando Aplicações Web

O W3C lançou a continuação do popular curso “Web Mobile 1: Best Practices” (anteriormente conhecido como “Introdução as Boas Práticas de Web Móvel”). No curso “Mobile Web 2: Programando Aplicações Web” o aluno aprenderá como programar grandes aplicações web para dispositivos móveis.

Workshop Dados Linkados na Web LDOW2012

Buscando avançar a agenda de pesquisa em Dados Abertos Linkados, o workshop LDOW2012 acontece durante a Conferência WWW2012 em Lyon, França. A pauta além de debater o assunto nos diversos domínios de aplicação, explorará os modelos de negócio adotados nas atuais implementações e as técnicas utilizadas, inclusive as relacionadas ao compartilhamento de dados de plataformas proprietárias, como facebook, twitter, flickr, LastFM.

Trilha do W3C na WWW2012

Durante a Conferência Internacional WWW2012, o W3C Track e o W3C Tutorial Track trarão apresentações e tutoriais de diversos temas de extrema relevância do W3C: Segurança e Privacidade, HTML5 e Games, CSS3, Acessibilidade, Mobile Web Applications e Open Data.

W3C promove nova edição do curso Mobile Web Best Practices

O W3C orgulhosamente anuncia sua mais nova edição do curso Web Mobile 1: Best Practices (anteriormente conhecido como Introduction to Mobile Web Best Practices). http://www.w3devcampus.com/mobile-web-and-application-best-practices-training/
O curso terá início em 30 de abril e ajudará a web designers e produtores de conteúdo que já estão acostumados com o ambiente desktop a também se familiarizarem com o ambiente Web nos dispositivos móveis. O curso é inteiramente baseado em padrões W3C, especialmente as Mobile Web Best Practices.

Encontro com Blogueiros no W3C Brasil

Ontem, dia 22 de março, um grupo de conceituados blogueiros visitou o W3C Brasil para conversar sobre um tema muito importante e recorrente na web: Acessibilidade. Durante toda a tarde o grupo pode ouvir e discutir com especialistas e pessoas com deficiência o que pode ser feito para melhorar a acessibilidade das páginas web e blogs.

Encontro com Blogueiros no W3C Brasil – Construindo blogs para todos

O seu blog está preparado para ser acessado por qualquer pessoa? No hoje, dia 22 de março, o W3C Brasil promove uma Oficina de Acessibilidade para blogueiros. Além de conhecer as ações do W3C em favor da acessibilidade na web, você poderá conversar com especialistas em acessibilidade e conhecer o dia a dia de uma pessoa com deficiência ao acessar a web. Inscreva-se

O W3C Brasil participará da Conferência Virtual da 1a Consocial

Começa hoje a Conferência Virtual da 1ª Consocial. O objetivo dessa etapa é ampliar e potencializar ainda mais a participação da sociedade nas discussões sobre transparência e controle social no Brasil. A Conferência está organizada em dois momentos: o primeiro é para discussão e elaboração de propostas, e vai acontecer de 19 de março a 1º de abril. O segundo é para que os participantes priorizem as que considerem mais relevantes, e está previsto para acontecer de 1 a 8 de abril de 2012.

Participe da Conferência Livre dos Dados Abertos

Participe da Conferência Livre dos Dados Abertos, no dia 03 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo. A 1ª Conferência Livre dos Dados Abertos, etapa preparatória à 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, tem por objetivo principal elaborar propostas para um programa de governo que considere os dados abertos na promoção da transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

W3C é pioneiro no uso de dados abertos e promove workshop em Bruxelas

Nos dias 19 e 20 de junho de 2012, será realizado workshop de dados abertos, promovido pelo W3C, sobre modelos de políticas, aumento de poder dos cidadãos e jornalismo de dados, na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.

Prêmio de acessibilidade na web é destaque na Rádio CBN

O prêmio Nacional de Acessibilidade na web, Todos@web – http://premio.w3c.br/ foi destaque nas últimas semanas na rádio CBN. Boletins sobre tecnologia abordaram a importância do prêmio para que a web se torne um ambiente acessível a todos.

W3C lança projeto para simplificar a criação de conteúdos em vários idiomas

O W3C anunciou hoje um novo projeto para tornar mais fácil a criação de conteúdo Web em diversos idiomas. A ausência de padrões para o intercâmbio da informação sobre processos de tradução representa para a indústria um incremento de até 20% nos custos de tradução, num total de bilhões de dólares. os atuais obstáculos à distribuição de conteúdos em mais do que um idioma também representam perdas para o negócio. Empresas, organizações e governos precisam traduzir simultaneamente o conteúdo que publicam na Web em dezenas de idiomas; órgãos públicos da Europa e da Índia normalmente necessitam se comunicar com os cidadãos em várias línguas. À medida que a Web adquire maior diversidade linguística as necessidades de tradução também aumentam.

Inscrições para o Prêmio de Acessibilidade na web vão até 31 de março

O prazo de inscrições para o primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web vai até o dia 31 de março.

W3C abre escritório na Rússia

O Consórcio World Wide Web (W3C) anunciou o lançamento de mais um escritório internacional, agora na Rússia. como resultado da crescente inserção e participação global no Consórcio, O Escritório está hospedado na Escola Superior de Economia (HSE) da Universidade Nacional de Pesquisa, fundada em 1992. Como uma das principais universidades de Moscou, a HSE vai atuar com o W3C para fortalecer laços com a indústria e institutos de pesquisa na Rússia, bem como com os diversos parceiros internacionais acadêmicos e da indústria da HSE. 

W3C Brasil é parceiro na oitava edição do Prêmio Mario Covas

Esta oitava edição do Prêmio Mario Covas conta com a parceria do W3C Brasil na categoria “Governo Aberto”. O Prêmio Mário Covas é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão Pública de São Paulo e a participação do W3C Brasil inova por introduzir o reconhecimento de iniciativas de cidadãos que utilizam dados governamentais com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos e aprimorar o exercício da cidadania. Podem concorrer projetos que tenham como objeto dados e informações governamentais disponíveis, objetivando melhorar a qualidade dos serviços públicos e aprimorar o exercício da cidadania no Governo do Estado de São Paulo e/ou dos municípios paulistas.

Chamada de Trabalhos para Workshop Privacidade e Segurança em Mídias Sociais Online

Chegou o período de Chamada de Trabalhos para o Workshop de Privacidade e Segurança em Mídias Sociais Online que acontecerá no dia 17 de abril de 2012 em Lyon, França. Trabalhos devem se inscrever até 20 de fevereiro de 2012.
Facebook, YouTube, Orkut e outras tantas redes socias, além de mudarem o modo como estamos interagindo com a internet, nos desafiam a estudar e caracterizar a privacidade e segurança destes meios de comunicação on-line.
Prof. Virgílio Almeida, da UFMG e Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação, é o Chair do Workshop que acontecerá conjunto à Conferência WWW2012 em Lyon.
Informações detalhadas sobre a chamada de trabalhos podem ser consultadas em <http://precog.iiitd.edu.in/psosm_www2012/>.

Participe do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos @ web

As inscrições para o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos @ web – estão abertas e vão até o dia 31 de março. Inscreva seu website, ação ou instituição em http://premio.w3c.br/

Curso online: Melhores Práticas em Aplicações Mobile Web

Curso Online do W3C: melhores práticas em aplicações de Mobile Web. Aproveite o prazo para inscrições com valores promocionais: até 9 de janeiro de 2012.
Inteiramente baseado nos padrões web, o curso online (em inglês) buscará atender designers, desenvolvedores e produtores de conteúdo oferecendo familiaridade necessária com projetos de aplicações web que necessitam também estarem pronto para Web Mobile. O início do curso está programado para 30 de janeiro de 2012 e tem duração de 8 semanas. Informações detalhadas podem ser acessadas no url http://www.w3devcampus.com/mobile-web-and-application-best-practices-training/.

Brasil vence o “Desarrollando América Latina”

A equipe brasileira São Paulo Perl Mongers foi a grande vencedora do primeiro desafio “Desarrollando América Latina”, que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro. A disputa simultânea envolveu dezenas de equipes em seis países para desenvolver aplicações utilizando dados abertos durante 30 horas consecutivas.

W3C Brasil lança Chamada Pública de fomento à pesquisa

NOVO PRAZO: 26 de março de 2012.
O Escritório Brasileiro do W3C, a partir de decisão do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil e em parceria com a SBC – Sociedade Brasileira de Computação, lançou Chamada Pública com o objetivo de seleção de propostas para pesquisa e participação de pesquisadores brasileiros nos grupos de trabalho de definição de padrões Web no Consórcio Internacional W3C.

Conheça os vencedores do 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Ontem, dia 3 de dezembro aconteceu a cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.A cerimônia foi marcada pela emoção dos vencedores e pelas homenagens feitas a Everaldo Bechara e Marco Antônio de Queiroz, o MAQ. A partir de agora, a categoria “Projetos Web” será nomeada de “Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web”.A lista completa dos vencedores está disponível em http://premio.w3c.br/

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia 3 de dezembro foi proclamado pela ONU o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para promover não só sensibilização da sociedade, mas para trazer à tona ações, discussões e medidas em relação à acessibilidade. Com o objetivo de promover a acessibilidade na web, o W3C Brasil, em parceria com a Digital Acesso e o ILearn promovem no dia 3 de dezembro no Rio de Janeiro, um Dia de Acessibilidade na Web.

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

O Escritório brasileiro do W3C, por iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou durante a 3ª Conferência Web W3C Brasil, no dia 17 de novembro de 2011, o prêmio Todos @ web Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

W3C do not track

W3C lança e-book de livro com Receita para o não rastreamento na Web, parte do Donottrack.us/cookbook.Para baixar acesse a url http://bit.ly/1js0CFC Recomenda-se um leitor compatível com o formato epub. Dica: o google reader aceita upload e sincronização de e-pubs. Basta fazer o upload para sua biblioteca e ler no seu dispositivo!W3C lança e-book de livro com Receita para o não rastreamento na Web, parte do Donottrack.us/cookbook.Para baixar acesse a url http://bit.ly/1js0CFC Recomenda-se um leitor compatível com o formato epub. Dica: o google reader aceita upload e sincronização de e-pubs. Basta fazer o upload para sua biblioteca e ler no seu dispositivo!

Plataforma aberta da Web

Durante os dias 17 e 18 de novembro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, profissionais, pesquisadores e apaixonados pela Web estarão na 3a Conferência Web W3C Brasil para debaterem a plataforma aberta da Web.

Participe do primeiro encontro “Desarrollando América Latina”

Durante um fim de semana, os melhores programadores e desenvolvedores de seis países latino-americanos – Argentina, Brasil, Chile, México, Perú e Uruguai – se reunirão por 30 horas seguidas em seus respectivos países e poderão trabalhar suas mentes criativas para desenvolver aplicações tecnológicas para o bem social.

Trabalhos selecionados para a Conferência Web W3C Brasil

O Comitê de Programa da Conferência Web W3C Brasil divulgou a lista dos trabalhos, casos de uso e tutoriais selecionados para compor a programação da conferência. Foram selecionados 3 tutoriais, 4 casos de uso e 8 trabalhos, abrangendo temas de HTML5, CSS3, Web Semântica, Dados Abertos, Ontologias, entre outros. Todos os setores estarão representados na conferência com a seleção de trabalhos vinculados à pesquisa acadêmica, ao mercado, à comunidade de desenvolvedores e aos governos. A lista completa dos trabalhos selecionados encontra-se no site da conferência http://conferenciaweb.w3c.br/trabalhos-selecionados. A III Conferência Web W3C Brasil 2011 será realizada na cidade do Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro de 2011.

Jeffrey Zeldman cancela participação na Conferência Web W3C Brasil

ATUALIAZADO em 18/out Imprevistos pessoais impedem Jeffrey Zeldman de participar da Conferência Web W3C Brasil (http://conferenciaweb.w3c.br). Inicialmente programado como Keynote Speaker, Zeldman está entre os mais conhecidos Web designers do mundo. Autor de livros best sellers como Taking Your Talent to the Web e o Designing with Web Standards, editado no Brasil com o título Criando Design com Padrões Web. Não há projetista web que não conheça a muito famosa revista on-line A List Apart (http://alistapart.com) com artigos publicados desde 1998 e da qual Jeffrey Zeldman é diretor, editor e um dos fundadores.
Outros nomes de palestrantes internacionais serão confirmados nos próximos dias. A conferência será realizada no Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro de 2011. As inscrições podem ser efetuadas através do site http://conferenciaweb.w3c.br/inscricoes

Aberta temporada de inscrições para 3a Conferência Web W3C Brasil

A Conferência Web W3C Brasil acontecerá nos dia 17 e 18/nov na cidade do Rio de Janeiro. Criada para oferecer ao público brasileiro um amplo fórum anual de discussão e debate sobre a evolução da Web, a Conferência reunirá pesquisadores, desenvolvedores, usuários, empresas, agências digitais, mídia e todos aqueles que são apaixonados pela Web e que têm algo a oferecer, usar e debater. O período para inscrições está aberto, com taxas de desconto para os que se inscreverem até 17/outubro. http://conferenciaweb.w3c.br/inscricoes

W3C Brasil lança publicação sobre Dados Abertos para desenvolvedores

O W3C Brasil lançou sua nova publicação projetada para desenvolvedores que queiram trabalhar com dados abertos. O Manual dos Dados Abertos: desenvolvedores apresenta os principais conceitos dos dados abertos, por que abrir dados, como publicá-los em formato aberto e como desenvolver aplicações reutilizando-os. O manual foi redigido colaborativamente e contou com a parceria da Comunidade São Paulo Perl Mongers e do Laboratório de Cultura Digital. O manual traz também diversos artigos sobre como publicar e desenvolver aplicações com dados abertos em diversas linguagens de programação como Perl, Python, Ruby, LUA, PHP. A primeira edição não objetiva ser completa na abordagem das linguagens de programação, mas introduzir o tema aos desenvolvedores e abrir um canal para que novos artigos sobre o tema sejam publicados. O download da versão eletrônica do Manual pode ser feito a partir da página de publicações do W3C.

Concorrente do Paraná vence Concurso Logo WWW 2013

A Comissão Julgadora do Concurso para a Logo Oficial da WWW2013 – Rio escolheu a uma das propostas de Alan Pablo Montenegro a vencedora da disputa. A Conferência WWW, inédita no Brasil, é o fórum global mais importante para discussão e debate sobre a evolução da Web, os seus avanços científicos e tecnológicos, a padronização de suas tecnologias, e o seu impacto na sociedade e cultura. O vencedor conquistou a inscrição, passagens e diárias para participar da conferência no Rio de Janeiro. Acesse a página de divulgação para ver o logo vencedor.

W3C Brasil transmite ao vivo na web Workshop de Ontologias

I Workshop de Introdução à Engenharia de Ontologias e Web Semântica que o W3C Brasil realiza em Brasília-DF no próximo 13/julho/2011 será também transmitido ao vivo pela web. O link para a transmissão mms://200.160.1.20/w3c-workshop-intro-ontologias estará funcional na manhã do dia 13/07. Para assistir a transmissão é necessário software com suporte a MMS previamente instalado. Pode-se também obter informações pelo twitter http://twitter.com/#!/w3cbrasil. O conteúdo do workshop foi elaborado pelo Prof. Giancarlo Guizzardi do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) da Universidade Federal do Espírito Santo. <http://nemo.inf.ufes.br/pt-br> . A iniciativa é do W3C Brasil, do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil e da SLTI-MPOG Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e conta com o apoio da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública e a parceria do NEMO-UFES. Veja a programação completa.

Chamada de Trabalhos para a 3a Conferencia Web W3C Brasil

Aberta a temporada de Chamada de Trabalhos para a 3a. Conferência Web W3C Brasil. Nesse anos de 2011 a conferência acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro. Trabalhos, Casos de uso e Tutoriais podem ser inscritos até o dia 09/09/2011 para serem submetidos à avaliação do Comitê de Programa. O endereço para envio dos trabalhos é http://www.easychair.org/conferences/?conf=webw3c2011. Orientações sobre como proceder podem ser obtidas na página da conferência http://conferenciaweb.w3c.br/chamada-de-trabalhos.

W3C Brasil assina Protocolo de Intenções de Projeto Dados Abertos com Governo do Estado do RS

Participando da 12a. edição do Fórum Internacional de Software Livre – FISL em Porto Alegre, RS, o W3C Brasil assina protocolo de intenções com representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para publicação de Dados Abertos. O protocolo será firmado entre o CGI.br/W3C.br, a PROCERGS, a Casa Civil, a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Dentre outras atividades, o W3C Brasil lançará também no FISL o Manual de Dados Abertos: Governo, publicado em parceria com a comunidade Transparência Hacker. Três outras atividades têm a participação do W3C: palestra sobre HTML5 e Acessibilidade e um painel sobre Dados Abertos. Veja a lista completa da atividades do W3C Brasil nas trilhas de programação do FISL.

W3C Brasil promove Workshop de Ontologias

Parte integrante das atividades do Grupo de Trabalho de Ontologias, o W3C Brasil promove o I Workshop de Introdução à Engenharia de Ontologias e Web Semântica em Brasília-DF no próximo mês de julho. A participação no workshop é gratuita, mediante inscrição prévia através do formulário <http://migre.me/52YS4>. O conteúdo do é elaborado pelo Prof. Giancarlo Guizzardi do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) <http://nemo.inf.ufes.br/pt-br>. A iniciativa é do W3C Brasil, do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil e da SLTI-MPOG Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e conta com o apoio da ENAP – Escola Nacional de Adminsitração Pública e a parceria do NEMO-UFES. Veja a programação completa.

Última Chamada: W3C convida para revisão ampla do HTML5 e outras 5 especificações

O W3C publicou hoje a chamada para ampla revisão do HTML5 e outras cinco especificações relacionadas que constituem a base da Plataforma Aberta da Web do W3C. O HTML5, no cerne desta plataforma, oferece ferramentas poderosas para o desenvolvimento de aplicações Web que podem ser executadas em qualquer dispositivo. Ao anunciar a última chamada (Last Call), o Grupo de Trabalho HTML incentiva para que todos comentem sobre em que medida confiam de que os requisitos técnicos tenham sido atendidos e de que dependências significativas com outros grupos de trabalho, internos ou externos ao W3C, tenham sido satisfeitas. Comentários são bem-vindos até 3 de agosto. Veja as instruções para feedback na seção status de cada um dos documentos publicados:

W3C Brasil inicia nova turma de Curso HTML5 e CSS3

O W3C Escritório Brasil, iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, ofertará curso sobre HTML5 e CSS3. A próxima turma acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio, seguindo a estratégia de difundir e debater as novidades da nova versão das linguagens HTML e CSS. O programa do curso abrange as principais novidades das novas versões das linguagens até o momento, priorizando a apresentação e o debate semântico dos novos elementos. Todo o conteúdo do curso, inclusive a apostila de HTML5 e apostila de CSS3, pode ser livremente acessado e utilizado.

W3C Brasil inicia estudos sobre Certificação Profissional em Padrões Web

O escritório brasileiro do W3C iniciou grupo de trabalho, com a participação de filiados brasileiros ao consórcio e parceiros, com o objetivo de estudar e levantar hipóteses para implantar processo de certificação profissional em padrões web. A iniciativa, além de analisar limites e possibilidades para esse processo, visa atender demanda dos profissionais do mercado brasileiro que há tempos buscam maneiras de certificar-se nos diversos padrões do W3C. Ainda que os estudos sejam iniciais e que não haja previsão de sua consecução, os interessados em opinar, acompanhar notícias a respeito ou mesmo indicar interesse em candidatar-se a exames para obtenção de certificação podem cadastrar-se no formulário web constante no endereço http://migre.me/4yPeG.

W3C inicia Grupo de Trabalho em Dados Abertos Governamentais

O Consórcio W3C internacional iniciou hoje novo Grupo de Trabalho em Dados Abertos Governamentais com a missão de prover padrões e contribuir com informações para que governos ao redor do mundo publiquem seus dados de modo eficaz e utilizando tecnologia de Web Semântica e Dados Linkados (veja o plano completo). Também hoje o W3C renovou o Grupo de Interesse em eGov, um fórum para a construção e fortalecimento da comunidade que utiliza ou promove o uso das tecnologias Web para melhor acesso ao Governo. Esse grupo identifica e debate as áreas essenciais da tecnologia e as questões políticas relacionadas, veja o plano completo do Grupo de Interesse em eGov e saiba mais sobre eGovernment no W3C

W3C inicia Grupo de Trabalho em Dados Abertos Governamentais

O Consórcio W3C internacional iniciou hoje novo Grupo de Trabalho em Dados Abertos Governamentais com a missão de prover padrões e contribuir com informações para que governos ao redor do mundo publiquem seus dados de modo eficaz e utilizando tecnologia de Web Semântica e Dados Linkados (veja o plano completo). Também hoje o W3C renovou o Grupo de Interesse em eGov, um fórum para a construção e fortalecimento da comunidade que utiliza ou promove o uso das tecnologias Web para melhor acesso ao Governo. Esse grupo identifica e debate as áreas essenciais da tecnologia e as questões políticas relacionadas, veja o plano completo do Grupo de Interesse em eGov e saiba mais sobre eGovernment no W3C.

Finalistas do Concurso Logo Conferência WWW2013 – Rio

A Comissão Julgadora do Concurso para a Logo Oficial da WWW2013 – Rio escolheu cinco propostas de logo como finalistas. As cinco propostas finalistas podem ser vistas na página de divulgação. A Comissão Julgadora entrará em contato com os concorrentes Alan Pablo Montenegro, Max da Pieve, Robson de Oliveira Pinto e Wesley Jefferson de Faria para que apresentem adaptações em suas propostas. Os quatro concorrentes (um deles teve duas de suas propostas selecionadas) deverão agora apresentar suas propostas com o grafismo oficial da conferência, inclusive na versão P&B. Com as adaptações enviadas pelos concorrentes a Comissão Julgadora escolherá finalmente a Logo Oficial, anunciando o concorrente vencedor.

Concurso Logo Oficial para a Conferência WWW2013 – Rio

O prazo de inscrição para o Concurso Logo Oficial da WWW2013 termina essa semana, quinta-feira dia 7 de abril. Todos os concorrentes com suas propostas de logo estão publicados na página http://www.w3c.br/ConcursoLogo2013/LogosConcorrentes, que pode ser consultada. As condições para participação e concorrer à inscrição podem ser consultadas no edital do concurso.

W3C Brasil publica primeiro vídeo em HTML5 e TTML1.0

Importante vídeo sobre acessibilidade na Web agora está disponível também em HTML5 e TTML 1.0
O W3C Brasil, em parceria com Acesso Digital, um grupo de pesquisa em acessibilidade, usabilidade e padrões Web, disponibiliza uma nova versão do vídeo "Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?", utilizando agora o padrão HTML5 e com legendas em inglês, espanhol e português no padrão TTML 1.0 (Timed Text Markup Language).
O vídeo demonstra a importância que a utilização do HTML5 e TTML 1.0, aliada ao uso dos padrões de acessibilidade para a Web, tem na construção de uma plataforma realmente aberta. O objetivo é garantir que, em sua evolução, a Web mantenha-se sempre aberta, interoperável, colaborativa e livre, fiel às suas características originais.

Web for All (W4A) trata de acessibilidade na WWW2011

A oitava edição do evento W4A nos dois primeiros dias da WWW2011, na Índia, apresentou trabalhos voltados a acessibilidade na web. O tema foi “Crowdsourcing the Cloud: An Inclusive Web by All and For All?”
Manish Gupta, Diretor de pesquisas da IBM Índia abriu com um projeto de acesso a web via telefonia convencional que possibilita que milhares de pessoas acessem e publiquem informações em um portal web de voz. Indicado para aqueles que estariam excluídos da web tradicional via computador / teclado.

Iniciou hoje em Hyderabad a 20a Conferência WWW

De hoje, 28 de março, até 01 de abril em Hyderabad, Índia, acontece a 20a. Conferência WWW Internacional. Há 20 anos que a Web vem revolucionando o modo como nos comunicamos, trabalhamos e vivemos. 24 horas por dia, sete dias na semana compartilhamos conhecimento e rompemos fronteiras na era da informação e da economia digital. Mas a Web ainda é um benefício para uma parcela pequena da população humana.

Novo prazo para envio de propostas para o logo oficial da WWW 2013

O W3C Brasil prorroga para o dia 7 de abril o prazo para envio de propostas para o Concurso Logo Oficial da WWW2013. Essa nova data atende a pedidos para possibilitar maior participação da comunidade de desenvolvedores e designers. Até o momento, já foram recebidas 38 propostas. Com base no item 3.10 do edital do concurso, a Comissão Julgadora decidiu dar ampla transparência ao processo de seleção do melhor logo e publicar todas as propostas recebidas na página web do concurso.

W3C Brasil lança seu novo site

O escritório brasileiro do W3C (W3C.br) lançou hoje seu novo site. Além de adequar o leiaute ao modelo adotado pelo W3C internacional, a plataforma do novo ambiente dará ao escritório maior agilidade na publicação de informações, buscando promover a necessária interação com a comunidade brasileira de desenvolvimento web, cada vez mais opinativa e atuante na evolução da Plataforma Aberta da Web.

Escritório W3C Brasil lança concurso para escolha do logo oficial da Conferência WWW2013

O escritório brasileiro do W3C (W3C.br) anuncia o “Concurso Logo Oficial – Conferência WWW2013”. A produção selecionada será utilizada em todos os materiais que identifiquem o evento, inédito no País, que ocorrerá no Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2013. A Conferência WWW, inédita no Brasil, é o fórum global mais importante para discussão e debate sobre a evolução da Web, os seus avanços científicos e tecnológicos, a padronização de suas tecnologias, e o seu impacto na sociedade e cultura. O edital e o Cadastro de Participação no Concurso estão disponíveis no sítio do Escritório W3C Brasil – http://www.w3c.br/logowww2013/. As inscrições são gratuitas e as propostas devem ser encaminhadas para o e-mail concursow3c@nic.br até o dia 21 de março.A composição do logo deve ser inédita e de própria autoria, respeitando os seguintes elementos: identificação da cidade do Rio de Janeiro, a edição da conferência especificamente no ano de 2013, as letras WWW e pelo menos duas das cores da bandeira nacional. Como fonte de pesquisa, os logos utilizados nas edições anteriores estão ilustrados abaixo.

W3C confirma Last Call do HTML5 para maio de 2011 e padrão completo para 2014

O W3C referendou os estatutos do Grupo de Trabalho HTML com objetivos claros para o HTML5, a pedra angular do Plataforma Web Aberta do W3C para o desenvolvimento de aplicações. Em maio de 2011, o Grupo de Trabalho vai avançar para o “Last Call” do HTML5, que é um convite para comunidades dentro e fora do W3C para confirmar a adequação técnica das especificações. A seguir, o grupo mudará o foco para reunir ao resultados de testes de implementação. O W3C está desenvolvendo uma suíte de testes abrangentes para alcançar a interoperabilidade ampla para a especificação completa em 2014, a data prevista para a Recomendação. “Mesmo que a inovação siga seu curso, avançar o HTML5 para Recomendação fornecerá a todo o ecossistema da Web um padrão estável, testado e interoperável”, disse Jeff Jaffe, diretor executivo do W3C. “A decisão de agendar o Last Call do HTML5 para maio de 2011 foi um passo importante no balizamento das expectativas da indústria. Hoje nós demos o próximo passo ao anunciar 2014 como o objetivo para se tornar Recomendação”.

*Esta notícia foi publicada originalmente no site do W3C Brasil.

W3C anuncia Logo HTML5

Atendendo deO W3C anunciou hoje o logo HTML5, uma identidade visual para a plataforma web aberta. O W3C incentiva os desenvolvedores a usar o HTML5 e convida a fornecerem feedback ao Grupo de Trabalho de HTML, como parte do processo de padronização.

Ivan Herman, visita W3C Brasil

Ivan Herman, líder da atividade de Web Semântica no W3C, em visita ao Brasil como integrante do comitê IW3C2 para verificar local da futura Conferência WWW 2013, aproveitou sua estada e realizou atividade com o W3C Escritório Brasil na manhã do dia 15 de outubro, reunindo interessados no debate sobre os rumos e padrões da Web Semântica. A atividade foi desiginada como “Café Semântico” e contou com participação de público também através da web que puderam acompanhar os debates em transmissão online.

W3C identifica como a Web vai transformar a Indústria de Sinalização Digital

O W3C anunciou hoje um novo impulso para tornar a Web a futura plataforma interoperável para Sinalização Digital. O W3C publicou um resumo dos principais temas e casos de uso para trazer a Sinalização Digital para a Web, com como uma primeira análise de aprimoramentos da Web para permitir a transformação do ecossistema de Sinalização Digital.

W3C Brasil lança curso de Dados Abertos

A atuação do W3C Brasil na disseminação dos conceitos de Linked and Open Data tem despertado grande interesse de diversos segmentos de desenvolvedores de aplicações para web, principalmente usuários e desenvolvedores web de informações governamentais. Para atender essa demanda e também iniciar a formação de multiplicadores, o W3C Brasil ofereceu nos últimos meses de setembro, agosto e julho, três turmas do seu primeiro curso de Publicação e uso de dados abertos na web para um grupo de parceiros em organizações governamentais com potencial oferta de dados em padrão aberto e também organizações da sociedade civil com interesse na reutilização e reaplicação desses dados.

W3C Brasil Promove Cursos de HTML5

Atendendo demanda da comunidade de desenvolvimento web brasileira, o W3C Escritório Brasil ofereceu duas turmas de curso de HTML5 para grupos de parceiros e interessados da comunidade que se comprometeram com a divulgação do conteúdo do curso e a publicação de aplicações e/ou sites na web com uso de HTML5.

Cresce muito o número de linked data publicado

workshop sobre Linked Data na Web foi um dos destaques da WWW2011. Desde 2008, o workshop trata da publicação e consumo de dados linkados, principalmente aqueles relacionados com a “web das coisas”. Os organizadores divulgaram um crescimento significativo no volume de dados publicados em RDF por tipo de domínio. Segundo Chris Bizer (Freie Universität Berlin), o número de RDFs publicados mais do que triplicou em 2010, comparando com 2009, em aplicações em diferentes setores da sociedade. Os números, baseados no catálogo de data sets CKAN, refletem que cada vez mais a web será semântica, fortemente conectada e referenciada, ligando coisas, mais do que documentos.