Notícia

Assinatura de acordo de Cooperação entre o Ministério da Justiça do Brasil e o W3C Brasil

Assinatura de acordo de Cooperação entre o Ministério da Justiça do Brasil e o W3C Brasil

A parceria entre o MJ e o W3C Brasil (CGI.br/Nic.br) tem o objetivo de auxiliar o Ministério da Justiça a mapear bases de dados de interesse para divulgar em formato aberto pela sociedade e é fruto da promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI), que desencadeou no Ministério um trabalho de articulação para promover a cultura de dados abertos e de transparência, além de aperfeiçoar os mecanismos de divulgação ativa das informações sobre as políticas públicas conduzidas pelo órgão.

O Ministério da Justiça vai disponibilizar, como base de dados inaugural, a primeira base de dados abertos do Ministério da Justiça no Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br/): o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que integra o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e é mantido pela Senacon.
Também será feito o lançamento do 1º Concurso de Aplicativos em Dados Abertos do Ministério da Justiça, realizado em parceria com o W3C Brasil. A ideia é promover a criação de ferramentas de visualização e cruzamento dos dados para o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas. O aplicativo terá custo zero para o Ministério da Justiça.
As inscrições no concurso podem ser feitas neste link.
O evento pode ser acompanhado pela transmissão ao vivo.