Notícia

Chegamos aos 10.000 seguidores!

Chegamos aos 10.000 seguidores!

O W3C Brasil chega aos 10.000 seguidores no twitter. A criação da Web foi o primeiro passo em direção da evolução dos meios de comunicação por meio da internet. O escritório do W3C no Brasil, com quase cinco anos de funcionamento, se orgulha de conectar o Brasil à rede de esforços por uma Web mais universal e acessível. Isso só é possível graças à nossa rede de seguidores e colaboradores, que continuam conosco nessa missão. Muito obrigado!

Resumo rápido

Antes da Web, os sistemas BBS (bulletin board system) conectavam usuários através da internet. O usuário logado podia fazer download e upload de software e dados, ler notícias e trocar mensagens com outros usuários por email ou chat direto. Só que tudo isso era feito via terminal em modo texto. O usuário precisava ter conhecimentos em linha de comando para interagir com os conteúdos da rede e mais ainda para criar algo e colocar à disposição.

Após a criação da Web por Tim Berners Lee, os uso de sistemas BBS caiu drasticamente, em meados de 1996. Isso porque a Web mudou o paradigma da conexão para focar na facilidade de troca de conteúdos, informações, dados e, como consequência, troca de conhecimento. De lá pra cá, cada vez mais a Web tem sido usada como ferramenta de interação entre pessoas, principalmente por meio de perfis compartilhados.

Enfim, a Web é social

O tempo passou e cada vez mais a tendência é tudo na Web se tornar recurso para a troca. A iniciativa da AOL (américa online) que permitia que seus usuários preenchessem o perfil adicionando informações em páginas determinadas inaugurou uma era onde o usuário passa a ser o foco das interações. Em 2013 a quantidade de redes sociais disponível no mundo Web é quase incontável. Existem redes sociais para todos os gostos e finalidades, mas todas tem algo em comum:

  • troca de conteúdo multimídia;
  • perfis pessoais conectados;
  • troca de mensagens instantânea;

Existem mais pessoas conectadas hoje do que jamais houve. A web cada vez mais se torna algo construído sobre a interação e troca de arquivos e experiências entre pessoas. O Twitter, rede social para microblogging (troca de mensagens curtas) apresenta hoje mais de 200 milhões de usuários ativos (dezembro, 2012). O Escritório do W3C no Brasil agradece por ser seguido por uma parcela pequena, mas muito significativa, desses usuários.

Hoje comemoramos 10.000 entusiastas que nos ajudam, pelo twitter, a usar e desenvolver cada vez mais padrões feitos para tornar a Web ainda mais acessível e universal.

Muito obrigado a todos os seguidores!

Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável!