Notícia

Homenagem a Everaldo Bechara – ILearn

Homenagem a Everaldo Bechara - ILearn

Hoje perdemos mais mais um grande incentivador e divulgador da acessibilidade da Web no Brasil. O Prof. Everaldo Bechara faleceu nessa manhã, comovendo seus alunos e toda a comunidade brasileira da acessibilidade na Web.

O Prof. Bechara sempre participou ativamente das ações do W3C. Filiou o ILearn (fundado há mais de dez anos para a capacitação de profissionais em tecnologias da Internet e Web) ao W3C, sendo essa a primeira instituição brasileira a se filiar ao consóricio internacional, antes mesmo de existir um escritório do W3C no Brasil.

Sua colaboração para a acessibilidade na Web foi muito significativa. Foi ele quem fez a primeira tradução do documento das WCAG 2.0 em 2009, possibilitando que a comunidade brasileira tivesse acesso ao documento em português pouco tempo depois das diretrizes se tornarem recomendação. É com base nesse documento que o GT de Acessibilidade na Web trabalha para tornar a tradução uma Recomendação Autorizada pelo W3C. Ele ainda participou de todas as conferências do W3C Brasil e foi jurado do primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

Sua paixão pela acessibilidade e por ensinar é sua grande marca. Seus ensinamentos sobre a web aberta e para todos continuarão presentes nas ações do W3C Brasil. Descanse em paz, Bechara.