Notícia

O Consórcio World Wide Web (W3C) e International Digital Publishing Forum (IDPF) buscam uma possível fusão

O Consórcio World Wide Web (W3C) e International Digital Publishing Forum (IDPF) buscam uma possível fusão

O inventor da Web e diretor do W3C, Tim Berners-Lee, faz o discurso de abertura do IDPF DigiCon no BEA 2016

10 de maio de 2016, Chicago, IL, EUA – O Consórcio World Wide Web (W3C) e o International Digital Publishing Forum (IDPF) anunciaram hoje o interesse mútuo em unir esforços de suas respectivas organizações para acelerar o desenvolvimento de tecnologias Web para o mercado editorial no contexto da Plataforma Aberta da Web.

Jeff Jaffe, CEO W3C; Tim Berners-Lee, diretor do W3C; George Kerscher, presidente do IDPF; Bill McCoy, diretor executivo do IDPF, Digicon no 10 de maio de 2016
Jeff Jaffe, CEO W3C; Tim Berners-Lee, diretor do W3C; George Kerscher, presidente do IDPF; Bill McCoy, diretor executivo do IDPF, Digicon no 10 de maio de 2016

Tim Berners-Lee, inventor da Web e Diretor do W3C e Bill McCoy, diretor executivo do IDPF, revelaram os planos logo após o discurso de abertura de Berners-Lee no IDPF Digicon, na Book Expo America 2016, em Chicago, Illinois, EUA.

“Nós pensamos que é emocionante ver o W3C e o IDPF juntos com o objetivo de alcançar o alinhamento entre a indústria editorial e as tecnologias básicas da Web. Isto irá permitir um ambiente de recursos audiovisuais na publicação digital, o que vai trazer novas oportunidades para os leitores, autores e editores “, disse Berners-Lee.

“Pense em livros didáticos. O conteúdo do livro como o conhecemos hoje está se tornando totalmente interativo e acessível, com links para vídeos e imagens de acontecimentos históricos e os dados originais de pesquisa. Isto proporciona maior autenticidade e ambiente de aprendizagem mais atraente para professores e alunos”, disse Berners-Lee.

“Não importa se são conteúdos em ePUB ou marketing social para reter leitores, as tecnologias Web são essenciais para permitir a criação de conteúdo digital para ser distribuído em todo o mundo e visto em qualquer dispositivo conectado à Web, seja por meio de aplicativos específicos de leitura ou dispositivos eReader”, disse McCoy.

A conjugação de recursos do W3C e IDPF vai colocar uma visão para a publicação na Web

Após o anúncio, os representantes do W3C e IDPF explicaram que por três anos os membros de suas respectivas comunidades têm trabalhado para identificar como a tecnologia e a experiência da indústria editorial pode melhorar a Web, e como as tecnologias da Web podem criar mais oportunidades para a indústria editorial.

“Estou animado com a possibilidade de unir forças com o W3C. A trajetória bem sucedida do IDPF no desenvolvimento de normas para ePUB para a indústria editorial será complementada com a experiência do W3C no desenvolvimento de padrões Web que permitem a criação de conteúdo rico e acessível”, disse George Kerscher, presidente do IDPF.

Dr. Jeff Jaffe, CEO do W3C, também concordou. “Com a participação de toda a comunidade editorial digital e dos desenvolvedores da plataforma Web, o desenvolvimento de padrões tecnológico irá acelerar. As tecnologias Web criadas não atendem as necessidades rigorosas dos autores e editores, cujos conteúdos estão escritos manualmente em livros, jornais e revistas em estilo aprimorado”.

Próximos passos

Entre os próximos passos no processo de conjugação de esforços das duas organizações inclui a Request for Comments dos respectivos membros do W3C e IDPF e a elaboração de um Memorando de Entendimento. Enquanto se aguarda o apoio dos membros, a revisão jurídica do acordo ea resolução positiva dos detalhes específicos, a meta é que essa união torna-se efetiva antes de Janeiro de 2017. A evolução futura das normas técnicas EPUB continuar no sob o W3C, e todo o trabalho extensivo para melhorar as características de publicação na web Open Platform.

Sobre o Consórcio World Wide Web

O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, uma equipe em tempo integral e o público trabalham em conjunto para desenvolver padrões Web. O W3C realiza a sua missão de criar padrões e orientações para a Web destinadas a assegurar a gestão e o crescimento da Web a longo prazo. Mais de 400 organizações são membros do Consórcio.

O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (MIT CSAIL) nos Estados Unidos, o Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França, Universidade de Keio no Japão e Universidade Beihang na China. W3C tem escritórios na Austrália; Benelux; Brasil; Finlândia; França; Alemanha e Áustria; Grécia; Hungria; Índia; Itália; Coreia; Marrocos; Rússia; África do Sul; Espanha; Suécia; e Reino Unido e Irlanda. Para mais informações visite http://www.w3.org/

Sobre o International Digital Publishing Forum

A International Digital Publishing Forum (IDPF) é a organização de normas e comércio global dedicada especificamente ao desenvolvimento e promoção da editoração electrônica e do consumo de conteúdo digital em todo o mundo. Entre os membros do IDPF incluem editoras, empresas de tecnologia, associações da indústria, governo e organizações educacionais. IDPF desenvolveu o formato padrão ePUB para o intercâmbio e distribuição de publicações digitais. http://idpf.org

Contato com a mídia
Karen Myers, W3C w3t-pr@w3.org
Telefone: 1.978.502.6218

Sarah Hilderley, Diretor de Comunicações IDPF presscontact@idpf.org