Notícia

O mundo comemora os 25 anos da Web

O mundo comemora os 25 anos da Web

Os usuários da Web em todo o mundo compartilham mensagens de aniversário com a hashtag #web25 para marcar o dia em que Tim Berners- Lee inventou a World Wide Web12 de março de 2014 – Hoje, em todo o mundo, as pessoas estão se unindo ao inventor da Web, Tim Berners- Lee para desejar feliz aniversário pelos 25 anos da World Wide Web. Para marcar a ocasião, todos estão convidados a compartilhar mensagens de felicitações em redes sociais usando a hashtag #web25. As mensagens selecionadas serão publicadas em um cartão de aniversário virtual no site webat25.org.Leia o press release completo

Berners-Lee e duas organizações próximas a ele – a World Wide Web Foundation e o World Wide Web Consortium, também chamarão as pessoas a tomar medidas para proteger e melhorar a Web aberta em 2014.

Lembrando o tema do seu famoso Tweet durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012, Berners-Lee disse “Isto é para Todos”:”Os bilhões de usuários da Web são o que a fizeram grande. Espero que muitos deles juntem-se a mim hoje para comemorar este importante marco. Eu também espero que este aniversário desencadeie uma conversa mundial sobre a nossa necessidade de defender os princípios que fizeram da Web um sucesso. É preciso desbloquear o potencial inexplorado da Web. Eu acredito que podemos construir uma Web que seja realmente para todos: uma Web que seja acessível a todos a partir de qualquer dispositivo e que capacite todos nós a alcançar nossa dignidade, direitos e todo o nosso potencial como seres humanos. Conte-nos seus sonhos para a Web com #Web25.”

Proposta em março de 1989, a Web tem transformado a forma como o mundo se comunica, cria e colabora. Mais de duas em cada cinco pessoas no mundo estão agora ligadas à Web, muitas vezes divididas geograficamente e socialmente. A cada minuto, elas enviam uns aos outros centenas de milhões de mensagens, compartilham 20 milhões de fotos e trocam pelo menos US$ 15 milhões em bens e serviços. O sucesso da Web pode ser atribuído ao seu desenho original, como um sistema descentralizado e uma arquitetura aberta que qualquer um poderia ajudar a construir.

No entanto, o verdadeiro potencial da Web aberta como uma ferramenta para o empoderamento em todo mundo ainda precisa ser realizado, e pode diminuir se os principais desafios não forem resolvidos. Ao longo de 2014 e posteriormente, Berners-Lee buscará engajar os usuários da Web, empresas e decisores políticos no debate crítico de questões como:

  • – Como podemos conectar as quase três em cada cinco pessoas em todo o mundo que ainda não estão conectadas à Web?
  • – Regulamentação da Internet está muito disputada em terreno mundial e nacional. Que novas soluções inclusivas podem evitar os danos de uma Web fragmentada?
  • – A nossa capacidade de usar a Web para falar e organizar coletivamente está sob ameaça de censura e vigilância, qualquer usuário online está ameaçado por cibercrimes. Como podemos atender a sociedade de necessidades crescentes de liberdade e privacidade online, bem como de segurança?
  • – Globalmente, menos de 10% do conjunto de dado-chave do governo têm sido abertos gratuitamente para re-uso online, limitando drasticamente o empoderamento de inovação da Web em áreas como a melhoria do transporte público e a luta contra a corrupção. Que medidas podem ser tomadas para despertar o verdadeiro poder dos dados abertos?
  • – A Plataforma Web aberta deve ser capaz de se expandir para atender a indústria que demanda por interoperabilidade, mobilidade e desempenho em dispositivos conectados de todas as formas e tamanhos. Como vamos enfrentar os desafios colocados por essa diversidade?
  • – Como vamos promover um rico ecossistema de diversidade e inovação a longo prazo, ao invés de jardins murados menos férteis?

“Se queremos uma Web verdadeiramente para todos, então todos devem ter um papel na formação de seus próximos 25 anos”, Berners-Lee concluiu.

Para começar,convidamos você a:

  • – Junte-se a Tim Berners-Lee no Reddit Ask Me Anything em 12 de março
  • – Envie seus votos de aniversário através das mídias sociais usando a hashtag #Web25
  • – Registe-se para participar da campanha A Web que Queremos, co-organizada pela Web Foundation e descubra como participar de eventos e ações em sua comunidade ou país, para defender os direitos dos usuários e da Web.
  • – Participe ou assista a transmissão do Simpósio do Aniversário de 25 anos da Web quando imaginaremos o seu futuro da Web durante uma discussão em um jantar, que será no dia 29 de outubro em Santa Clara, Califórnia.

Muitas organizações se envolverão em atividades do aniversário da Web durante todo o ano. Para saber mais, visite Webat25.org.

Patrocinadores – Web 25

W3C e World Wide Web Foundation gostariam de agradecer a todos os patrocinadores que estão ajudando a tornar essas atividades possíveis:

Conheça todos os patrocinadores

Uma Breve História da Web

  • – Março de 1989: “Gestão da Informação: Uma Proposta” é escrita por Tim Berners-Lee (TBL) e distribuído para comentários no CERN.
  • – Outubro de 1990: TBL começa a trabalhar em um navegador de hipertexto + editor usando o ambiente de desenvolvimento NeXTStep?. Ele usa “WorldWideWeb” como um nome para o programa e projeto.
  • – Agosto de 1991: O software Web é disponibilizado na Internet via FTP.
  • – Maio de 1992: Versão de teste do navegador “Viola” de Pei Wei.
  • – Fevereiro de 1993: National Center for Supercomputing Applications (NCSA) lança a primeira versão alfa do Mosaic de Marc Andreessen.
  • – Abril de 1993: CERN declara que a tecnologia WWW seria livremente utilizável por qualquer pessoa, sem taxas a serem pagas ao CERN.
  • – Maio de 1994: Primeira Conferência Internacional WWW, no CERN, em Genebra.
  • – Outubro de 1994: É fundado o World Wide Web Consortium (W3C )

Leia mais sobre a história da Web

Sobre Tim Berners-Lee

Graduado na Universidade de Oxford, Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web – uma iniciativa de hipermídia baseada na Internet para o compartilhamento global de informação, quando estava no CERN, o Laboratório de Física de Partículas Europeu, em 1989. Ele escreveu o primeiro cliente Web e servidor em 1990. Suas especificações de URIs, HTTP e HTML foram refinadas como tecnologias de propagação da Web. Ele é diretor do W3C e da World Wide Web Foundation. Além disso, é o professor fundador da 3Com Escola de Engenharia com um compromisso comum no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde também preside o Grupo de Informação Descentralizada (DIG). Por mim, também é professor no Departamento de Electrônica e Computação na Universidade de Southampton, no Reino Unido.

Leia a biografia completa de Tim Berners-Lee

Sobre o Consórcio World Wide Web

O World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional onde as organizações associadas, profissionais de tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões Web. O W3C realiza a sua missão através da criação de normas e diretrizes da Web projetadas para garantir o crescimento a longo prazo para a Web. A plataforma Web aberta é um foco principal atualmente. Mais de 375 organizações são membros do Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo MIT e o Laboratório de Inteligência Artificial (MIT CSAIL) nos EUA, o Consórcio Europeu de Investigação em Informática e Matemática (ERCIM) com sede na França, Universidade de Keio, no Japão, e Beihang University na China, além de Escritórios Regionais. Para mais informações acesse http://www.w3.org/

Sobre a World Wide Web Foundation

Fundada por Sir Tim Berners-Lee, a World Wide Web Foundation procura estabelecer a Web aberta como um bem público global e um direito básico, criando um mundo onde todos, em toda parte, podem usar a Web para se comunicar, colaborar e inovar livremente.

A equipe da Web Foundation conta com 20 pessoas e mais de 90 parceiros e organizações em 60 países. Nossas iniciativas atuais incluem co-liderança do movimento A Web que Queremos, criando os primeiros padrões de dados abertos do mundo e liderando a Aliança Internet Acessível, a mais ampla coalizão no setor de tecnologia.

A World Wide Web Foundation também produz o Índice da Web, primeira medição multi-dimensional do mundo sobre o crescimento da Web, sua utilidade e impacto sobre as pessoas e as nações. Lançado em 2012 e aclamado pela crítica, a versão 2013 inclui dados sobre mais de 20 países, bem como indicadores avançados sobre temas-chave como acessibilidade, censura e vigilância, gênero e dados abertos.