Notícia

O W3C anuncia Peter Swire como novo co-chair do grupo Do Not Track

O W3C anuncia Peter Swire como novo co-chair do grupo Do Not Track

Em 28 de novembro de 2012, o World Wide Web Consortium (W3C), anunciou a nomeação de Peter Swire como co-chair do Tracking Protection Working Group (Grupo de Trabalho de Proteção contra o Rastreamento).
O grupo está trabalhando para definir o protocolo Do Not Track (Não Rastreamento) e estabelecer um acordo sobre o que o cumprimento do mesmo vai significar na prática. Peter Swire, professor de Direito da Universidade Estadual de Ohio e veterano da administração de Clinton e Obama (nos EUA) traz experiência significativa na construção de consensos e ampla experiência em questões de privacidade para a mesa.


“O Grupo de Trabalho Do Not Track (Não rastreamento) foi concebido para promover um modelo de Internet na qual os usuários possam confiar”, disse Swire, “com liberdade de escolha para o consumidor, transparência sobre as práticas de privacidade e inovação contínua, trazendo conteúdo diversificado para todos aqueles que utilizam a Internet.”
O Grupo de Trabalho (Do Not Track) existe para buscar uma solução consensual que não permita o rastreamento não consensual dos internautas e é parte do trabalho do W3C sobre a plataforma da Web Aberta (Open Web Plattform). Os participantes do grupo representam ecossistemas de publicidade, editoras, fabricantes de browsers, grupos de consumidores, agências governamentais e outros interessados.


“Um padrão global para o Do Not Track permitirá que os websites possam respeitar as preferências dos consumidores sobre sua própria privacidade, mantendo a flexibilidade técnica e apoio à inovação”, disse Thomas Roessler, líder do W3C Technology and Society Domain. “Aguardamos com expectativa a respeitada liderança de Peter Swire para este projeto.”
Swire vai liderar o trabalho do grupo em conformidade com os os aspectos do Do Not Track. Ele substitui Aleecia M. Mc Donald, que está deixando o cargo. Matthias Schunter (Intel) continuará como co-chair do grupo, com foco na especificação do protocolo Do Not Track (Não Rastramento).


Sobre o World Wide Web Consortium (W3C)
O W3C é um consórcio internacional no qual organizações filiadas, uma equipe em tempo integral e o cidadãos trabalham juntos para desenvolver padrões para a Web. A missão mais importante do W3C é a criação de padrões e diretrizes elaborados para garantir o crescimento da Web. Mais de 375 organizações são membros do consórcio. O W3C é administrado conjuntamente com o MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (MIT CSAIL) nos Estados Unidos, o European Research Consortium for Informatics and Mathematics (ERCIM) sediado na França e a Universidade de Keio no Japão, além de outros escritórios ao redor do mundo. Para mais informações: http://www.w3.org/.