Notícia

Participe da cerimônia de premiação do Todos@Web 2014

Participe da cerimônia de premiação do Todos@Web 2014

No dia 4 de dezembro de 2014 acontece o momento máximo da acessibilidade na Web no Brasil. Nessa noite serão conhecidos os vencedores da terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, organizado pelo W3C Brasil e CGI.br. Dezenas de especialistas em acessibilidade estarão presente entre os finalistas e avaliadores dos trabalhos para celebrar a Web inclusiva, que não cria barreiras de acesso para as pessoas.

Durante a cerimônia o público vai conhecer quais são as pessoas e instituições que vem fomentando a acessibilidade na Web no Brasil, as tecnologias assistivas e aplicativos inovadores que possibilitam o acesso a Web de pessoas com deficiência e projetos web que não criem barreiras para pessoas com deficiências e seguem boas práticas de acessibilidade em seus sites. O melhor projeto Web inscrito será premiado com o Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web, em homenagem ao pioneiro na luta pelo acesso de pessoas com deficiências no Brasil, Marco Antônio de Queiroz.

Para assistir a cerimônia é necessário fazer a inscrição prévia enviando um e-mail para eventos@nic.br com nome completo e telefone para contato até o dia 2 de dezembro. Em até dois dias úteis você receberá a confirmação da sua participação. A entrada é gratuita.

Workshop de acessibilidade na Web

Antes da cerimônia, a partir das 15:00, haverá um workshop de acessibilidade na Web no local do evento, com a participação dos finalistas do prêmio para um debate e discussão sobre boas práticas em acessibilidade na Web. A participação no workshop também é gratuita e vagas são limitadas, então faça já a sua inscrição, enviando também um e-mail para eventos@nic.br!

Anote na agenda

Data: 4 de dezembro de 2014
Hora: O workshop começa às 15:00 e a cerimônia de premiação às 19:00
Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Memorial da Inclusão, em São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 Barra Funda – São Paulo – SP – CEP: 01156-001
Estacionamento: Acesso pelo portão 15

Maiores informações estão disponíveis no site da premiação em http://premio.w3c.br/cerimonia/

Divulgados os finalistas do Todos@Web

13 de novembro de 2014

A 3ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web completa nesta quinta-feira (13) mais uma importante etapa: a divulgação dos projetos finalistas, entre eles, websites, instituições, cidadãos, aplicativos e tecnologias assistivas que promovem o acesso de pessoas com deficiências na Web. Para conhecer os selecionados pela comissão avaliadora, acesse: http://premio.w3c.br/finalistas/.

HTML5 é uma Recomendação W3C

28 de outubro de 2014

O Grupo de Trabalho de HTML publicou hoje o documento HTML5 como Recomendação W3C. Esta especificação define a quinta grande revisão do HTML, que é a peça chave da plataforma da Web aberta.

“Hoje não pensamos que estamos assistindo um vídeo e áudio de forma nativa no navegador, e muito menos acessando um navegador em um telefone”, disse Tim Berners-Lee, diretor do W3C. “Nós esperamos ser capazes de compartilhar fotos, fazer compras, ler notícias e procurar informações em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Embora eles permanecem invisíveis para a maioria dos usuários, HTML5 e a Plataforma Aberta da Web está guiando estas crescentes expectativas dos usuários. “

WCAG 2.0 em português é uma tradução autorizada pelo W3C

24 de outubro de 2014

Foi publicada hoje, dia 24 de outubro, a primeira tradução autorizada do W3C em português (pt-br), as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web 2.0 http://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br/.

O documento foi traduzido inicialmente pelo Prof. Everaldo Bechara e foi revisado pelo grupo de especialistas que faz parte do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil, em um esforço de tornar o documento uma referência técnica e de fácil compreensão para o público brasileiro.

Prorrogadas as inscrições do Prêmio Todos@Web

30 de setembro de 2014

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – todos@web foram prorrogadas. Agora você tem até o dia 6 de outubro para inscrever seu projeto, ação, website ou tecnologia.

O Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.

As inscrições podem ser feitas pelo link http://premio.w3c.br/inscricoes/ .

Maiores informações como prêmiação, categorias e critérios podem ser obtidas no endereço http://premio.w3c.br/regulamento/

Assista ao vivo a Webbr2014

25 de setembro de 2014

Assista ao vivo a sexta edição da Conferência Web W3C Brasil em português (http://conferenciaweb.w3c.br/aovivo/) e inglês (http://conferenciaweb.w3c.br/live/)

W3C na Escola de Governança da Internet no Brasil

20 de agosto de 2014

O W3C Brasil participou do curso de curta duração da Escola de Governança da Internet no Brasil, com uma atividade interativa com os alunos para mostrar a importância da Web na evolução da Internet.

Abertas as inscrições para a 3a edição do prêmio Todos@Web

1 de agosto de 2014

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, que tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro. O regulamentocategoriaspremiação e formulário de inscrição estão disponíveis no site do prêmio http://premio.w3c.br/

Participe da Conferência Web W3C Brasil 2014

30 de julho de 2014

A Conferência Anual do W3C Brasil já tem data e local para acontecer: dias 25 e 26 de setembro de 2014 em São Paulo. As inscrições estão abertas e os primeiros palestrantes já estão confirmados.

O evento deste ano tem como tema o aniversário dos 25 anos da Web e a celebração dos 20 anos do W3C. Para comemorar, a conferência lançou o Tumblr Declare seu amor pela Web para que todos possam compartilhar o quanto a Web é importante em sua vida.

Marco Civil: Statement of Support from Sir Tim Berners-Lee

24 de Março de 2014

This week, the Brazilian Congress may vote on Marco Civil, which some have called a ‘Constitution for the Internet’. Sir Tim Berners-Lee, founding director of the Web Foundation and inventor of the World Wide Web, has offered this statement of support.

O mundo comemora os 25 anos da Web

12 de março de 2014

Os usuários da Web em todo o mundo compartilham mensagens de aniversário com a hashtag #web25 para marcar o dia em que Tim Berners- Lee inventou a World Wide Web

12 de março de 2014 – Hoje, em todo o mundo, as pessoas estão se unindo ao inventor da Web, Tim Berners- Lee para desejar feliz aniversário pelos 25 anos da World Wide Web. Para marcar a ocasião, todos estão convidados a compartilhar mensagens de felicitações em redes sociais usando a hashtag #web25. As mensagens selecionadas serão publicadas em um cartão de aniversário virtual no site webat25.org.

Leia o press release completo

A Web do Brasil tem talentos?

12 de fevereiro

O W3C Brasil, junto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br mostraram, em 2013, que a Web brasileira tem talentos.

O objetivo do prêmio é trazer à tona projetos de empresas que, com websites ou aplicativos desenvolvidos com o uso das tecnologias recomendadas pelo W3C, possam realizar prestação de serviços e ainda estimular a troca de informações, serviços e experiências entre cidadãos e empresas.

W3C Brasil comandou o palco Arquimedes na Campus Party Brasil 7 no dia 30 de janeiro.

03 de fevereiro de 2014

No 4º dia da Campus Party, 30 de janeiro, foi a vez do W3C Brasil tomar o palco da 7ª edição do principal evento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Na programação foram abordados temas como WebGL? e impressão 3D, empreendedorismo na web, acessibilidade, internet das coisas, carreira do desenvolvedor front-end e o futuro da profissão.

[Press Release] W3C realiza Oficina sobre Pagamentos na Web e Interoperabilidade

29 de janeiro de 2014

O setor financeiro adota a Open Web Platform para melhorar a satisfação do cliente, aliviar a carga sobre os desenvolvedores e fortalecer provedores

W3C lança o Grupo de Trabalho Data on the Web Best Practices (DW WG)

22 de abril

O W3C lança um novo domínio para lidar com dados: o Data Activity. Este promoverá a Web como uma plataforma inteligente para dados, indo além de um simples sistema de distribuição de recursos.

O objetivo é desenvolver padrões e recomendações para que as pessoas usem as ferramentas, conceitos e workflows aos quais elas já são familiares para colocar dados no ecossistema da Web, tirando proveito dos axiomas da abertura e interoperabilidade que sustentam a Web.

Está confirmada a participação do W3C Brasil na Campus Party 2014 no dia 30 de janeiro!

21 de janeiro de 2014

O W3C Brasil confirma sua presença na Campus Party Brasil 7 no dia 30 de janeiro (quinta-feira) no palco Arquimedes, onde leverá temas sobre Impressão 3D, Empreendedorismo e Acessibilidade na Web.