Notícia

Premiação Decoders W3C RS: aplicativos para Dados Abertos

Premiação Decoders W3C RS: aplicativos para Dados Abertos

O Escritório do W3C no Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), realizou no Fórum Internacional de Software Livre deste ano (2012) o primeiro “Decoders W3C”, que foi chamado Decoders W3C RS. A competição que ocorreu no FISL tinha o objetivo de incentivar o desenvolvimento de aplicativos para a abertura de dados que utilizassem padrões recomendados pelo W3C.

O Escritório do W3C no Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), realizou no Fórum Internacional de Software Livre deste ano (2012) o primeiro “Decoders W3C”, que foi chamado Decoders W3C RS. A competição que ocorreu no FISL tinha o objetivo de incentivar o desenvolvimento de aplicativos para a abertura de dados que utilizassem padrões recomendados pelo W3C.A competição teve contou com 11 equipes inscritas, listadas abaixo (por ordem de inscrição):

  1. Vanessa Guedes e Murilo Prestes com o Compras Públicas RS
  2. Leonardo Cesar e Rodrigo Migueleti com o Onde estou seguro
  3. Vitor Baptista, Leonardo Tartari e Thiago Bueno com o Retratos da Violência
  4. Iuri dos Santos, Hudson Augusto e Wille Marcel com o Vitro
  5. Rodrigo Fernandes e Luisa com o Coletivo 28
  6. Thiago Rondom e Eden Cardin, com o Onde Acontece
  7. Alexandre Gravem e Shana Sudbrack, com o Gastos RS
  8. Ronaldo Prass e Laercio Konzen, com o Indicadores
  9. Milena e Caio Moreno, com o Obras do Pac
  10. Carlos A. K. Hoffmann e Tiago Xavier, com o Suricato Urbano
  11. Pedro Markun e Daniela Silva com o Aplicativo de Viagens

Após os 12 dias de competição as equipes codaram aplicativos utilizando os dados recém abertos do site Acesso à informação RS, e o resultado foram várias possibilidades de navegação e visualização das informações contidas nos dados. Ao final, os vencedores Retratos da Violência, em Primeiro Lugar, o Compras RS, em segundo lugar e o Compras Públicas RS, em terceiro lugar, receberam os louros da vitória e os prêmios: camisetas do W3C e aparelhos mobile variados, além de ingressos para eventos e adesivos W3C. O primeiro lugar recebeu ainda a chance de demonstrar seu aplicativo na Conferência Web 2012, que acontecerá em São Paulo.Saiba mais na notícia no site do Gabinete Digital