Notícia

Última Chamada: W3C convida para revisão ampla do HTML5 e outras 5 especificações

Imagem com logotipo HTML 5

O W3C publicou hoje a chamada para ampla revisão do HTML5 e outras cinco especificações relacionadas que constituem a base da Plataforma Aberta da Web do W3C. O HTML5, no cerne desta plataforma, oferece ferramentas poderosas para o desenvolvimento de aplicações Web que podem ser executadas em qualquer dispositivo. Ao anunciar a última chamada (Last Call), o Grupo de Trabalho HTML incentiva para que todos comentem sobre em que medida confiam de que os requisitos técnicos tenham sido atendidos e de que dependências significativas com outros grupos de trabalho, internos ou externos ao W3C, tenham sido satisfeitas. Comentários são bem-vindos até 3 de agosto. Veja as instruções para feedback na seção status de cada um dos documentos publicados:

O Grupo de Trabalho HTML publicou também hoje três outros documentos (mas ainda não em Last Call): HTML: Referência da linguagem de marcaçãoDiferenças entre HTML5 e HTML4HTML Guia de implementação de APIs para plataforma de acessibilidade.
Leia o press release e o FAQ do Last Call HTML5 para informar-se mais sobre HTML.

PRESS RELEASE

W3C convida para revisão ampla do HTML5

Retorno da comunidade com comentários sobre problemas pendentes garantem a constante evolução da tecnologia até a padronização

http://www.w3c.br/ – 25 de maio de 2011 – O W3C publicou hoje a chamada para ampla revisão revisão do HTML5 e outras cinco especificações relacionadas que constituem a base da Plataforma Aberta da Web do W3C. O HTML5, no cerne desta plataforma, oferece ferramentas poderosas para o desenvolvimento de aplicações Web que podem ser executadas em qualquer dispositivo. Em razão do impacto na indústria e na sociedade, o W3C busca ativamente o feedback nesta fase do processo de padronização.

“Nós vemos o interesse no HTML5 por toda parte, e estou muito animado com o HTML5 atingir o estágio de última chamada (Last Call)”, disse Philippe Le Hégaret, o gerente do W3C responsável por HTML5, CSS, SVG, WOFF, dentre outras tecnologias de interatividade do usuário. “O Grupo de Trabalho do HTML é o maior grupo do W3C com mais de 50 integrantes do consórcio e mais de 200 especialistas convidados. Chegar a este acordo numa comunidade tão grande é uma grande conquista.”

Grupo de Trabalho HTML do W3C convida para revisão ampla ate 3 de agosto, em especial, para as questões em aberto e prioritárias listadas no início de cada um dos documentos publicados hoje. O Grupo de Trabalho HTML convida também para um aumento das contribuições com a suíte de testes HTML, uma importante ferramenta para assegurar interoperabilidade.

O W3C reiterou também, como já havia anunciado, que estas especificações estão no processo de se tornarem padrões estáveis ​​em 2014.

Revisão ampla para ajudar a solucionar questões pendentes

Ao anunciar a última chamada (Last Call), o Grupo de Trabalho HTML incentiva para que todos comentem sobre em que medida confiam de que os requisitos técnicos tenham sido atendidos e de que dependências significativas com outros grupos de trabalho, internos ou externos ao W3C, tenham sido satisfeitas. Em setembro de 2010, os coordenadores do Grupo de Trabalho HTML anunciaram um plano e um cronograma para atingir o estágio de última chamada (Last Call). Este plano inclui procedimentos para equilibrar o desejo da comunidade com a conclusão oportuna dos trabalhos e a necessidade de atender e considerar todas as questões. Desde outubro de 2010 o Grupo de Trabalho HTML resolveu quarenta problemas, mas há ainda uma série de decisões, diversas delas relacionadas à acessibilidade, que precisam ser tomadas nesta fase do processo de padronização.

“Convidamos agora vozes novas a participarem para que possamos saber se estas especificações correspondem a um conjunto amplo de necessidades”, disse Tim Berners-Lee, diretor do W3C. “Esse processo de resolução com dependências a outros grupos é um ponto central da nossa missão de garantir um bom design da Web, com acessibilidade para todos. A equipe de profissionais do W3C dará apoio ao Grupo de Trabalho HTML com o que for necessário para avançar e assegurar que a especificação cumpra compromissos com as áreas de acessibilidade, internacionalização, segurança e privacidade”.

Os coordenadores do Grupo de Trabalho HTML publicaram um cronograma para a última chamada (Last Call) através da próxima transição. Mais informações podem ser consultadas no FAQ do Last Call do HTML5.

Feedback para o Grupo de Trabalho HTML

Para apresentar seus comentários sobre qualquer uma das especificações publicadas como “Last Call Working Drafts”, consulte as instruções na seção de status dos documentos:

  1. HTML5
  2. HTML+RDFa 1.1
  3. HTML Microdata (Microdados)
  4. HTML Canvas Contexto 2D
  5. Markup poliglota: documentos HTML e XHTML compatíveis
  6. HTML5: Técnicas para prover textos alternativos úteis

O Grupo de Trabalho HTML publicou também três outros documentos complementares (não como “Last Call Working Drafts”):

  1. HTML: Referência da linguagem de marcação
  2. Diferenças entre HTML5 e HTML4
  3. HTML Guia de implementação de APIs para plataforma de acessibilidade

Sobre o Consórcio World Wide Web

A World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional onde organizações filiadas e profissionais em tempo integral trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões web. A missão do W3C é a criação de padrões diretrizes para garantir o crescimento de longo prazo da web. Mais de 325 organizações são filiadas ao Consórcio, dirigido em conjunto pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT (MIT CSAIL) nos EUA, o Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM) na França e pela Universidade de Keio no Japão. O W3C e tem outros escritórios no mundo todo e também no Brasil, iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br.

Contatos de mídia