Notícia

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia 3 de dezembro foi proclamado pela ONU o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para promover não só sensibilização da sociedade, mas para trazer à tona ações, discussões e medidas em relação à acessibilidade. Com o objetivo de promover a acessibilidade na web, o W3C Brasil, em parceria com a Digital Acesso e o ILearn promovem no dia 3 de dezembro no Rio de Janeiro, um Dia de Acessibilidade na Web.

Dia 3 de dezembro
MAM – RJ
Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo
Rio de Janeiro – RJ
Inscreva-se em http://culturadigital.org.br/inscreva-se/

Nesse dia, durante o Festival de Cultura Digital, no MAM, no Rio de Janeiro, as pessoas poderão navegar por páginas com problemas de acessibilidade, utilizando softwares leitores de tela ou mesmo navegar sem mouse, para entender como algumas ações podem impedir o acesso de pessoas com deficiência na web. O usuário que tiver interesse também pode navegar pelo seu site com software leitor de tela e identificar possíveis problemas de acessibilidade em suas páginas.

Durante todo o dia, especialistas em acessibilidade na web estarão no espaço do W3C Brasil para conversar e esclarecer dúvidas sobre como construir uma página web realmente acessível para todos.

Lêda Spelta, que participou do conceituado vídeo “Acessibilidade na web – Custo ou benefício” e Éfeso Gonçalves, da Digital Acesso estarão presentes no espaço do W3C Brasil das 14:00 as 17:00.

Também estará presente no período da tarde Everaldo Bechara do ILearn, uma das primeiras instituições brasileiras a se filiar ao W3C.

As ações acontecem durante o dia 3 de dezembro no Laboratório Experimental, dentro do Festival de Cultura Digital, no MAM, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela página http://culturadigital.org.br/inscreva-se/

Site Cego

Durante todo o dia 3 de dezembro, a página inicial do W3C Brasil vai simular o acesso de uma pessoa cega. Em um primeiro momento, parece que não existe nada na página, mas ao navegar por ela, o usuário vai conseguir enxergar os links. É assim que um cego consegue navegar, link por link, por uma página com um leitor de tela utilizando a tecla TAB.Esta experiência é apenas uma simulação aproximada da navegação de um deficiente, já que sua navegação vai muito além do uso da tecla TAB. O objetivo desta ação é mostrar que com um website bem estruturado, certas limitações não impedem a navegação do usuário.As páginas foram criadas fazendo apenas poucas modificações no arquivo (X)HTML e com alguns parâmetros de CSS.Para navegar pelas páginas com mouse desabilitado, utilize a tecla TAB para navegar pelos links (SHIFT+TAB para ir para o link anterior) e a tecla ENTER para ativá-los. Alguns navegadores podem ter configurações diferentes para navegação via teclado. Em caso de dúvida, consulte a ajuda do fabricante do seu navegador.Dúvidas ou sugestões sobre esta ação do W3C podem ser encaminhadas para acessibilidade@nic.br