Notícia

W3C Brasil publica primeiro vídeo em HTML5 e TTML1.0

Imagem com fundo azul e escrito "W3C Brasil publica primeiro vídeo em HTML5 e TTML1.0"
Importante vídeo sobre acessibilidade na Web agora está disponível também em HTML5 e TTML 1.0
O W3C Brasil, em parceria com Acesso Digital, um grupo de pesquisa em acessibilidade, usabilidade e padrões Web, disponibiliza uma nova versão do vídeo "Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?", utilizando agora o padrão HTML5 e com legendas em inglês, espanhol e português no padrão TTML 1.0 (Timed Text Markup Language).
O vídeo demonstra a importância que a utilização do HTML5 e TTML 1.0, aliada ao uso dos padrões de acessibilidade para a Web, tem na construção de uma plataforma realmente aberta. O objetivo é garantir que, em sua evolução, a Web mantenha-se sempre aberta, interoperável, colaborativa e livre, fiel às suas características originais.

A página em HTML5 e TTML 1.0 com o vídeo ainda é experimental e pode ser acessada em: http://acessodigital.net/video-html5/video-acessibilidade-br.html.

Os usuários poderão escolher diversos formatos e legendas, entre português, inglês e espanhol. O player HTML5 utilizado tem suporte para os navegadores mais comuns. Há diversos recursos adicionais como tela-cheia e controles de vídeo pelo teclado. Alternativamente, o vídeo também pode ser executado no player em Flash ou simplesmente baixá-lo no formato mais adequado ao navegador.

As funcionalidades utilizadas neste vídeo foram possíveis com os novos elementos embutidos no HTML5 que tornam mais simples o desenvolvimento de páginas web acessíveis. Esses novos elementos refletem o compromisso permanente do W3C com uma web inclusiva e acessível para pessoas com deficiência.

O player em HTML5 utilizado (http://dev.mennerich.name/showroom/html5_video/) tem suporte para os navegadores mais utilizados em desktop e mobile, além de ser compatível com as versões anteriores dos navegadores Internet Explorer e Safari. Os usuários também poderão baixar o vídeo com legendas em português, inglês e espanhol nos formatos MP4, OGG, WEBM, WMV e FLV ou suas respectivas transcrições em TXT ou DOC.

Entre outros recursos, o LeanBack possui suporte para multi-língua, tela cheia, atalhos de teclado para os controles do vídeo em navegadores desktop, seleção de legendas em diferentes idiomas e formatos. O player em Flash utilizado no fallback (http://www.longtailvideo.com/players/) funciona razoavelmente bem com leitores de telas como o JAWS e o NVDA.

Originalmente, o vídeo “Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?” foi produzido e lançado pela Acesso Digital, em 2007 e está disponível em http://www.videolog.tv/video.php?id=230205. Desde então, tem sido exibido por todo o Brasil, em universidades, empresas, escolas, instituições e cursos para profissionais da web, contando com mais de 118 mil visualizações.