Notícia

W3C lança o Grupo de Trabalho Data on the Web Best Practices (DW WG)

W3C lança o Grupo de Trabalho Data on the Web Best Practices (DW WG)

O W3C lança um novo domínio para lidar com dados: o Data Activity. Este promoverá a Web como uma plataforma inteligente para dados, indo além de um simples sistema de distribuição de recursos.

O objetivo é desenvolver padrões e recomendações para que as pessoas usem as ferramentas, conceitos e workflows aos quais elas já são familiares para colocar dados no ecossistema da Web, tirando proveito dos axiomas da abertura e interoperabilidade que sustentam a Web.

O termo “dados abertos” evoluiu rapidamente desde que entrou em uso comum, há menos de uma década. Desde decisões presidenciais a tratados multilaterais, de acervo cultural aos dados científicos, está claro que cada vez mais dados que antigamente não seriam públicos agora estão se tornando abertos.

Há um consenso generalizado de que isso é uma coisa boa, mas há também uma grande quantidade de dados que não estão acessíveis a todos. A pergunta é: como dados abertos podem ser interoperáveis, não apenas com outros dados abertos, mas com dados disponibilizados de maneira mais artesanal, com licenças menos permissivas, como dados de empresas, por exemplo.

Enquanto a experiência de publicar e utilizar dados na Web cresce, há outros tópicos que merecem atenção. Os desenvolvedores precisam de acesso fácil a dados que sejam 100% precisos e atualizados além de garantia de disponibilidade de fornecimento de dados em todos os momentos.

Os publicadores de dados têm visões diferentes sobre essa política. Existem disparidades entre desenvolvedores também: para muitos, dados abertos são sinônimos de CSVs e APIs. Para outros, dado aberto é sinônimo de Linked Data.Assim, o W3C lança o Grupo de Trabalho Data on the Web Best Practices e o W3C Brasil é Co-Chair desse WG.A missão do Grupo de Trabalho Data on the Web Best Practices é:

  1. Desenvolver o ecossistema de dados abertos, facilitando uma melhor comunicação entre os desenvolvedores e editores;
  2. Fornecer orientação para as editoras que vão melhorar a consistência no modo como os dados são gerenciados, promovendo a reutilização de dados;
  3. Aumentar a confiança nos dados entre os desenvolvedores, qualquer que seja a tecnologia que eles optem por usar, amplificando o potencial de inovação genuína.

A orientação vai assumir duas formas: um conjunto de melhores práticas que se aplicam a várias tecnologias; e vocabulários atualmente desaparecidas, mas que são necessários para apoiar o ecossistema de dados na web.

Data Activity, que abrange as iniciativas com dados do W3C, promoverá a Web como uma plataforma inteligente para dados, indo além de um simples sistema de distribuição de arquivos com dados brutos. Isto vai permitir que as pessoas usem as ferramentas, conceitos e workflows aos quais elas já são familiares para se beneficiar de redes criadas pelos axiomas da abertura e interoperabilidade que sustentam a Web.

A primeira reunião do Working Group será realizada no dia 24 de janeiro de 2014. Todas as atividades e trabalhos são realizados no idioma inglês.