Notícia

W3C Math ML 3.0 aprovado como padrão internacional ISO/IEC

W3C Math ML 3.0 aprovado como padrão internacional ISO/IEC

O Consórcio World Wide Web (W3C) anuncia hoje, junto com o comitê Joint Technical JTC1 da International Organization for Standardization (ISO) e com a Comissão Eletrotécnica Internacional a aprovação do MathML? versão 3.0, 2a edição, como ISO/IEC padrão internacional (ISO/IEC 40314:2015).

O Math ML é uma linguagem de marcação utilizada em softwares e no desenvolvimento de ferramentas para atividades em estatística, engenharia, ciência, computação e expressões acadêmicas da matemáticas na Web. A Linguagem para Matemática é uma maneira de descrever em XML apresentações visuais de fórmulas (com símbolos matemáticos e estilos de fontes com expressões interpretadas) e sua semântica (com referências à áreas diferentes da matemática). A primeira versão do

Math ML foi lançada em 1999.”Este padrão científico é de suma importância porque é utilizado largamente de modo global. Agora ele também acrescenta como benefício o reconhecimento formal da ISO e IEC” – segundo o Dr. Jeff Jaffe, CEO do W3C. “O reconhecimento da ISO/IEC aumenta a adoção internacional do Math ML não só pelos governos, comunidade acadêmica e comunidades de cientistas, mas também aumenta a adoção pelos fabricantes de navegadores, editoras de material educacional e pela comunidade Web como um todo.

“Segundo Karen Higginbottom, chair da ISO/IEC, “a ISO/IEC JTC1 está honrado de ter a oportunidade de trazer o trabalho do W3C para dentro da organização formalmente aprovando padrões Web como padrões ISO/IEC, estamos felizes de continuar esta parceria construtiva e forte entre nossas organizações”.

“Como Secretária da ISO/IEC JTC1, a ANSI (Instituto Nacional Americano de padrões) está muito orgulhosa da colaboração de sucesso entre a ISO/IEC JTC 1 e o W3C,” afirma Lisa Rajchel, secretária da ISO/IEC JTC 1. “A aprovação de especificações do W3C demonstra forte cooperação entre o processo formal de padronização e o consórcio.”Math ML:uma linguagem rica e poderosa

Como o HTML foi inventado em laboratório, fórmulas em HTML foram uma das primeiras extensões propostas. Os primeiros experimentos, como o HTML+ de 1993 levaram à primeira versão do Math ML em 1998. O Math ML vem, desde então, atraindo suporte de comunidades, apesar de ter levado até 2014 e a quinta versão do HTML para virar um padrão do W3C – e não apenas um extra opcional. Math ML agora pode ser utilizado sozinho ou embedado no HTML.

Um importante gol atingido com o Math ML ser parte do HTML é a possibilidade de fazer artigos científicos ou material educacional interativos. Uma fórmula pode deixar de ser uma imagem e agora as pessoas podem interagir com ela direto no browser ou qualquer outro tipo de leitor de documentos, por exemplo é possível copiar uma fórmula usando copiar/colar, apontar para a plotagem de uma fórmula em gráfico com o cursos e ver a fórmula por trás do gráfico, permitir que um estudante de matemática resolva exercícios direto no navegador etc.

Math ML também é um importante ganho pra Web Semântica. Ele pode só descrever as estruturas bi-dimensionais de fórmulas matemáticas mas também a semântica relativa aos diferentes modelos matemáticos, graças à sua integração com dicionários padrão da Open Math Society. (Ramos diferentes da matemática geralmente utilizam fórmulas que se parecem, portanto a desambiguação automática pode fazer a interpretação ficar muito mais fácil.)

“Este padrão ser reconhecido pela ISO/IEC é algo que está acontecendo em boa hora”, de acordo com o Dr. Bert Bos, líder do domínio de matemática do W3C, “Math ML melhora a acessibilidade permitindo capacidades como saída de aúdio. O padrão continua a ser a troca de maior sucesso entre os melhores e maiores softwares para matemática, e agora está no caminho de se tornar língua comum para toda a matemática na Web por causa da sua recente inclusão no HTML5 e na Open Web Platform”.

Os benefícios da colaboração e da interoperabilidade

O W3C desenvolveu processos e regulações que promovem o desenvolvimento de padrões de alta qualidade, concebidos em consenso e livres de royalties que empulsionam a Web e a computação em empresas. A aprovação da ISO e da IEC aumenta os caminhos para a adoção de tecnologias e guidelines do W3C que aumentarão a implementação, além de reduzir a fragmentação e prover interoperabilidade máxima para os usuários.

O Math ML3 foi submetido ao processo da ISO/IEC para o PAS – Especificações publicamente disponíveis em julho de 2014. O W3C foi aprovado no JTC1 PAS em novembro de 2010 e é uma das 11 organizações que atualmente tem essa aprovação. Sob os procedimentos do PAS, organizações reconhecidas como válidas podem submeter suas especificações diretamente para o

MathML? 3.0 was submitted to the ISO/IEC JTC 1 process for Publicly Available Specifications (PAS) in July 2014. W3C has been an approved JTC 1 PAS Submitter since November 2010, and is one of eleven (11) organizations that are currently approved. Under the PAS procedures, organizations recognized as valid PAS Sumitters can send their specifications directly to JTC 1 para voto pelo corpo nacional – para se tornarem padrões ISO/IEC internacionais. Para saber mais sobre o W3C e o processo de submissão ISO/IEC JTC1, veja o W3C PAS FAQ e o JTC 1 website.

Como um padrão ISO/IEC JTC 1, o Math ML 3.0 está também disponível como ISO/IEC, incluindo a ANSI. O reconhecimento JTC 1 não muda ou se sobrepôe aos padrões W3C, que continua disponível de modo aberto e livre pelo site do W3C. Math ML é o terceiro padrão do W3C a ser reconhecido pela ISO/IEC, em conjunto com Web Services em 2011 e o WCAG 2.0 em 2012. O W3C também dispõe uma série de recursos para apoiar desenvolvedores e usuários. Estes estão disponíveis na página do domínio de Matemática do W3C. Os membros do W3C deixaram também seus depoimentos sobre o uso do padrão Math Ml 3.0.

Sobre o JTC 1

O Comitê Técnico da ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International Electrotechnical Commission), ISO / IEC JTC 1, Tecnologia da Informação, é um grupo voluntário de padrões internacionais baseado num consenso que funciona como uma colaboração altamente produtiva entre ISO e IEC. Mais de 3.700 especialistas de 34 países 34 estão reunidos no JTC 1 para desenvolver padrões mutuamente benéficos que melhorem o comércio global e ao mesmo tempo protejam a propriedade intelectual. Os Estados Unidos desempenham um papel de liderança na JTC 1, com o American National Standards Institute (ANSI) em posição de secretariado e Karen Higginbottom, diretora de iniciativas para padrões aa Hewlett-Packard Company exerce a presidência JTC 1.

The joint technical committee of ISO (International Organization for Standardization) and IEC (International Electrotechnical Commission), ISO/IEC JTC 1, Information Technology, is a consensus-based, voluntary international standards group that works as a highly productive collaboration between ISO and IEC. More than 3,700 experts from 34-P-member countries come together in JTC 1 to develop mutually beneficial standards that enhance global trade while protecting intellectual property. The United States plays a leading role in JTC 1, with the American National Standards Institute (ANSI) holding the secretariat and Karen Higginbottom, director of standards initiatves at Hewlett-Packard Company, serving as JTC 1’s chair.

Sobre a ISO

A ISO é a maior desenvolvedora e editora de Normas e padrões Internacionais do mundo. A ISO é uma rede de institutos nacionais de normalização e padronização que conta com 164 países a partir de julho de 2012. Mais de 100 membros da ISO são de países em desenvolvimento. ISO tem mais de 18.600 normas internacionais em seu portfólio. Programa de trabalho da ISO englobam até atividades tradicionais, como a agricultura e a construção, a engenharia mecânica, fabricação e distribuição, transporte, dispositivos médicos, meio ambiente, segurança, tecnologias de informação e comunicação, e aos padrões de boas práticas e de serviços.

Sobre a IECO IEC (International Electrotechnical Commission) é a principal organização do mundo que prepara e publica padrões internacionais para todas as tecnologias elétricas, eletrônicas e afins – conhecidas também como Normas Internacionais IEC – que cobrem uma vasta gama de tecnologias de geração de energia, transmissão e distribuição de eletrodomésticos e equipamentos de escritório, semicondutores, fibra ótica, baterias, nanotecnologias, energia solar e conversores de energia marinha, para mencionar apenas alguns. Onde quer que você encontrar eletricidade e eletrônica, você encontra o IEC apoiando com vontade, segurança e performance o ambiente, a eficiência da energia elétrica e também das energias renováveis. O IEC Conformity Assessment Systems certifica que equipamentos, sistemas ou componentes estão em conformidade com suas Normas Internacionais. www.iec.chContatos de mídia: Karen Myers, W3C <karen@w3.org> Elizabeth Neiman, ANSI <eneiman@ansi.org>