Web Semântica

Evoluindo a já clássica e conhecida “Web de documentos”, o W3C ajuda no desenvolvimento de tecnologias que darão suporte à “Web dos dados”, viabilizando pesquisas como num banco de dados. O objetivo final da Web de dados é possibilitar com que computadores façam coisas mais úteis e com que o desenvolvimento de sistemas possa oferecer suporte a interações na rede. O termo “Web Semântica” refere-se à visão do W3C da Web dos Dados Conectados. A Web Semântica dá às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL, SKOS.

Dados Conectados 

A Web Semântica é a Web de Dados – de datas, títulos; números, propriedades químicas e qualquer outro dado que se possa conceber. O RDF é a base para a publicação e linkagem de dados. Outras tecnologias permitem inserir dados em documentos (RDFa, GRDDL) ou expor o que você tem em um bancos de dados SQL, ou ainda torná-lo disponível no formato RDF.

Vocabulários e Ontologias 

Vocabulários são importantes ferramentas e valiosos instrumentos para organizar os dados de um domínio. Usando OWL (para construir vocabulários, ou “ontologias”) e SKOS (para projetar sistemas de gestão do conhecimento), é possível enriquecer os dados adicionando significados, permitindo que mais pessoas (e mais máquinas) possam reutilizá-los e fazerem mais com os dados.

Consultas 

Linguagens de consulta andam de mãos dadas com bancos de dados. E se a Web Semântica é como um banco de dados global, é fácil então perceber que será necessário uma linguagem de consulta para esses dados. SPARQL é a linguagem de consulta para a Web Semântica.

Inferência 

Ao lado da Web Semântica se encontra a inferência – o raciocínio sobre os dados a partir das regras. O W3C trabalhar em regras, principalmente através de RIF e OWL, seu foco está na tradução entre linguagens de regras e intercâmbio entre diferentes sistemas.

Aplicações verticais 

O W3C está trabalhando com diferentes setores – por exemplo nas áreas da Saúde, de Governos e de Energia, para promover e melhorar a colaboração, pesquisa, inovação e adoção da tecnologia de Web Semântica. Na área da Saúde, por exemplo, a Web Semântica auxilia a tomada de decisões no domínio da investigação clínica, e para interoperar informações biológicas e médicas entre as instituições.