21 de outubro de 2015
Consumidores e comerciantes terão à disposição mais opções, segurança e simplicidade nos pagamentos na Web
O Consórcio World Wide Web (W3C) lançou hoje seu primeiro Grupo de Trabalho sobre Pagamentos pela Web (Web Payments Working Group) para ajudar a simplificar as transações online e realizar pagamentos de modo mais fácil e mais seguro na Web.
Leia o release completo
24 de setembro de 2015
Estão abertas as inscrições para a nova edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, organizado pelo Ceweb.br, NIC.br e CGI.br em parceria com o W3C Brasil. Se você tem um projeto web acessível, um website ou um sistema que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, ou desenvolveu um aplicativo ou tecnologia assistiva que possibilita que pessoas com deficiência consigam acessar a Web, inscreva seu projeto. O Todos@web é mais do que uma premiação: É o reconhecimento pelo esforço e trabalho de tornar a Web mais acessível para todos. Participe! As inscrições estão abertas!
Maiores informações estão disponíveis no site http://premio.ceweb.br/
09 de setembro de 2015
É com grande pesar que anunciamos falecimento do professor da PUC Rio, Luiz Fernando Gomes Soares. nesta terça-feira, dia 8 de setembro.
Luiz Fernando foi um dos criadores do middleware GINGA, plataforma que permite a implementação de aplicações interativas para a TV Digital Brasileira desenvolvida com software livre. O projeto contou com a colaboração de mais de 10 mil pessoas trabalhando em rede e foi adotado como padrão pelo Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTD).
Como conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), foi dele a iniciativa de trazer o escritório do W3C para o Brasil. A chegada do W3C no país ampliou as ações e debates sobre o uso de padrões e tecnologias abertas para a Web e fortaleceu a comunidade brasileira de desenvolvedores.
O W3C Brasil deixa registrado o agradecimento ao professor Luiz Fernando Soares por toda sua dedicação e empenho durante muitos anos de pesquisas e trabalho árduo em beneficio do desenvolvimento tecnológico brasileiro.
21 de julho de 2015
Divulgados os nomes dos primeiros palestrantes nacionais e o primeiro keynote speaker internacional da Conferência Web W3C Brasil, que acontece dias 22 e 23 de setembro em São Paulo.
O tema da conferência deste ano é a redescentralização da Web. Para abordar o assunto, Andrei Sambra, Research Associate do W3C, discutirá o tema como keynote speaker da conferência. O pesquisador comentará os atuais esforços de padronização feitos pelo World Wide Web Consortium (W3C), além dos processos de tradução tecnológica do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para construir aplicações e serviços descentralizados.
A conferência vai abordar ainda os principais tópicos e tendências da Web no Brasil e no mundo. Sergio Lopes, da Caellum falará sobre a nova versão do protocolo HTTP, Alexandre Gaigallas sobre o projeto de serviços REST do ponto de vista dos standards, Ciro Nunes, da Questrade, sobre Angular 2 e o futuro do desenvolvimento Front-end, Luis Corte Real, da Tec Sinapse, abordará Progressive Enhancement, Rafael Rinaldi, da Net Shoes, falará sobre Arquitetura CSS, Jaydson Gomes ,do Terra, sobre ECMAScript 6 e Fernando Ike, da Exceda/Akamai, sobre Docker.
A conferência também terá workshops e tutoriais. Já estão confirmados workshops de REST com Leonardo Ruosso ,da Tata Consultancy Services, e Frameworks da moda, com Hanneli Tavante, da Codeminer. Também estão confirmados os tutoriais de WCAG e WAI-ARIA com Talita Pagani, da UFSCar, e SVG com Helder da Rocha, da Argo Navis Informática.
As inscrições estão abertas e o lote promocional a R$ 80,00 vai até o dia 3 de agosto.
Participe! Ajude a redescentralizar a Web na Conferência Web W3C Brasil. Fique atento ao site da conferência. Em breve novos palestrantes serão divulgados.
07 de julho de 2015
Foi sancionado ontem o Estatuto da Pessoa com deficiência, com o objetivo de assegurar e promover os direitos das pessoas com deficiência e garantir acessibilidade no país.
O Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Web do W3C Brasil participou do processo encaminhando contribuições ao texto base, com o objetivo de garantir que a acessibilidade na Web fosse levada em consideração obedecendo as diretrizes internacionais de acessibilidade. A redação final do artigo 63 considera que:
" É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente."
O documento na íntegra pode ser acessado em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
junho de 2015
O Consórcio World Wide Web (W3C) anuncia hoje, junto com o comitê Joint Technical JTC1 da International Organization for Standardization (ISO) e com a Comissão Eletrotécnica Internacional a aprovação do MathML? versão 3.0, 2a edição, como ISO/IEC padrão internacional (ISO/IEC 40314:2015).
25 de março de 2015
A partir de janeiro de 2015, o W3C Brasil conta com o apoio de um novo centro de estudos, criado pelo CGI.br, para fomentar e disseminar a evolução contínua da Web. O Centro de Estudos sobre Tecnologias na Web - Ceweb.br tem como objetivo promover estudos e experimentação de novas tecnologias e padrões Web, apoiado em pesquisas de diversos centros de ciência e tecnologia em todo o mundo.
As atividades do Ceweb.br são voltadas ao apoio e estímulo à inovação na Web como vetor de desenvolvimento social, participação ativa nos fóruns internacionais de padronização e estudos da Web como interface da nova economia.
O Ceweb.br atuará de forma conjunta e participativa nas atividades do Escritório Brasileiro do W3C, apoiando e contribuindo para o aprimoramento e evolução das tecnologias Web e suas atividades nacionais e internacionais. A inauguração deste Centro de Estudos reforça a importância dada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil à Web e sua função-chave nas camadas tecnológicas da Internet.
O W3C Brasil também atuará em parceria e apoio nos projetos do Ceweb.br, de forma a criar um núcleo de ações e pesquisa em torno da contínua evolução da Web nos princípios do W3C: Web para todos, em todos os lugares, acessível, segura e confiável.
03 de março de 2015
A Descrição Longa de Imagens do HTML5 (longdesc) foi publicada hoje como uma recomendação do Grupo de Trabalho HTML, com a aprovação do Grupo de Trabalho de Protocolos e Formatos. Esta extensão para HTML5 adiciona um atributo longdesc que é usado para fornecer links para descrições detalhadas de imagens, e faz parte do trabalho do W3C para garantir que a plataforma da Web aberta seja acessível a pessoas com deficiência. Saiba mais sobre a Atividade HTML e a Atividade Técnica WAI.
31 de março de 2015
W3C anuncia o primeiro curso sobre HTML5 em parceria com edX.