W3C

Notícias 2011

2º Encontro Nacional de Dados Abertos - ENDA

Para aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos para o debate, o W3C Brasil organizou, em parceria com o Ministério do Planejamento (MP), o II Encontro Nacional de Dados Abertos, nos dias 21 e 22 de novembro de 2013, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília.

W3C Brasil liderou Missão Tecnológica sobre Dados Abertos em Londres

A equipe do W3C Brasil organizou a Missão Tecnológica sobre Dados Abertos, em Londres, em outubro de 2013. O intuito das visitas foi promover a troca de experiências sobre o tema de dados abertos.

Curso de Publicação de Dados em Formato Aberto

O W3C Brasil (Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web) realizará em Recife, nos dias 6 e 7 de novembro, um curso sobre publicação de dados em formato aberto. O público-alvo são gestores públicos que trabalham preferencialmente na área de Tecnologia da Informação.

Vídeo: dados abertos para um dia a dia melhor

O W3C Brasil lança, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), vídeo sobre a importância dos dados abertos no cotidiano das pessoas. A animação faz parte do projeto Transparência Ativa e Dados Abertos: fomento à participação ativa da sociedade civil, realizado pelo W3C Brasil em parceria com a UNESCO.

Um resumo sobre a conferência Web.br 2012

24 de outubro de 2012

Um resumo sobre a conferência Web.br 2012 Saiba como foi a 4ª Conferência do W3C no Brasil e fique por dentro das principais discussões que vão nortear os rumos da Web em 2013

Participe do Primeiro Decoders W3C Brasil no FISL 13

13 de julho de 2012

O primeiro Decoders W3C será realizado em parceria com o governo do Rio Grande do Sul (Acesso à Informação) - e consiste em uma competição entre times pelo melhor aplicativo sobre um catálogo de dados abertos. A premiação vai acontecer no dia 27, sexta feira, no FISL, juntamente com a "inauguração" do GT de Dados Abertos do RS, que também vai se dar no evento.


Acesse a página do desafio DeCoders W3C Brasil e participe!

W3C Brasil lança Chamada Pública de fomento à pesquisa

5 de dezembro de 2011

W3C Brasil lança Chamada Pública de fomento à pesquisa NOVO PRAZO: 26 de março de 2012.
O Escritório Brasileiro do W3C, a partir de decisão do CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil e em parceria com a SBC - Sociedade Brasileira de Computação, lançou Chamada Pública com o objetivo de seleção de propostas para pesquisa e participação de pesquisadores brasileiros nos grupos de trabalho de definição de padrões Web no Consórcio Internacional W3C.

A iniciativa busca fomentar e articular as instituições e organizações brasileiras com interesse no desenvolvimento dos padrões web. As propostas podem ser apresentadas por pesquisadores, professores ou especialistas que mantenham vínculo com Instituições brasileiras de ensino superior ou Centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos. As propostas serão recebidas até o dia 26 de março de 2012 e deverão atender, preferencialmente, a projetos em torno de temas sobre Padrões e Aplicações Web; Acessibilidade na Web; Governo Eletrônico; Dados Abertos, Web Semântica e Ontologias.

A Chamada Pública na íntegra com todas as orientações para a participação pode ser acessada a partir do URL <http://www.w3c.br/Noticias/ChamadaPublicaFomentoPesquisaPadroes>.

Participe do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos @ web

26 de dezembro de 2011

As inscrições para o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos @ web - estão abertas e vão até o dia 31 de março. Inscreva seu website, ação ou instituição em http://premio.w3c.br/

Todos @ Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear pessoas / empresas e ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.
São três categorias principais e três sub-categorias que abrangem diversas ações sobre acessibilidade, que premiarão as melhores ações. A participação é muito mais do que um prêmio. É o reconhecimento público do trabalho em pról da acessibilidade na web.

Curso online: Melhores Práticas em Aplicações Mobile Web

14 de dezembro de 2011

Melhores práticas em Mobile Web Curso Online do W3C: melhores práticas em aplicações de Mobile Web. Aproveite o prazo para inscrições com valores promocionais: até 9 de janeiro de 2012.
Inteiramente baseado nos padrões web, o curso online (em inglês) buscará atender designers, desenvolvedores e produtores de conteúdo oferecendo familiaridade necessária com projetos de aplicações web que necessitam também estarem pronto para Web Mobile. O início do curso está programado para 30 de janeiro de 2012 e tem duração de 8 semanas. Informações detalhadas podem ser acessadas no url http://www.w3devcampus.com/mobile-web-and-application-best-practices-training/.

Brasil vence o "Desarrollando América Latina"

06 de dezembro de 2011

Brasil vence o Desarrollando América Latina A equipe brasileira São Paulo Perl Mongers foi a grande vencedora do primeiro desafio "Desarrollando América Latina", que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro. A disputa simultânea envolveu dezenas de equipes em seis países para desenvolver aplicações utilizando dados abertos durante 30 horas consecutivas.

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

1 de dezembro de 2011

W3C Brasil promove ação no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Dia 3 de dezembro foi proclamado pela ONU o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência para promover não só sensibilização da sociedade, mas para trazer à tona ações, discussões e medidas em relação à acessibilidade. Com o objetivo de promover a acessibilidade na web, o W3C Brasil, em parceria com a Digital Acesso e o ILearn promovem no dia 3 de dezembro no Rio de Janeiro, um Dia de Acessibilidade na Web.
Dia 3 de dezembro
MAM - RJ
Av Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo
Rio de Janeiro - RJ
Inscreva-se em http://culturadigital.org.br/inscreva-se/

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

17 de novembro de 2011

W3C Brasil lança o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web O Escritório brasileiro do W3C, por iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou durante a 3ª Conferência Web W3C Brasil, no dia 17 de novembro de 2011, o prêmio Todos @ web Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

Plataforma aberta da Web

8 de novembro de 2011

Plataforma aberta da Web Durante os dias 17 e 18 de novembro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, profissionais, pesquisadores e apaixonados pela Web estarão na 3a Conferência Web W3C Brasil para debaterem a plataforma aberta da Web.

O maior repositório de documentos que a humanidade já conseguiu publicar, reunir e dele fazer uso para pesquisa é hoje também um dos maiores e principais ambientes de comunicação da história. Estima-se que 1 bilhão de pessoas estão conectadas à rede de computadores mundial e se comunicando através da Web. Compartilham conhecimentos, comunicam-se entre familiares e amigos, estabelecem transações comerciais, acessam serviços públicos, cidadãos interagem com governos, relações pessoais acontecem entre continentes à distância da janela de um browser. Conectar o próximo 1 bilhão de pessoas é o caminho da evolução da Web, propósito que será atingido mantendo a sua plataforma aberta.

O debate atual da plataforma aberta da Web pauta a necessidade de mantê-la tal como nos primórdios: aberta, universal e em contínuo desenvolvimento. Um sistema descentralizado, onde qualquer pessoa ou organização pode se integrar e estabelecer vínculos, um ambiente não centralizado e não controlado por qualquer organismo em particular. Uma plataforma em que a transparência do código (HTML) e a identificação em rede (URL) sejam relacionadas e transferidas livremente.

Cumprindo extensa programação (http://conferenciaweb.w3c.br/programacao/), diversos palestrantes de todas as regiões brasileiras apresentarão os mais variados temas, desde as útimas novidades no HTML5 e CSS3 até debates sobre usabilidade, acessibilidade, arquitetura da informação e Web semântica. Dentre os detaques, a presença de Philippe Le Hégaret, líder das atividades de tecnologias de interação no W3C, como HTML5, CSS3, SVG, vídeo na Web, internacionalização, fontes na Web, entre outros. Le Hégaret foi o primeiro desenvolvedor do validador de CSS em 1997, coordenador do grupo de trabalho DOM (Document Objet Model) e líder da área de arquitetura no W3C, grupo responsável pelas principais tecnologias de XML e WebServices.

Não deixe de participar e divulgar.

Participe do primeiro encontro "Desarrollando América Latina"

26 de outubro de 2011

Participe do primeiro encontro Desarrollando América Latina Durante um fim de semana, os melhores programadores e desenvolvedores de seis países latino-americanos - Argentina, Brasil, Chile, México, Perú e Uruguai - se reunirão por 30 horas seguidas em seus respectivos países e poderão trabalhar suas mentes criativas para desenvolver aplicações tecnológicas para o bem social.
Dias 3 e 4 de dezembro
Blue Tree Towers Morumbi
Avenida Roque Petroni Junior, 1000 – Brooklin
São Paulo – SP
Inscreva-se em http://www.desarrollandoamerica.org

Trabalhos selecionados para a Conferência Web W3C Brasil

13 de outubro de 2011

Trabalhos selecionados para a Conferência Web W3C Brasil O Comitê de Programa da Conferência Web W3C Brasil divulgou a lista dos trabalhos, casos de uso e tutoriais selecionados para compor a programação da conferência. Foram selecionados 3 tutoriais, 4 casos de uso e 8 trabalhos, abrangendo temas de HTML5, CSS3, Web Semântica, Dados Abertos, Ontologias, entre outros. Todos os setores estarão representados na conferência com a seleção de trabalhos vinculados à pesquisa acadêmica, ao mercado, à comunidade de desenvolvedores e aos governos. A lista completa dos trabalhos selecionados encontra-se no site da conferência http://conferenciaweb.w3c.br/trabalhos-selecionados. A III Conferência Web W3C Brasil 2011 será realizada na cidade do Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro de 2011.

Jeffrey Zeldman cancela participação na Conferência Web W3C Brasil

11 de outubro de 2011

ATUALIAZADO em 18/out Imprevistos pessoais impedem Jeffrey Zeldman de participar da Conferência Web W3C Brasil (http://conferenciaweb.w3c.br). Inicialmente programado como Keynote Speaker, Zeldman está entre os mais conhecidos Web designers do mundo. Autor de livros best sellers como Taking Your Talent to the Web e o Designing with Web Standards, editado no Brasil com o título Criando Design com Padrões Web. Não há projetista web que não conheça a muito famosa revista on-line A List Apart (http://alistapart.com) com artigos publicados desde 1998 e da qual Jeffrey Zeldman é diretor, editor e um dos fundadores.
Outros nomes de palestrantes internacionais serão confirmados nos próximos dias. A conferência será realizada no Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro de 2011. As inscrições podem ser efetuadas através do site http://conferenciaweb.w3c.br/inscricoes

Aberta temporada de inscrições para 3a Conferência Web W3C Brasil

3 de outubro de 2011

inscrições para 3a Conferencia Web W3C Brasil A Conferência Web W3C Brasil acontecerá nos dia 17 e 18/nov na cidade do Rio de Janeiro. Criada para oferecer ao público brasileiro um amplo fórum anual de discussão e debate sobre a evolução da Web, a Conferência reunirá pesquisadores, desenvolvedores, usuários, empresas, agências digitais, mídia e todos aqueles que são apaixonados pela Web e que têm algo a oferecer, usar e debater. O período para inscrições está aberto, com taxas de desconto para os que se inscreverem até 17/outubro. http://conferenciaweb.w3c.br/inscricoes

W3C Brasil lança publicação sobre Dados Abertos para desenvolvedores

05 de setembro de 2011

W3C Brasil lança publicação sobre Dados Abertos para desenvolvedores O W3C Brasil lançou sua nova publicação projetada para desenvolvedores que queiram trabalhar com dados abertos. O Manual dos Dados Abertos: desenvolvedores apresenta os principais conceitos dos dados abertos, por que abrir dados, como publicá-los em formato aberto e como desenvolver aplicações reutilizando-os. O manual foi redigido colaborativamente e contou com a parceria da Comunidade São Paulo Perl Mongers e do Laboratório de Cultura Digital. O manual traz também diversos artigos sobre como publicar e desenvolver aplicações com dados abertos em diversas linguagens de programação como Perl, Python, Ruby, LUA, PHP. A primeira edição não objetiva ser completa na abordagem das linguagens de programação, mas introduzir o tema aos desenvolvedores e abrir um canal para que novos artigos sobre o tema sejam publicados. O download da versão eletrônica do Manual pode ser feito a partir da página de publicações do W3C.

Concorrente do Paraná vence Concurso Logo WWW 2013

18 de julho de 2011

Concorrente do Paraná vence Concurso Logo WWW 2013 A Comissão Julgadora do Concurso para a Logo Oficial da WWW2013 - Rio escolheu a uma das propostas de Alan Pablo Montenegro a vencedora da disputa. A Conferência WWW, inédita no Brasil, é o fórum global mais importante para discussão e debate sobre a evolução da Web, os seus avanços científicos e tecnológicos, a padronização de suas tecnologias, e o seu impacto na sociedade e cultura. O vencedor conquistou a inscrição, passagens e diárias para participar da conferência no Rio de Janeiro. Acesse a página de divulgação para ver o logo vencedor.

W3C Brasil transmite ao vivo na web Workshop de Ontologias

13 de julho de 2011

W3C Brasil transmite ao vivo na web Workshop de Ontologias O I Workshop de Introdução à Engenharia de Ontologias e Web Semântica que o W3C Brasil realiza em Brasília-DF no próximo 13/julho/2011 será também transmitido ao vivo pela web. O link para a transmissão mms://200.160.1.20/w3c-workshop-intro-ontologias estará funcional na manhã do dia 13/07. Para assistir a transmissão é necessário software com suporte a MMS previamente instalado. Pode-se também obter informações pelo twitter http://twitter.com/#!/w3cbrasil. O conteúdo do workshop foi elaborado pelo Prof. Giancarlo Guizzardi do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) da Universidade Federal do Espírito Santo. <http://nemo.inf.ufes.br/pt-br> . A iniciativa é do W3C Brasil, do CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil e da SLTI-MPOG Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e conta com o apoio da ENAP - Escola Nacional de Administração Pública e a parceria do NEMO-UFES. Veja a programação completa.

Chamada de Trabalhos para a 3a Conferencia Web W3C Brasil

11 de julho de 2011

Chamada de Trabalhos para a 3a Conferencia Web W3C Brasil Aberta a temporada de Chamada de Trabalhos para a 3a. Conferência Web W3C Brasil. Nesse anos de 2011 a conferência acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro. Trabalhos, Casos de uso e Tutoriais podem ser inscritos até o dia 09/09/2011 para serem submetidos à avaliação do Comitê de Programa. O endereço para envio dos trabalhos é http://www.easychair.org/conferences/?conf=webw3c2011. Orientações sobre como proceder podem ser obtidas na página da conferência http://conferenciaweb.w3c.br/chamada-de-trabalhos.

W3C Brasil assina Protocolo de Intenções de Projeto Dados Abertos com Governo do Estado do RS

01 de julho de 2011

W3C Brasil assina Protocolo de Intenções de Projeto Dados Abertos com Governo do Estado do RS Participando da 12a. edição do Fórum Internacional de Software Livre - FISL em Porto Alegre, RS, o W3C Brasil assina protocolo de intenções com representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para publicação de Dados Abertos. O protocolo será firmado entre o CGI.br/W3C.br, a PROCERGS, a Casa Civil, a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Dentre outras atividades, o W3C Brasil lançará também no FISL o Manual de Dados Abertos: Governo, publicado em parceria com a comunidade Transparência Hacker. Três outras atividades têm a participação do W3C: palestra sobre HTML5 e Acessibilidade e um painel sobre Dados Abertos. Veja a lista completa da atividades do W3C Brasil nas trilhas de programação do FISL.

W3C Brasil promove Workshop de Ontologias

27 de junho de 2011

W3C Brasil promove Workshop de Ontologias Parte integrante das atividades do Grupo de Trabalho de Ontologias, o W3C Brasil promove o I Workshop de Introdução à Engenharia de Ontologias e Web Semântica em Brasília-DF no próximo mês de julho. A participação no workshop é gratuita, mediante inscrição prévia através do formulário <http://migre.me/52YS4>. O conteúdo do é elaborado pelo Prof. Giancarlo Guizzardi do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) <http://nemo.inf.ufes.br/pt-br>. A iniciativa é do W3C Brasil, do CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil e da SLTI-MPOG Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e conta com o apoio da ENAP - Escola Nacional de Adminsitração Pública e a parceria do NEMO-UFES. Veja a programação completa.

W3C inicia Grupo de Trabalho em Dados Abertos Governamentais

6 de maio de 2011

W3C inicia Grupo de Trabalho em Dados Abertos Governamentais O Consórcio W3C internacional iniciou hoje novo Grupo de Trabalho em Dados Abertos Governamentais com a missão de prover padrões e contribuir com informações para que governos ao redor do mundo publiquem seus dados de modo eficaz e utilizando tecnologia de Web Semântica e Dados Linkados (veja o plano completo). Também hoje o W3C renovou o Grupo de Interesse em eGov, um fórum para a construção e fortalecimento da comunidade que utiliza ou promove o uso das tecnologias Web para melhor acesso ao Governo. Esse grupo identifica e debate as áreas essenciais da tecnologia e as questões políticas relacionadas, veja o plano completo do Grupo de Interesse em eGov e saiba mais sobre eGovernment no W3C.

Última Chamada: W3C convida para revisão ampla do HTML5 e outras 5 especificações

25 de maio de 2011

Última Chamada HTML5 O W3C publicou hoje a chamada para ampla revisão do HTML5 e outras cinco especificações relacionadas que constituem a base da Plataforma Aberta da Web do W3C. O HTML5, no cerne desta plataforma, oferece ferramentas poderosas para o desenvolvimento de aplicações Web que podem ser executadas em qualquer dispositivo. Ao anunciar a última chamada (Last Call), o Grupo de Trabalho HTML incentiva para que todos comentem sobre em que medida confiam de que os requisitos técnicos tenham sido atendidos e de que dependências significativas com outros grupos de trabalho, internos ou externos ao W3C, tenham sido satisfeitas. Comentários são bem-vindos até 3 de agosto. Veja as instruções para feedback na seção status de cada um dos documentos publicados:

O Grupo de Trabalho HTML publicou também hoje três outros documentos (mas ainda não em Last Call): HTML: Referência da linguagem de marcação, Diferenças entre HTML5 e HTML4, HTML Guia de implementação de APIs para plataforma de acessibilidade.
Leia o press release e o FAQ do Last Call HTML5 para informar-se mais sobre HTML.

W3C Brasil inicia nova turma de Curso HTML5 e CSS3

23 de maio de 2011

W3C Brasil inicia nova turma de Curso HTML5 e CSS3 O W3C Escritório Brasil, iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br, ofertará curso sobre HTML5 e CSS3. A próxima turma acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio, seguindo a estratégia de difundir e debater as novidades da nova versão das linguagens HTML e CSS. O programa do curso abrange as principais novidades das novas versões das linguagens até o momento, priorizando a apresentação e o debate semântico dos novos elementos. Todo o conteúdo do curso, inclusive a apostila de HTML5 e apostila de CSS3, pode ser livremente acessado e utilizado.

W3C Brasil inicia estudos sobre Certificação Profissional em Padrões Web

17 de maio de 2011

W3C Brasil inicia estudos sobre Certificação Profissional em Padrões Web O escritório brasileiro do W3C iniciou grupo de trabalho, com a participação de filiados brasileiros ao consórcio e parceiros, com o objetivo de estudar e levantar hipóteses para implantar processo de certificação profissional em padrões web. A iniciativa, além de analisar limites e possibilidades para esse processo, visa atender demanda dos profissionais do mercado brasileiro que há tempos buscam maneiras de certificar-se nos diversos padrões do W3C. Ainda que os estudos sejam iniciais e que não haja previsão de sua consecução, os interessados em opinar, acompanhar notícias a respeito ou mesmo indicar interesse em candidatar-se a exames para obtenção de certificação podem cadastrar-se no formulário web constante no endereço http://migre.me/4yPeG.

Finalistas apresentam propostas finais para Logo WWW2013 - Rio

5 de maio de 2011

Finalistas apresentam propostas finais para Logo WWW2013 - Rio Atendendo pedido da Comissão Julgadora do Concurso para a Logo Oficial da WWW2013 - Rio os finalistas concorrentes Alan Pablo Montenegro, Max da Pieve, Robson de Oliveira Pinto e Wesley Jefferson de Faria apresentaram as adaptações em suas propostas com o grafismo oficial da conferência, inclusive na versão P&B. Com as adaptações enviadas pelos concorrentes a Comissão Julgadora escolherá e anunciará em breve a Logo Oficial e o concorrente vencedor. As logos finalistas com suas adaptações pode ser vistas na página de divulgação.

Finalistas do Concurso Logo Conferência WWW2013 - Rio

25 de abril de 2011

Finalistas do Concurso Logo Conferência WWW2013 - Rio A Comissão Julgadora do Concurso para a Logo Oficial da WWW2013 - Rio escolheu cinco propostas de logo como finalistas. As cinco propostas finalistas podem ser vistas na página de divulgação. A Comissão Julgadora entrará em contato com os concorrentes Alan Pablo Montenegro, Max da Pieve, Robson de Oliveira Pinto e Wesley Jefferson de Faria para que apresentem adaptações em suas propostas. Os quatro concorrentes (um deles teve duas de suas propostas selecionadas) deverão agora apresentar suas propostas com o grafismo oficial da conferência, inclusive na versão P&B. Com as adaptações enviadas pelos concorrentes a Comissão Julgadora escolherá finalmente a Logo Oficial, anunciando o concorrente vencedor.

Concurso Logo Oficial para a Conferência WWW2013 - Rio

4 de abril de 2011

Concurso Logo Oficial para a Conferência WWW2013 O prazo de inscrição para o Concurso Logo Oficial da WWW2013 termina essa semana, quinta-feira dia 7 de abril.
Todos os concorrentes com suas propostas de logo estão publicados na página http://www.w3c.br/ConcursoLogo2013/LogosConcorrentes, que pode ser consultada.
As condições para participação e concorrer à inscrição podem ser consultadas no edital do concurso.

Cresce muito o número de linked data publicado

31 de março

O workshop sobre Linked Data na Web foi um dos destaques da WWW2011. Desde 2008, o workshop trata da publicação e consumo de dados linkados, principalmente aqueles relacionados com a "web das coisas". Os organizadores divulgaram um crescimento significativo no volume de dados publicados em RDF por tipo de domínio. Segundo Chris Bizer (Freie Universität Berlin), o número de RDFs publicados mais do que triplicou em 2010, comparando com 2009, em aplicações em diferentes setores da sociedade. Os números, baseados no catálogo de data sets CKAN, refletem que cada vez mais a web será semântica, fortemente conectada e referenciada, ligando coisas, mais do que documentos.

W3C Brasil publica primeiro vídeo em HTML5 e TTML1.0

30 de março de 2011

W3C Brasil publica primeiro vídeo em HTML5 e TTML1.0 Importante vídeo sobre acessibilidade na Web agora está disponível também em HTML5 e TTML 1.0

O W3C Brasil, em parceria com Acesso Digital, um grupo de pesquisa em acessibilidade, usabilidade e padrões Web, disponibiliza uma nova versão do vídeo "Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?", utilizando agora o padrão HTML5 e com legendas em inglês, espanhol e português no padrão TTML 1.0 (Timed Text Markup Language).

O vídeo demonstra a importância que a utilização do HTML5 e TTML 1.0, aliada ao uso dos padrões de acessibilidade para a Web, tem na construção de uma plataforma realmente aberta. O objetivo é garantir que, em sua evolução, a Web mantenha-se sempre aberta, interoperável, colaborativa e livre, fiel às suas características originais.

Web for All (W4A) trata de acessibilidade na WWW2011

29 de março de 2011

A oitava edição do evento W4A nos dois primeiros dias da WWW2011, na Índia, apresentou trabalhos voltados a acessibilidade na web. O tema foi "Crowdsourcing the Cloud: An Inclusive Web by All and For All?"

Manish Gupta, Diretor de pesquisas da IBM Índia abriu com um projeto de acesso a web via telefonia convencional que possibilita que milhares de pessoas acessem e publiquem informações em um portal web de voz. Indicado para aqueles que estariam excluídos da web tradicional via computador / teclado.

Apresentações que se destacaram: Emmanuelle Gutiérrez, da Sidar Foundation, falou sobre o upgrade do Hera-FFX, uma extensão do validador de acessibilidade Hera para Firefox, com as recomendações do WCAG 2.0 e Silvia Mirri, da Universidade de Bologna, Itália, apresentou os resultados de um trabalho no qual foram desenvolvidos scripts para tornar as grandes redes sociais (como Twitter, Facebook, Linkedin, etc) acessíveis.

Iniciou hoje em Hyderabad a 20a Conferência WWW

28 de março de 2011

20a Conferência WWW De hoje, 28 de março, até 01 de abril em Hyderabad, Índia, acontece a 20a. Conferência WWW Internacional. Há 20 anos que a Web vem revolucionando o modo como nos comunicamos, trabalhamos e vivemos. 24 horas por dia, sete dias na semana compartilhamos conhecimento e rompemos fronteiras na era da informação e da economia digital. Mas a Web ainda é um benefício para uma parcela pequena da população humana. A Conferência WWW de 2011 com o tema "A Web para Todos" e sendo organizada na Índia, um país em desenvolvimento que reúne tradição da história humana e inovação tecnológica, busca debater com pesquisadores de todo o mundo a necessidade de ampliar os horizontes da Web, tornando-a mais inclusiva e abrangente, alcançando todas as dimensões da vida.

Novo prazo para envio de propostas para o logo oficial da WWW 2013

18-03-2011

Novo prazo para envio de propostas para o logo oficial da WWW 2013 O W3C Brasil prorroga para o dia 7 de abril o prazo para envio de propostas para o Concurso Logo Oficial da WWW2013. Essa nova data atende a pedidos para possibilitar maior participação da comunidade de desenvolvedores e designers.
Até o momento, já foram recebidas 38 propostas. Com base no item 3.10 do edital do concurso, a Comissão Julgadora decidiu dar ampla transparência ao processo de seleção do melhor logo e publicar todas as propostas recebidas na página web do concurso.

W3C Brasil lança seu novo site

17 de março de 2011

W3C Brasil lança seu novo site O escritório brasileiro do W3C (W3C.br) lançou hoje seu novo site. Além de adequar o leiaute ao modelo adotado pelo W3C internacional, a plataforma do novo ambiente dará ao escritório maior agilidade na publicação de informações, buscando promover a necessária interação com a comunidade brasileira de desenvolvimento web, cada vez mais opinativa e atuante na evolução da Plataforma Aberta da Web.

Escritório W3C Brasil lança concurso para escolha do logo oficial da Conferência WWW2013

21 de fevereiro de 2011

concurso logo oficial da Conferência WWW2013 O escritório brasileiro do W3C (W3C.br) anuncia o “Concurso Logo Oficial - Conferência WWW2013”. A produção selecionada será utilizada em todos os materiais que identifiquem o evento, inédito no País, que ocorrerá no Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2013.
A Conferência WWW, inédita no Brasil, é o fórum global mais importante para discussão e debate sobre a evolução da Web, os seus avanços científicos e tecnológicos, a padronização de suas tecnologias, e o seu impacto na sociedade e cultura. O edital e o Cadastro de Participação no Concurso estão disponíveis no sítio do Escritório W3C Brasil – http://www.w3c.br/logowww2013/. As inscrições são gratuitas e as propostas devem ser encaminhadas para o e-mail concursow3c@nic.br até o dia 21 de março.

W3C confirma Last Call do HTML5 para maio de 2011 e padrão completo para 2014

14 de fevereiro de 2011

Last Call do HTML5 O W3C referendou os estatutos do Grupo de Trabalho HTML com objetivos claros para o HTML5, a pedra angular do Plataforma Web Aberta do W3C para o desenvolvimento de aplicações. Em maio de 2011, o Grupo de Trabalho vai avançar para o "Last Call" do HTML5, que é um convite para comunidades dentro e fora do W3C para confirmar a adequação técnica das especificações. A seguir, o grupo mudará o foco para reunir ao resultados de testes de implementação. O W3C está desenvolvendo uma suíte de testes abrangentes para alcançar a interoperabilidade ampla para a especificação completa em 2014, a data prevista para a Recomendação. "Mesmo que a inovação siga seu curso, avançar o HTML5 para Recomendação fornecerá a todo o ecossistema da Web um padrão estável, testado e interoperável", disse Jeff Jaffe, diretor executivo do W3C. "A decisão de agendar o Last Call do HTML5 para maio de 2011 foi um passo importante no balizamento das expectativas da indústria. Hoje nós demos o próximo passo ao anunciar 2014 como o objetivo para se tornar Recomendação".

W3C anuncia Logo HTML5

18 de janeiro de 2011

W3C anuncia Logo HTML5 O W3C anunciou hoje o logo HTML5, uma identidade visual para a plataforma web aberta. O W3C incentiva os desenvolvedores a usar o HTML5 e convida a fornecerem feedback ao Grupo de Trabalho de HTML, como parte do processo de padronização. Agora há logos para aqueles que já utilizam algo do HTML5 em seus sites e para quem deseja dizer ao mundo que está usando HTML5, CSS3, SVG, WOFF, e outras tecnologias para criar aplicativos da Web moderna. A home page do logo HTML5 inclui um construtor de selo identificador (gerando o código para exibir os logos correspondentes), uma galeria de sites que utilizam o logotipo, links para a compra de camisetas do HTML5, instruções para obter adesivos, e muito mais. O logotipo está publicado em "Creative Commons 3.0" permitindo a adoção e uso por designers de acordo com suas necessidades e criação. Veja também a página com FAQ e aprenda mais sobre HTML5. Mostre como você usa o Logo HTML5 pelo twitter #html5logo .

teste