Notícia

Abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, organizado pelo Ceweb.br, NIC.br e CGI.br em parceria com o W3C Brasil. Se você tem um projeto web acessível, um website ou um sistema que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, ou desenvolveu um aplicativo ou tecnologia assistiva que possibilita que pessoas com deficiência consigam acessar a Web, inscreva seu projeto. O Todos@web é mais do que uma premiação: É o reconhecimento pelo esforço e trabalho de tornar a Web mais acessível para todos. Participe! As inscrições estão abertas!

Maiores informações estão disponíveis no site http://premio.ceweb.br/

Página toda escura

Dando continuidade a ação iniciada em 2009, durante todo o dia 3 de dezembro, a página inicial do W3C Brasil vai ficar toda escura, simulando a navegação via teclado, como uma pessoa utilizando um software leitor de tela navegaria, link por link, por uma página com um leitor de tela utilizando a tecla TAB.

Esta experiência é apenas uma simulação aproximada da navegação de uma pessoa com deficiência, já que sua navegação vai muito além do uso da tecla TAB. O objetivo desta ação é mostrar que com um website bem estruturado, certas limitações não impedem a navegação do usuário.

As páginas foram criadas fazendo apenas poucas modificações no arquivo (X)HTML e com alguns parâmetros de CSS.

Para navegar pelas páginas com mouse desabilitado, utilize a tecla TAB para navegar pelos links (SHIFT+TAB para ir para o link anterior) e a tecla ENTER para ativá-los. Alguns navegadores podem ter configurações diferentes para navegação via teclado. Em caso de dúvida, consulte a ajuda do fabricante do seu navegador. Dúvidas ou sugestões sobre esta ação do W3C podem ser encaminhadas para acessibilidade@nic.br

Para saber mais sobre os recursos e documentação sobre acessibilidade na Web, acesse os links abaixo